Dor nas costas: conheça os sintomas, as causas e o tratamento

Dor ou dor nas costas é uma queixa bastante comum. Na verdade, pode-se dizer que pelo menos uma dor nas costas leve e temporária será sentida por todos uma vez na vida. Normalmente, a dor nas costas ocorre quando os músculos ficam tensos após um trabalho extenuante. No entanto, a dor nas costas mais intensa pode ser causada por uma condição mais séria, como desidratação, infecção do trato urinário ou doença renal. Venha, descubra mais sobre os sintomas, as causas e como tratá-los.

Sintomas e sinais de dor lombar

Dor nas costas ou dor no flanco é um tipo de problema do sistema músculo-esquelético. Essa condição causa dores que aparecem tanto à direita quanto à esquerda das costas, precisamente na região abaixo das costelas e acima da pelve.

As sensações de dor geralmente são piores em um lado da cintura. Algumas pessoas sentem mais dor nas costas à direita ou na cintura esquerda. A dor pode até se espalhar da frente do corpo até o fundo.

Este distúrbio do sistema de movimento tem alguns sinais e sintomas comuns aos quais você precisa prestar atenção, incluindo:

  • Sensação de calor na cintura.
  • Dor muscular e formigamento.
  • Dores e dores nas cãibras musculares que se irradiam para a área da perna.

A dor lombar pode ser dolorida e incômoda no início, ou pode ser aguda e aguda como uma cãibra. A dor que você sente vai e vem. Gradualmente, a dor pode dificultar os movimentos e a postura ereta.

Não apenas na área ao redor das costelas e da cintura, a dor também pode irradiar para os quadris e pernas. No entanto, outros sinais e sintomas mais específicos de dor lombar também podem aparecer de acordo com a causa subjacente.

Causas de dor na região da cintura

A causa mais comum de dor nas costas é a tensão muscular. Isso pode acontecer se a posição do seu corpo não estiver correta ou se você tiver o mau hábito de praticar a má postura.

No entanto, além dessas coisas, a dor lombar também pode ocorrer devido a certas causas médicas. Aqui estão alguns problemas de saúde que podem desencadear dores na região da cintura:

1. Lesão muscular

Se você fizer exercícios de alta intensidade ou outras atividades, como levantar objetos pesados, pode ocorrer dor nas costas. O motivo é que ambas as atividades têm o potencial de fazer os músculos do corpo serem puxados excessivamente, resultando em lesões musculares.

Além disso, os músculos da região da cintura podem ser traumatizados por atividades físicas, como acidentes de carro e quedas, portanto, os músculos pressionam a coluna e podem causar a quebra da almofada para os ossos da cintura.

2. Osteoartrite

Um tipo de artrite ou calcificação das articulações também pode causar dor nas costas. O motivo é que, quando você tem osteoartrite na região espinhal, a cartilagem fica danificada e irrita os nervos da coluna. Nesse caso, a dor na região da cintura pode ser inevitável.

Além da osteoartrite, vários outros tipos de artrite, incluindo a artrite reumatóide e a espondilite, também podem causar dor na região lombar.

3. Problemas renais

De acordo com a Keck Medicine of USC, a dor nas costas pode não ter nada a ver com a condição do seu sistema esquelético ou muscular. O motivo é que os dois rins, localizados nos lados direito e esquerdo da coluna, também podem causar dor.

Um dos problemas renais que podem surgir são as pedras nos rins, por exemplo, são dores que começam nas costas e também na cintura. Além disso, as infecções renais, que podem ocorrer como resultado de infecções do trato urinário que passam da bexiga para os rins, também podem causar dores nas costas.

4. Degeneração espinhal

Esta doença que ocorre na coluna vertebral humana geralmente ocorre quando os discos da região lombar (coluna) começam a quebrar devido ao esmagamento. Talvez você também o conheça pelo nome de ossos de "calagem".

Geralmente ocorre em idosos ou às vezes é causada pela obesidade, pois a calcificação dos ossos ocorrerá quando maior for a pressão nas articulações. Também é possível que as articulações se tornem mais frágeis e causem dores nas costas.

5. Síndrome do Intestino Irritado (IBS)

Síndrome do intestino irritável (SII) é um distúrbio do sistema digestivo que afeta o funcionamento do intestino grosso, tornando problemáticas as contrações musculares no intestino grosso.

Os gatilhos para essa doença incluem hábitos alimentares, dieta, infecções gastrointestinais e estresse. Geralmente, os sintomas da SII incluem inchaço, constipação, diarréia, dores de cabeça e dores nas costas à direita ou à esquerda.

6. Endometriose

Essa condição também pode ser uma causa de dor lombar em mulheres. A endometriose é uma condição anormal caracterizada pelo crescimento e espessamento do tecido do revestimento uterino fora do útero. O tecido da parede uterina que cresce fora do útero pode se estabelecer ao redor de outros órgãos reprodutivos e provocar inflamação e dor.

Os sintomas que você pode sentir da endometriose são dor abdominal inferior, dor na pelve, dor nas costas durante a menstruação, dor nos órgãos genitais, nas costas ou nas costas crônicas.

