Os lábios bordados são preferidos por muitas mulheres para embelezar a aparência de seus lábios. No entanto, o bordado labial não pode ser feito em qualquer lugar e deve ser feito por um especialista. O que você precisa saber antes de fazer um bordado labial? Aqui está a revisão.
O que é bordado labial?
Bordado labial é um procedimento cosmético para inserir pigmento colorido nos lábios com uma pequena agulha de tatuagem. Como resultado, a cor dos lábios sempre será vermelho vivo o tempo todo, sem a necessidade de polir novamente o batom. Bordado labial também é conhecido popularmente como tatuagem labial.
Esse procedimento pode ser feito na parte interna ou externa dos lábios. Normalmente, os resultados do bordado labial podem durar um bom tempo antes de desaparecerem e o procedimento precisa ser repetido novamente.
O que acontece durante o bordado labial?
Antes de começar, seus lábios serão anestesiados primeiro, para que você não sinta nenhuma dor. No entanto, a administração da anestesia geralmente depende de quem está realizando o procedimento. Existem bordadores labiais que usam anestesia, outros não.
Depois disso, o médico irá inserir agulhas finas cheias de pigmento colorido em seus lábios em diferentes pontos. Reportando a página da The Society of Permanent Cosmetic Professionals, o processo de bordado labial pode levar cerca de 2 a 3 horas. Em seguida, seu lábio geralmente será coberto com uma bandagem esterilizada para prevenir infecções.
Os lábios ficarão inchados e doloridos alguns dias após o bordado. Mas esse efeito vai diminuir nas próximas duas semanas, e seus lábios vão voltar à sua aparência original. A diferença é que a cor dos lábios agora está mais e mais brilhante do que antes.
O que fazer antes e depois do bordado labial?
Antes de bordar os lábios, certifique-se de saber qual parte dos lábios deseja tatuar, seja por dentro ou por fora. Pergunte mais a seu médico qual é a diferença em injetar as duas áreas.
Antes do procedimento também não é aconselhável escovar os dentes ou beber qualquer coisa além de água. Verifique também se você está realmente em forma e saudável, sem febre ou qualquer tipo de doença.
Depois de bordados os lábios, é melhor lembrar e seguir todas as dicas de cuidados que seu médico lhe deu. Por exemplo, como limpar a área dos lábios e manter a ferida seca. Siga sempre as instruções fornecidas para que os resultados da tatuagem labial possam ser maximizados.
Durante o período de recuperação, os bordadores labiais geralmente pedem que você limpe o interior da boca com enxaguatório bucal.
Quanto tempo pode durar o bordado labial?
Quanto tempo dura a cor da tatuagem do lábio, na verdade, varia. Mas, claramente, esse procedimento não é permanente. A cor injetada irá desaparecer lentamente conforme a pele do lábio continua a se regenerar.
Mas normalmente, o interior dos lábios desbota mais rápido do que o exterior. A razão é que essa parte está sempre em contato com a saliva, a comida e a bebida. Quando a cor começar a desbotar, você pode voltar ao local do praticante para retocar.
Efeitos colaterais do bordado labial
Embora possa deixar a cor dos lábios mais bonita, esse procedimento pode trazer vários efeitos colaterais, como:
Inchado
As agulhas inseridas durante o procedimento irão criar pequenos cortes invisíveis nos lábios que os fazem inchar. Esta é uma reação natural à lesão.
Normalmente, o inchaço diminui em alguns dias. Você pode comprimir os lábios com cubos de gelo enrolados em uma toalha limpa para ajudar a desinflar o inchaço.
Infecção
A infecção é um dos efeitos colaterais das tatuagens labiais se o equipamento utilizado não for estéril. A infecção também pode ocorrer após o procedimento se você não seguir as instruções do seu médico ou bordador labial. Por exemplo, você é solicitado a enxaguar a boca com freqüência, mas não o faz.
Normalmente, as tatuagens labiais no interior são mais propensas a infecções porque a área é muito úmida. Além disso, a presença de bactérias na boca também torna os lábios tatuados vulneráveis a infecções.
Para evitar infecções, obedeça às orientações do bordador e siga as normas.
Tecido cicatricial aparece
O tecido cicatricial pode aparecer quando os lábios bordados não cicatrizam como deveriam. As reações alérgicas e infecções após o procedimento podem desencadear cicatrizes nos lábios.
Alergia
Se você tem histórico de alergias cutâneas, o risco de ter uma reação alérgica após bordar os lábios é muito alto.
Portanto, antes de realizar o procedimento, consulte primeiro o seu bordador labial. Se após o procedimento você sentir uma reação alérgica, como coceira, erupção na pele e vermelhidão, consulte um médico imediatamente.
Anafilaxia
A anafilaxia é uma reação alérgica grave que pode ser fatal. Esta condição não é impossível após o procedimento de bordado labial se você for alérgico à tinta de cor usada.
A anafilaxia é geralmente caracterizada por inchaço de todo o rosto e falta de ar. Se isso acontecer, vá ao hospital mais próximo para primeiros socorros.
Doenças transmitidas pelo sangue
As agulhas de bordar que não são estéreis podem ser um intermediário para a propagação de várias doenças graves, como hepatite B, hepatite C e HIV, que é transmitido pelo sangue.
Portanto, certifique-se de fazer a tatuagem dos lábios em um local confiável e por um profissional oficialmente certificado.