Não apenas pele rachada, mas calosidades costumam ser uma queixa de muitas pessoas por serem consideradas de aparência perturbadora. Embora não seja perigoso, você não deve subestimar essa condição. Faça algum tratamento com remédio para calosidades.
Como tratar calosidades em casa
Calosidades indicam espessamento da pele. Calos podem ocorrer nas mãos, cotovelos, joelhos, mas geralmente afetam as solas dos pés. Essa condição ocorre devido à fricção e pressão excessivas ou irritação da pele na planta dos pés.
Além de dar uma sensação de espessamento ao toque, os calosidades também tornam a cor da pele um amarelo pálido. Essa condição não só faz com que os pés se sintam desconfortáveis ao esfregar contra o calçado ou o chão, às vezes também ocorre dor.
Como essa doença de pele é causada pelo espessamento da pele, a solução é raspar a superfície da pele espessada. Felizmente, você mesmo pode fazer essa etapa em casa.
Comece mergulhando o pé ou a mão afetada em água morna. Este método pode ajudar a remover calosidades nos pés, suavizando o acúmulo de pele, tornando-a mais fácil de limpar.
Também prepare ferramentas esfregando como pedra-pomes ou escova. Em seguida, mergulhe os pés por 10 minutos na solução. Em seguida, esfregue a planta dos pés com uma ferramenta umedecida em água para que a pele acumulada seja liberada.
Depois de esfregar, enxágue os pés com água limpa e seque com uma toalha macia. Aplique hidratante para deixar a pele macia.
Vários benefícios dos produtos hidratantes (hidratantes) para a pele
Você também pode usar arquivos de pé. Pé mosca é uma ferramenta especial para ajudar a esfoliar as células mortas da pele acumuladas.
Em forma de pente escova de ventilação brushless, mas equipado com metal e borracha ou punhos de borracha. Você pode usar essa ferramenta como esfregar uma pedra-pomes.
No entanto, antes disso, você precisa mergulhar os pés em água morna. Use após o banho, enxágue abundantemente e aplique com um hidratante para que a pele não seque e permaneça lisa.
Remédios e tratamento médico para tratar calosidades
Se após o tratamento os calosidades da pele não apresentarem alterações e, em vez disso, causar desconforto, o médico prescreverá algum medicamento ou realizará outros procedimentos que podem ajudar a remover os calosidades. Aqui estão as várias opções.
Medicamento de ácido salicílico
Cremes ou loções que contêm ácido salicílico são um dos medicamentos mais comuns usados para tratar calosidades. Às vezes, a medicação com ácido salicílico também é administrada na forma de emplastro.
O ácido salicílico é um medicamento queratolítico usado para tratar problemas que tornam a pele espessa, descamativa e seca.
Este medicamento atua suavizando a queratina, uma proteína que constitui a maior parte da estrutura da pele. Usar este medicamento pode ajudar a soltar a pele escamosa para que seja mais fácil de remover.
A dosagem será ajustada de acordo com o seu estado de pele. Para ter certeza, você deve usar o medicamento de acordo com o que foi recomendado pelo médico.
Droga antibiótica
Às vezes, se os calosidades estiverem infectados, o médico prescreverá antibióticos para matar ou inibir o crescimento de bactérias. O tipo de medicamento administrado pode variar, dependendo de sua condição.
Ao fazer tratamento com antibióticos, lembre-se de tomar o medicamento na hora marcada. Não deixe de tomar ou interromper a medicação sem consultar o seu médico.
5 fatos sobre antibióticos que você precisa saber
Operação
A cirurgia só será realizada se você tiver deformidades nos pés e nos dedos dos pés que façam com que os calosidades voltem a crescer, ou se os calosidades doerem tanto que você tenha dificuldade para andar.
A cirurgia é o último procedimento a ser feito após o fracasso de outros tratamentos.
Normalmente, esse procedimento envolve a remoção ou reparo da estrutura do tecido ósseo. Embora eficaz, esse procedimento não garante totalmente que os calosidades não reapareçam.
Remédios naturais para tratar calosidades
Existem vários ingredientes naturais que podem ser usados para ajudar a tratar calosidades. No entanto, lembre-se de que os remédios naturais não funcionam necessariamente de maneira eficaz para todos.
Você deve se certificar de que não tem uma reação alérgica a um ingrediente específico antes de decidir usá-lo. Esses ingredientes naturais incluem:
Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio ou o bicarbonato de sódio costumam ser usados como remédios naturais para vários problemas de pele, um dos quais são calosidades nas solas dos pés. O método é bastante simples, nomeadamente fazer uma pasta de bicarbonato de sódio e aplicá-la nos pés.
Misture 2 colheres de sopa de água com bicarbonato de sódio em uma tigela. Em seguida, misture bem até formar uma pasta. Adicione algumas gotas de suco de limão e misture novamente até ficar homogêneo.
Limpe os pés primeiro e seque-os. Aplique a pasta na planta dos pés, cobrindo-os com uma meia ou atadura de gaze para que a pasta não contamine os objetos circundantes. Faça este tratamento para os pés calejados todas as noites regularmente e limpe-o no dia seguinte.
Sal de Epsom
Também chamado de sulfato de magnésio, o sal de Epsom é feito de um composto químico que contém magnésio, enxofre e oxigênio. Este sal tem a função de esfoliante natural que pode ajudar a esfoliar as células da pele.
Para usar este ingrediente como remédio para calosidades, você só precisa misturar 2 a 3 colheres de sopa de sal em uma tigela com água. Em seguida, mergulhe os pés e as mãos afetados por calosidades na solução.
Óleo da árvore do chá
Este óleo essencial contém componentes naturais antifúngicos, antibacterianos e anti-sépticos. Ao misturá-lo em uma bacia com água, a pele que antes era áspera fica mais macia.
Lembre-se de não molhar as mãos ou os pés por mais de 15 minutos. Porque, o conteúdo do óleo da árvore do chá (óleo da árvore do chá) é muito forte e pode danificar a camada da pele se exposta por muito tempo.
Para ser mais eficaz, preste atenção a essas coisas
Para que o processo de cicatrização seja mais rápido e os calosidades não voltem a ocorrer, siga algumas das dicas recomendadas por Nada Elbuluk, MD, FAAD, professora assistente de dermatologia no NYU Langone Medical Center abaixo.
- Não seja muito duro ao esfregar a pele espessa. Isso pode fazer com que a pele fique fina e sujeita a lesões, sangramento e infecções.
- Sempre aplique hidratante após o tratamento para que a pele não seque.
- Use meias ou protetores nos sapatos para reduzir a pressão nos pés e causar calosidades.
- Use o tamanho certo e sapatos apropriados para a atividade. Isso é feito para evitar atrito nos pés.