A diarreia é um dos distúrbios digestivos que frequentemente se queixa das mulheres grávidas. A diarreia durante a gravidez deve ser tratada imediatamente devido ao risco de causar problemas de saúde para a mãe e o feto. Então, que diarreia ou fezes moles são seguras para mulheres grávidas? Existem outras maneiras de tratar a diarreia em mulheres grávidas em casa? Aqui está a resposta.
Escolha de remédio para diarreia seguro para mulheres grávidas
A diarreia em mulheres grávidas pode ser causada por muitas coisas, desde alterações hormonais, stress, alterações na dieta, até sensibilidade a um alimento.
Os sintomas de diarreia geralmente melhoram por conta própria em dois dias, embora em alguns casos possam durar mais tempo.
Nesse caso, é necessário tomar remédios rapidamente como forma de lidar com a diarreia ou fezes moles para que não se arrastem.
A diarreia prolongada durante vários dias é muito vulnerável a fazer com que as mulheres grávidas se sintam fracas e desidratadas.
Mesmo assim, nem todos os medicamentos para diarreia nas farmácias são seguros para mulheres grávidas. Antes de comprar um medicamento, consulte primeiro o seu médico.
Não prestar atenção aos medicamentos tomados durante a gravidez pode causar danos ao feto em todos os trimestres da gravidez.
Os medicamentos que não devem ser tomados para tratar diarreia ou fezes moles em mulheres grávidas, por exemplo, são: subsalicilato de bismuto (Pepto-Bismol).
Isso ocorre porque ele contém salicilato, que pode aumentar o risco de bebês apresentarem baixo peso ao nascer (BPN), sangramento e natimortalidade.
É por isso que primeiro você deve consultar um ginecologista para se certificar de que o remédio para diarréia é realmente seguro.
Aqui estão algumas opções de medicamentos para diarreia que são seguros e foram recomendados por médicos para mulheres grávidas:
1. Loperamida
Loperamida (Imodium) é um medicamento que retarda os movimentos intestinais para produzir fezes mais densas durante a diarreia.
Portanto, você pode usar este medicamento como forma de tratar a diarreia ou diarreia grave em mulheres grávidas.
Até o momento, não há estudos que sugiram que a loperamida pode prejudicar a mãe e o feto durante a gravidez.
Portanto, os médicos podem prescrever este medicamento para diarréia para mulheres grávidas.
Os adultos geralmente recebem este medicamento para diarréia na forma de comprimidos para engolir, cápsulas, xarope ou comprimidos para mastigar.
A loperamida pode causar efeitos colaterais como dores de estômago, boca seca, dificuldade de concentração, sonolência, tonturas, prisão de ventre, náuseas e vômitos.
Consulte primeiro o seu médico sobre a dose certa para a sua condição.
2. Kaopectate
Outros medicamentos para diarreia ou fezes moles que são seguros para mulheres grávidas são caulim e pectina (Kaopectate).
O caulim em si é um tipo de mineral natural, enquanto a pectina é um tipo de fonte de fibra solúvel em água.
BPOM RI permite que medicamentos para diarreia contendo caulim sejam vendidos livremente no mercado.
Tal como a loperamida, o medicamento Kaopectate só é administrado a mulheres grávidas se a diarreia for grave (fezes que saem apenas na forma de água).
Além de aliviar os sintomas, este medicamento para diarreia também é útil para prevenir desidratação grave.
3. ORS
SRO é um dos medicamentos seguros para tratar a diarreia em mulheres grávidas.
O ORS contém eletrólitos e compostos minerais, como cloreto de sódio, cloreto de potássio, glicose anidra, bicarbonato de sódio e citrato trissódico di-hidratado.
A combinação desses minerais serve para prevenir e superar a desidratação devido à perda de fluidos corporais durante a diarreia.
Depois de beber, o efeito do SRO como medicamento para diarreia em mulheres grávidas começa a ser sentido por volta das 8-12 horas.
Alguns especialistas acreditam que o SRO funciona melhor para tratar a diarreia do que apenas beber água mineral.
4. Antibióticos
Se a diarreia não cicatrizar após 3 dias, as mulheres grávidas são obrigadas a consultar um médico para descobrir a causa e o medicamento correto.
A diarreia é mais provável devido a uma infecção bacteriana ou parasitária. Nesse caso, o médico prescreverá antibióticos como remédio para diarréia para mulheres grávidas.
No entanto, nem todos os antibióticos são seguros para mulheres grávidas. Somente um médico pode determinar o tipo e a dose certa de antibióticos.
O tempo para tomar remédio para diarréia durante a gravidez também será informado pelo médico.
