Causas de cáries frequentemente subestimadas

Cavidades dentárias, também conhecidas como cáries ( cavidades ) é um dos problemas de saúde mais comuns. Qualquer pessoa pode ter cáries, sejam bebês, crianças, adultos ou idosos.

Algumas pessoas podem pensar que apenas a boca que não é limpa é a causa desta condição. Vamos dar uma olhada nas várias causas de cáries abaixo.

Por que os dentes têm cáries?

A causa mais comum de cáries é a placa. A placa é uma camada fina e pegajosa formada por restos de comida, saliva e milhões de bactérias.

Quando você come e bebe, mas raramente limpa a boca, a placa bacteriana se acumula na superfície dos dentes. As bactérias que vivem em placas se multiplicam e produzem ácido.

Esse ácido continuará a corroer a camada mais externa do dente (esmalte) até formar um buraco.

O tamanho do orifício depende da quantidade de placa que se acumulou na superfície do dente. Se o buraco for pequeno ou estiver se formando, você pode não sentir nada.

Os orifícios ou cavidades começam pequenos e gradualmente aumentam quando não são devidamente cuidados. A ausência de dor no início faz você desconhecer esse problema dentário.

No entanto, é uma história diferente quando o buraco está ficando maior. Você pode sentir dor latejante com mais frequência na área do dente com problema.

O buraco em crescimento também aumenta o risco de infecção ou mesmo de queda do dente (desatualizado).

Várias causas de cáries

Existem muitas causas para as cáries. Variando de hábitos diários a condições médicas mais graves.

Em geral, vários fatores que causam cáries incluem:

1. Escovar os dentes raramente

Boca e dentes sujos são as principais causas do aparecimento de placas. Além da superfície dos dentes, a placa também pode se formar entre os dentes e abaixo da linha da gengiva.

A placa continuará a se formar todos os dias, se você não escovar os dentes com cuidado. A placa eventualmente apodrece se continuar a se acumular. Como resultado, seus dentes correrão mais risco de cáries.

Portanto, é importante que você cuide bem dos dentes e da boca todos os dias. Escove os dentes duas vezes ao dia, de manhã após o café da manhã e à noite antes de dormir. No entanto, também certifique-se de fazer isso com a técnica de escovação correta, sim.

Escove os dentes em um movimento circular lento e suave. Não esfregue com muita força, pois isso danificará o esmalte do dente.

2. Alimentos e bebidas doces

Tudo o que é doce é delicioso e tentador. No entanto, você sabia que alimentos e bebidas açucaradas são a causa das cáries? Sim, isso ocorre porque os alimentos e bebidas açucarados são alimentos deliciosos para as bactérias na boca.

Essas bactérias corroem os restos de açúcar aderidos à superfície do dente e produzem ácido. Esse ácido se mistura com a saliva, que forma placas na superfície dos dentes.

A placa que pode se acumular irá corroer a camada de esmalte do dente, causando cáries com o tempo.

O orifício inicialmente pequeno pode se alargar na camada interna do dente (dentina) e até mesmo na polpa. A polpa é a parte mais profunda do dente que é preenchida com nervos e vasos sanguíneos.

Quando o buraco atingir essa parte, você sentirá uma sensação de dor terrível. Na verdade, seus dentes doerão quando você os usar para mastigar alimentos.

Você não precisa parar de comer alimentos e bebidas açucaradas porque seu corpo ainda precisa de açúcar para obter energia. Você só precisa limitar a porção e a frequência da ingestão de alimentos doces todos os dias.

Você também pode estimular a saliva para fornecer minerais aos dentes por meio de goma de mascar.

Escolha goma de mascar sem açúcar, combinada com vegetais e frutas para estimular a produção de saliva e se livrar dos restos de comida nos dentes.

Para preencher os dentes minerais, você pode experimentar alimentos como queijo, iogurte e outros laticínios. Esses alimentos são ricos em cálcio e fosfato para fortalecer os dentes.

Obviamente, o iogurte é a escolha certa para lanches em comparação com outros alimentos doces. Para bebidas, você pode mudar para o chá verde ou preto para reduzir as bactérias na boca. Mas lembre-se, o chá não é misturado com açúcar.

Certifique-se de que você também é diligente em limpar os dentes e a boca corretamente depois de comer doces. Dessa forma, você evitará o acúmulo de placa bacteriana que causa cáries.

3. Alimentos ácidos e bebidas

A alta frequência de exposição ao ácido na cavidade oral faz com que os minerais nos dentes se percam mais rapidamente, e inicia a formação de cavidades.

Alguns exemplos de exposição a ácidos incluem o consumo de refrigerantes, bebidas energéticas, sucos de frutas, pempek (e seu caldo) e suco de limão.

No caso da prevenção de cáries por alimentos e bebidas ácidas, o que pode ser feito é diminuir a frequência do consumo, principalmente o molho pempek e o suco de limão.

Depois de consumir o ácido, espere cerca de 40 minutos e escove os dentes com creme dental com flúor. Aumentar o consumo de água mineral para 2 litros por dia também pode manter o pH da cavidade oral normal.

4. Não limpe os dentes com fio dental

A escovação de rotina por si só não é suficiente para limpar os dentes. Freqüentemente, você precisa continuar com o fio dental (uso do fio dental ).