Fatores de risco para dor nas costas

Todos, desde crianças, adolescentes, adultos e idosos, é claro, já experimentaram dores lombares. Se você não tomar cuidado, há muitos fatores que podem aumentar o risco de dor lombar. Alguns exemplos são:

  • Fatores genéticos.
  • Hábito de fumar.
  • Ganho de peso.
  • O corpo não está em forma, porque raramente é exercitado.
  • O aumento da idade pode aumentar o potencial de dor lombar.
  • Uma profissão que exige que você faça atividades físicas extenuantes.

Tratamento e cuidados para dores nas costas

Se a dor nas costas atingiu, é claro que você deseja aliviá-la e superá-la imediatamente. Existem várias maneiras de tratar e aliviar a dor nas costas. Entre outros estão:

1. Uso de drogas

Existem várias opções de medicamentos para a dor que você pode tomar quando sentir dores na região da cintura. Esses medicamentos para a dor podem ser ajustados de acordo com os sintomas, as causas e há quanto tempo a dor nas costas está ocorrendo.

Normalmente, se essa condição já dura há muito tempo e não desaparece por conta própria, o médico prescreve analgésicos especiais, como ibuprofeno e naproxeno, que podem ajudar a aliviar a dor.

Além de analgésicos, o médico também pode prescrever relaxantes musculares, pomadas para alívio da dor, antidepressivos ou medicamentos mais fortes, como opioides. Embora alguns tipos de medicamentos possam ser obtidos sem receita nas farmácias, seria melhor se você os comprasse com uma receita de um médico.

Não se esqueça de ficar de olho nos efeitos colaterais do uso do medicamento. Como os antiinflamatórios que podem causar dores de estômago, erupções cutâneas e problemas renais. Da mesma forma, os relaxantes musculares podem causar sonolência e tontura.

2. Fisioterapia

Se sua dor nas costas é forte o suficiente e não pode ser aliviada apenas com medicamentos, você pode fazer fisioterapia para treinar a flexibilidade muscular na região da cintura, fortalecer os músculos das costas e abdominais e melhorar a postura.

Além disso, o terapeuta que o ajuda também irá ensiná-lo a encontrar uma posição ou movimento seguro caso a dor nas costas volte a ocorrer no futuro.

3. Uso de ingredientes naturais

Além dos medicamentos químicos, também existem ingredientes naturais que podem ajudar a aliviar a dor nas costas. Aqui estão os ingredientes naturais que podem ser usados ​​para reduzir a dor na região da cintura:

  • Capsaicina

No mundo médico, capsaicina pode ser usado como uma substância ativa que é usada para ajudar a tratar pequenas dores nos músculos ou nas articulações, como artrite, dores nas costas ou entorses. Este medicamento também pode ser usado como remédio para dores lombares e nervosas.

  • Ruivo

Acredita-se que o extrato de gengibre seja capaz de ajudar a superar dores nas articulações e músculos porque contém fitoquímicos. Fitoquímico é um composto que ajuda a interromper a inflamação, por isso pode ser usado como um remédio tradicional para a dor lombar.

4. Comprimir ou molhar com água morna

Se você não quiser tomar medicamentos, este método é poderoso o suficiente para tratar a dor lombar naturalmente. Na hora da compressão, pode-se usar água quente ou fria, e não se esqueça de dar uma pausa de pelo menos 20 minutos para que a pele descanse.

Enquanto isso, quando você toma um banho quente, os nervos e os músculos tensos relaxam, deixando você mais relaxado. Além disso, um banho quente também pode melhorar a circulação sanguínea e estimular a produção do hormônio dopamina para combater o estresse no corpo.

5. Perder peso

O excesso de peso pode, de fato, ser uma das causas das dores nas costas. Portanto, perder peso pode ajudá-lo a lidar com a dor lombar que ocorre com frequência.

Para que isso aconteça, você pode começar ajustando sua dieta. Procure adotar uma alimentação saudável. Além disso, não se esqueça de fazer exercícios regularmente, pelo menos cinco vezes por semana. A duração do exercício que você pode fazer em um dia é de 45 minutos a uma hora.

6. Pratique exercícios regularmente

Mesmo se você não estiver acima do peso, fazer atividades físicas regulares pode reduzir a dor nas costas. No entanto, certifique-se de praticar esportes que também estejam de acordo com sua condição corporal.

Lembre-se de que também não é recomendado que você faça exercícios excessivos ou extremos, porque, em vez de aliviar a dor, podem piorar a dor, desde que continue sendo um problema.

Aumente o descanso da cintura e reduza a atividade física por 1-3 dias após o aparecimento dos sintomas. No entanto, não descanse o corpo mais do que o recomendado. Algumas opções de exercícios que você pode fazer para reduzir a dor nas costas incluem:

  • Nadar.
  • Ioga.
  • Taichi.
  • Caminhando vagarosamente.

7. Faça alguns alongamentos

Os médicos geralmente aconselham você a descansar e reduzir a atividade física por 1-3 dias após o aparecimento da dor. Esse período de tempo é considerado ideal porque um período de descanso muito longo pode realmente aumentar a dor e a perda de força muscular.

Mas enquanto descansa, isso não significa que você não se mexa. Alongar os músculos das costas é uma forma importante de aliviar a dor e ajudar a estabilizar a coluna.