Maneiras seguras de lidar com a diarreia em mulheres grávidas, exceto medicamentos
A diarreia é uma doença que pode realmente curar-se sozinha. Isso faz com que os médicos geralmente sugiram várias coisas antes de prescrever medicamentos.
Além disso, as mulheres grávidas também se tornam mais sensíveis aos medicamentos porque o feto está no útero.
Normalmente, se após dois dias a condição melhorar, as mulheres grávidas não precisam mais tomar remédios para diarreia.
Depois disso, você pode tentar maneiras de lidar com a diarreia em outras mulheres grávidas, como:
1. Beba bastante água
A micção contínua pode fazer com que o corpo perca uma grande quantidade de líquidos porque sai com as fezes.
Portanto, consumir líquidos como água mineral, líquidos eletrolíticos, sopa quente ou sucos de frutas pode ser um remédio natural para a diarreia em mulheres grávidas.
Citando a American Pregnancy Association, este método de lidar com a diarreia em mulheres grávidas serve para ajudar a repor os níveis de fluido de eletrólitos perdidos no corpo.
2. Tome suplementos ou alimentos probióticos
Os probióticos são um tipo de bactéria benéfica para o corpo, de modo que sua função é ajudar a matar as bactérias nocivas que causam diarreia que se desenvolve no trato digestivo.
Além disso, os probióticos também são úteis para restaurar o equilíbrio dos níveis de bactérias boas que vivem naturalmente no estômago.
É por isso que você pode usar alimentos probióticos como um remédio natural e uma forma de tratar a diarreia em mulheres grávidas.
De acordo com um estudo publicado na revista Médicos de Família Canadenses, os probióticos na forma de alimentos ou suplementos são seguros para serem medicamentos contra a diarreia seguros para mulheres grávidas.
Por exemplo, mulheres grávidas podem consumir alimentos probióticos, como iogurte e tempeh.
3. Obedeça às recomendações e restrições alimentares quando houver diarreia
Em vez disso, preste atenção à comida para mulheres grávidas. As regras alimentares corretas podem ser uma forma de lidar com a diarreia em mulheres grávidas.
A razão é que algumas mulheres grávidas podem se tornar mais sensíveis a certos alimentos, causando diarreia.
Evitar certos tipos de alimentos pode ser um remédio poderoso para diarreia ou fezes moles experimentadas por mulheres grávidas.
Geralmente, os alimentos a evitar durante a diarreia são alimentos picantes, azedos, gordurosos e fritos.
Além disso, evite alimentos e bebidas, como:
- bebidas carbonatadas (refrigerantes) e com alto teor de açúcar,
- fruta seca,
- Carne vermelha,
- leite também
- chocolates e doces.
Em vez de curar, esses alimentos podem piorar sua condição. Em vez disso, saiba quais alimentos comer durante a diarreia.
Os médicos podem recomendar uma dieta chamada dieta BRAT por um tempo.
Esta dieta exige que você coma apenas bananas, arroz, purê de maçã e torradas, porque eles são facilmente digeridos pelo sistema digestivo.
Depois que a diarreia melhorar, você pode interromper a dieta BRAT porque esta dieta não é capaz de atender às necessidades nutricionais de mulheres grávidas e fetos.
4. Pare de usar certos medicamentos ou suplementos
Os médicos podem aconselhar as mães a tomar certos medicamentos ou suplementos que podem causar reações alérgicas ou efeitos colaterais, como diarreia durante a gravidez.
Portanto, você deve parar de tomar esses suplementos ou substituí-los por outros mais seguros.
Não se esqueça de consultar o seu médico primeiro se precisar trocar de medicamento ou suplemento durante a gravidez.
Quando você deve ir ao médico?
O método acima pode ser a principal escolha para superar e tratar a diarreia em mulheres grávidas.
No entanto, não se deve esquecer de consultar um médico se sentir que os sintomas estão a piorar.
Inclusive quando a diarreia ou fezes moles, que são seguras para mulheres grávidas, não são eficazes o suficiente.
Você precisa saber que a diarreia severa que pode levar à desidratação requer hospitalização.
O motivo, a desidratação severa pode causar várias complicações na gravidez.
A desidratação também pode fazer com que o feto tenha falta de oxigênio e ingestão nutricional. Isso pode ser fatal para o feto em desenvolvimento.
Aqui estão alguns sintomas de desidratação que você precisa estar atento:
- urina concentrada,
- boca seca,
- sede,
- diminuição na quantidade de urina, bem como
- dor de cabeça e tontura.
Quando você está desidratado, tomar remédios para diarreia ou fezes moles não é mais suficiente como forma de lidar com a diarreia em mulheres grávidas.
Você deve consultar um médico imediatamente para obter a ingestão de líquidos e o tratamento adequado.