Você já experimentou de repente uma cabeça que parece estar flutuando ou tonta? A sensação de flutuar ou tontura faz parte da dor de cabeça, alguns chamam de kliyengan. Essa condição pode fazer a pessoa se sentir quase desmaiada. Na verdade, o que causa essa condição? Venha, veja a seguinte revisão.
A causa da cabeça parece flutuar (kliyengan)
A tontura pode ser descrita por vários sintomas, um dos quais é a sensação de que você está flutuando na cabeça. As pessoas também chamam de cabeça leve.
O aparecimento de uma sensação desagradável nesta área da cabeça pode ter várias causas. A seguir estão várias causas que geralmente causam tontura.
1. Efeitos colaterais do uso de drogas
Todo medicamento tem efeitos colaterais, uma vez tomado. Por exemplo, como a cabeça parece leve e flutuante.
Os medicamentos que causam esses efeitos colaterais geralmente atuam diminuindo a pressão arterial ou fazendo com que você urine com mais frequência (diuréticos).
Se esses efeitos colaterais o incomodarem, consulte um médico. Peça ao seu médico para lhe dar outro medicamento ou reajustar a dose.
2. Desidratação
Os efeitos colaterais do uso de drogas diuréticas não são muito diferentes de quando você está desidratado. Ambos indicam que faltam fluidos no corpo, o que pode causar desmaios.
A desidratação pode ocorrer quando o ar está muito quente e você não está bebendo o suficiente. Também pode acontecer quando você está com febre alta e seu corpo continua a suar.
Sem fluidos adequados, o volume de sangue diminuirá. Como resultado, o sangue que flui para o cérebro diminuirá e fará com que a cabeça pareça flutuando.
Para superar essa condição, um copo d'água é a melhor solução. Além da água, os fluidos corporais também podem vir dos alimentos, como frutas, vegetais e sopa.
Em casos críticos, você pode precisar de um IV até que sua condição se estabilize.
3. A pressão arterial diminuiu temporariamente
O sistema nervoso autônomo ajuda o corpo a regular as mudanças na pressão arterial quando você se levanta.
À medida que envelhecemos, esse sistema se deteriora, causando uma queda temporária da pressão arterial.
Esta condição também é conhecida como hipotensão ortostática, que pode causar tonturas.
Essa queda temporária da pressão arterial geralmente é de longo prazo. No entanto, você não precisa se preocupar porque alguns medicamentos podem reduzir os sintomas, como a fludrocortisona ou a midodrina.
Consulte seu médico antes de usar este medicamento.
4. Baixo nível de açúcar no sangue
A glicose é o principal alimento do cérebro. Quando a ingestão de açúcar diminui, os níveis de açúcar no sangue também diminuem.
Como resultado, o corpo, incluindo o cérebro, usará o mínimo de energia possível. Essa condição pode fazer com que sua cabeça sinta de repente que está flutuando.
Comer um lanche ou beber suco pode ajudá-lo a normalizar o açúcar no sangue novamente.
Se o nível baixo de açúcar no sangue estiver relacionado ao diabetes, você deve verificar o açúcar no sangue regularmente. Não se esqueça de tomar medicamentos para diabetes e fazer exames regulares de saúde.
5. Ataque cardíaco e derrame
Em casos graves, kliyengan pode ser um sinal de ataque cardíaco ou derrame. Normalmente, sintomas como falta de ar, dor no peito ou fraqueza em um lado do corpo acompanham.
Mas, nos idosos, a cabeça que parece flutuar pode ser sintoma de ataque cardíaco ou derrame.
Especialmente se esses sintomas ocorrerem com muita frequência. O passo mais adequado para superar isso é consultar imediatamente o seu médico.
Você deve ir ao médico?
Head kliyengan geralmente ataca adultos e idosos. Embora nem todas as causas sejam fatais, isso não significa que você possa ignorá-las.
Professor assistente em Gerenciamento de Emergências na Harvard Medical School, dr. Shamai Grossman afirmou: “Não ignore as condições, embora tontura não é uma causa séria. Isso pode causar ferimentos graves devido à queda devido ao equilíbrio perturbado. ”
Não demore a consultar um médico, se a dor de cabeça que você sente for acompanhada pelas seguintes condições:
- Dor no peito que se irradia para a área dos braços, pescoço e mandíbula.
- Náusea e forte dor de cabeça.
- Um lado do corpo parece fraco, entorpecido ou incapaz de se mover.
- Batimento cardíaco rápido ou irregular.