Atualmente, ainda existem muitas pessoas que não conseguem distinguir entre um psicólogo e um psiquiatra. A razão é que eles presumem que psicólogos e psiquiatras são os mesmos dois tipos de trabalho, porque ambos envolvem problemas psicológicos. Não raro, é isso que faz com que muitas pessoas confundam psicólogos e psiquiatras quando desejam consultar seus problemas de saúde mental.
Qual é a diferença entre um psicólogo e um psiquiatra?
Psicólogos e psiquiatras têm a tarefa de ajudar pessoas com transtornos mentais. Mas, na verdade, essas duas profissões têm diferenças! Confira a explicação completa no artigo a seguir.
O que é um psiquiatra?
A psiquiatria é na verdade uma especialidade da medicina. Portanto, as pessoas que desejam se tornar psiquiatras devem primeiro ir para a faculdade de medicina S1. Depois de terminar a escola e ganhar um diploma de clínico geral, o psiquiatra continuará a se submeter a quatro anos de treinamento de residência especializada em psiquiatria.
Como psiquiatra, o psiquiatra sabe tudo sobre o diagnóstico e o tratamento que pode ser feito para as condições psicológicas de qualquer paciente que tendem a ser complicadas, como transtorno bipolar e esquizofrenia. Após passar o período de residência, posteriormente o psiquiatra terá o título de médico e Sp.KJ (Especialista em Saúde Psiquiátrica)
Nos países desenvolvidos, os psiquiatras são, legal e clinicamente, o principal profissional responsável pelo cuidado geral da saúde mental dos pacientes. É por isso que os psiquiatras são os responsáveis pelo diagnóstico dos transtornos mentais do paciente e pela determinação do tratamento a ser realizado, pois sua especialidade se concentra nos desequilíbrios químicos do cérebro humano. Portanto, o psiquiatra pode prescrever e tratar medicamentos (farmacoterapia), terapia de estimulação cerebral, exames físicos e laboratoriais de acordo com as necessidades dos pacientes.
O que é um psicólogo?
Os psicólogos não vão para a faculdade de medicina, mas recebem educação da psicologia. Para se tornar um psicólogo, é necessário primeiro concluir a graduação na faculdade de psicologia. Depois disso, eles só podem continuar seu programa profissional para aprender como se tornar psicólogo.
O trabalho psicológico mais próximo dos psiquiatras é a psicologia clínica que lida com casos psiquiátricos, diagnostica os sintomas psicológicos dos pacientes e realiza a psicoterapia como forma de tratamento.
Por isso, os psicólogos têm competência para realizar uma série de testes psicológicos que mais tarde serão interpretados como respostas a problemas vivenciados pelos pacientes, por exemplo; Teste de QI, interesse por talento, teste de personalidade e assim por diante. Um psicólogo não pode prescrever medicamentos, mas se concentra na terapia psicossocial para o comportamento, pensamentos e emoções do paciente.
Psicólogos e psiquiatras trabalham juntos para fornecer a melhor terapia
Com base na explicação acima, basicamente psicólogos e psiquiatras estudam psicologia e todas as coisas relacionadas ao desenvolvimento humano, como o funcionamento do cérebro, emoções, sentimentos e pensamentos. Além disso, essas duas profissões também têm a mesma concentração de prática, na forma de esforços para tratar, prevenir, diagnosticar e fornecer terapia.
Psicólogos e psiquiatras trabalham juntos para se coordenar e fornecer a melhor terapia para os pacientes. Os psicólogos costumam tratar os pacientes semanalmente para aconselhamento psicossocial.
Semelhante aos psicólogos, os psiquiatras também tratam os pacientes semanalmente ou mensalmente para psicoterapia ou psicofarmacologia. Isso depende do caso ou problema enfrentado por cada paciente e das necessidades clínicas do paciente.
Onde você deve ir para uma consulta se tiver problemas de saúde mental?
Se você reclamar de problemas ou transtornos mentais, seja devido à depressão ou transtornos de ansiedade, você deve primeiro consultar um clínico geral. Em seguida, ele fará um diagnóstico inicial da condição necessária para ajudar a identificar quaisquer problemas de saúde mental que você esteja enfrentando.
Além disso, o clínico geral recomendará um psiquiatra ou psicólogo adequado para você, com base na situação específica e no tipo de tratamento de que você pode precisar. Você não deve ter vergonha de procurar ajuda. Assim como a saúde física, a saúde mental é uma parte importante da sua vida para ter uma vida feliz.