Sentir-se com preguiça, ou o que agora é mais conhecido como "mago" ou preguiça de se mover, é um problema que muitas pessoas sentem.
Mesmo sendo trivial, a preguiça pode atrapalhar as atividades que você faz e fazer você se acostumar com a preguiça se não tentar combatê-la. Normalmente, a preguiça surge porque não há motivação que possa fazer alguém se mover ou fazer algo.
No entanto, pesquisadores afirmam que essa falta de motivação é mais influenciada por fatores biológicos, não apenas por atitudes e hábitos.
Por que a preguiça aparece em nossos cérebros?
De acordo com informações obtidas por meio do Live Science, os pesquisadores realizaram um scan com Imagem de ressonância magnética (Ressonância magnética) para examinar a motivação e a preguiça.
Resultados Varredura mostraram que quando as pessoas decidem fazer algo, o córtex pré-motor em seu cérebro tende a disparar pouco antes de outros pontos do cérebro que controlam o movimento se tornarem ativos.
Mas em pessoas preguiçosas, esse córtex pré-motor não liga porque a conexão foi perdida. Os pesquisadores suspeitam que as conexões cerebrais que ligam a "decisão de fazer algo" à ação real são menos eficazes em pessoas preguiçosas.
Como resultado, seus cérebros têm que fazer um esforço ainda mais difícil para transformar as decisões que o cérebro toma em ações concretas.
Estudos publicados em periódicos Córtex cerebral em 2012, descobriram que os níveis de dopamina no cérebro também podem ter um impacto na motivação de uma pessoa para fazer algo.
Os níveis de dopamina terão diferentes efeitos em diferentes áreas do cérebro. Os pesquisadores descobriram que os trabalhadores árduos tinham mais dopamina em duas áreas do cérebro que desempenham papéis importantes na recompensa e na motivação; mas têm baixos níveis de dopamina na ínsula anterior ou áreas associadas com diminuição da motivação e percepção.
Dicas para combater a preguiça
A preguiça certamente não deveria ser permitida, porque quanto mais preguiçoso você for, mais atividades você perderá. A preguiça também pode diminuir sua produtividade. Portanto, aqui estão algumas dicas para combater a preguiça:
1. Lembre-se do seu “porquê”
A preguiça geralmente é causada pela falta de motivação para fazer algo. Perder o "porquê" ou o motivo pelo qual você faz algo pode fazer você perder o rumo.
Então, se você começar a ficar com preguiça, tente se perguntar "por que" ou "por quê". Por exemplo, "Por que tenho que terminar as tarefas da escola ou da faculdade imediatamente?", "Por que tenho que terminar minha tese o mais rápido possível?", "Por que tenho que estudar isso?", "Por que escolhi este local como meu local de trabalho? ", e outros.
2. Pergunte o que está errado
Às vezes, a preguiça surge quando você sente que não está fazendo algo que ama. Se estiver com preguiça, tente se perguntar: "É isso que eu quero?" ou “O que eu realmente quero fazer?”
Experimente perguntar a si mesmo o que está faltando e escute seu coração.
3. “O que devo fazer?”
Se você já sabe o que deu errado e qual é o seu “porquê”, você deve saber o que fazer agora. Faça! Se você já sabe qual é o seu "porquê", faça-o com confiança e paixão. Se você já sabe o que deu errado, corrija.
As pequenas mudanças que você fizer abrirão outros caminhos que podem levá-lo a mudanças positivas na vida; incluindo mudanças como arrumar o ambiente, seguir uma dieta saudável e praticar exercícios, que muitas vezes podem aumentar seu entusiasmo pelas atividades.
Portanto, prepare-se e faça a mudança, pois um futuro brilhante o aguarda.