A maior parte da placa que causa as cáries se acumula entre os dentes. Portanto, o fio dental pode ajudar de forma eficaz na limpeza entre os dentes que são difíceis de alcançar com as cerdas da escova de dentes.

Também preste atenção em como você está passando o fio dental. Insira o fio dental entre os dentes e raspe-o com cuidado. Puxar e esfregar o fio dental com muita força pode realmente ferir as gengivas.

5. boca seca

Você sabia que a boca seca também pode causar cáries? Menos produção de saliva pode causar boca seca. Na verdade, a saliva é importante para manter a boca úmida enquanto limpa os restos de comida e a placa bacteriana dos dentes.

Os compostos da saliva também ajudam a combater os ácidos produzidos pelas bactérias. É por isso que a boca seca pode aumentar o risco de problemas orais, que variam de dentes sensíveis, cáries e assim por diante.

Uma forma eficaz de prevenir a boca seca é beber muita água. Recomendação de Instituto de Medicina das Academias Nacionais mostra que a ingestão média de água potável para as mulheres é de 2,7 litros e 3,7 litros para os homens todos os dias.

As necessidades de líquidos de cada pessoa podem ser diferentes, dependendo da idade e das atividades da vida diária.

No entanto, os especialistas recomendam que todos bebam imediatamente sempre que sentirem sede. A sede é um sinal natural de que seu corpo emite quando você está desidratado.

Algumas pessoas podem relutar em beber água porque não gostam do gosto dela. Se você for um deles, pode contornar isso adicionando pedaços de frutas frescas.

Além de ser mais saudável, esse método também é eficaz para fazer você beber mais água.

6. Fator de idade

Crianças e idosos são o grupo de pessoas mais suscetível a cáries. Nos idosos, os processos metabólicos do corpo tendem a desacelerar com a idade.

Isso faz com que os idosos (idosos) corram mais risco de ter vários problemas de saúde, incluindo cáries.

Vários medicamentos que estão sendo tomados regularmente por idosos também podem inibir a produção de saliva e causar boca seca. Sem falar que a influência do estilo de vida durante a juventude, como fumar e consumir bebidas alcoólicas com frequência, também pode desencadear cáries na velhice.

Enquanto são crianças, nessa idade gostam de comer alimentos doces. Quer se trate de sorvete, doce, chocolate, bolo ou uma bebida doce.

Infelizmente, o hobby de comer alimentos doces muitas vezes não é acompanhado por bons cuidados dentários. Como resultado, as crianças também são propensas a cáries em idades precoces.

O papel dos pais é necessário para cuidar da saúde bucal e dentária dos filhos. Desde tenra idade, certifique-se de que as crianças aprendem a cuidar adequadamente dos dentes.

Não se esqueça de levar seu filho ao dentista regularmente, pois os primeiros dentes de leite aparecem.

7. Localização dos dentes

A causa do aparecimento de cáries que você pode nunca imaginar é a localização dos dentes. Na maioria dos casos, as cáries são mais comuns nos dentes posteriores, nomeadamente nos molares e pré-molares.

Os dentes posteriores têm muitas ranhuras e fendas, de modo que os restos de comida costumam ficar presos ali. Além disso, a área dos dentes posteriores também tende a ser mais difícil de alcançar com a escova de dentes.

Embora você seja diligente em escovar os dentes todos os dias, isso não significa que a parte de trás dos dentes seja escovada de maneira limpa.

Para que todos os cantos dos dentes fiquem limpos, seja cuidadoso ao ir ao dentista para limpar a placa bacteriana e o tártaro regularmente. Os médicos geralmente recomendam a limpeza da placa bacteriana e do tártaro com o método de descamação a cada 6 meses.

Este procedimento é eficaz na remoção da placa bacteriana que causa cáries em áreas dos dentes que são difíceis de alcançar com a escova de dentes.

8. Dormir com uma garrafa de leite

As crianças pequenas adormecem facilmente enquanto se alimentam de mamadeira. No entanto, esse hábito pode danificar os dentes do seu filho que acabaram de crescer e causar cáries.

O açúcar do leite pode grudar nos dentes do bebê por muito tempo. Esse açúcar será então convertido em ácido pelas bactérias na boca.

A superfície dos dentes constantemente exposta ao ácido sofre erosão e cáries.

Para que o seu bebé fique livre deste risco, tenha o cuidado de limpar as gengivas e os dentes do seu filho depois de beber leite. Certifique-se também de limpar os dentes e as gengivas do seu filho antes que ele adormeça.

9. Certas doenças

Fonte: Muito Bem

Pessoas com histórico de refluxo ácido, como a DRGE, apresentam alto risco de cárie dentária. A DRGE (refluxo ácido do estômago) faz com que o ácido do estômago muitas vezes flua do esôfago para a boca.

Bem, a combinação de ácido estomacal com ácido produzido por bactérias na boca pode corroer o esmalte e a dentina. Se continuar, essa condição pode causar cáries e dentes sensíveis por um longo tempo.

A anorexia e a bulimia também podem causar cáries nos dentes. Ambas as doenças afetam a produção de saliva na boca.

Isso permite que você sinta boca seca, que é o gatilho e a causa das cáries.