Os fungos são geralmente considerados um tipo de fungo parasita prejudicial e que pode se desenvolver em outros organismos. No entanto, nem todos os cogumelos causam efeitos negativos, um dos quais são os cogumelos shitake. Por outro lado, os cogumelos shiitake têm realmente benefícios para a saúde, muito conteúdo nutricional e até mesmo deliciosos quando comidos. Se você estiver curioso, consulte os comentários a seguir.
Conteúdo nutricional de cogumelos shitake
Fonte: CookistAntes de discutir os benefícios ou eficácia dos cogumelos shitake (cogumelos shitake), você precisa entender primeiro sobre esse tipo de cogumelo.
Os cogumelos shitake são cogumelos comestíveis conhecidos há milhares de anos.
O hábito de consumir cogumelos shitake é originário da região do Leste Asiático, o que torna este cogumelo um ingrediente alimentar.
Além de ser comido, as pessoas comuns usam esse cogumelo como ingrediente básico para a medicina.
Site da Food Data Central dos EUA O Departamento de Agricultura declara que 100 gramas (g) de cogumelos shitake contêm os seguintes nutrientes:
- Água: 89,74 g
- Energia: 34 quilocalorias (kcal)
- Proteína: 2,24 g
- Gordura total: 0,49 g
- Cinza (cinza): 0,73 g
- Carboidratos: 6,79 g
- Fibra: 2,5 g
- Cálcio (Ca): 2 miligramas (mg)
- Ferro (Fe): 0,41 mg
- Magnésio (Mg): 20 mg
- Fósforo (P): 112 mg
- Potássio (K): 304 mg
- Sódio (Na): 9 mg
- Zinco (Zn): 1,03 mg
- Cobre (Cu): 0,142 mg
- Manganês (Mn): 0,23 mg
- Selênio (Se): 5,7 g
- Tiamina: 0,015 mg
- Riboflavina: 0,217 mg
- Niacina: 3,877 mg
- Ácido pantotênico: 1,5 mg
- Vitamina B-6: 0,293 mg
- Folato: 13 g
Um grão de cogumelo shitake tem geralmente de 5 a 10 centímetros (cm) de tamanho e pesa cerca de 4 gramas. Cada 15 gramas de cogumelos shiitake contêm 4 calorias de fibras e açúcar.
Com a mesma quantidade, os cogumelos shiitake podem ajudar a atender às necessidades diárias de vitaminas e minerais, incluindo:
- Vitamina B6, 7% suficiente das necessidades diárias
- Selênio, suficiente 10% das necessidades diárias
- Cobre, suficiente para 39% das necessidades diárias
- Manganês, suficiente para 9% das necessidades diárias
- Zinco, suficiente para 8% das necessidades diárias
- Folato, suficiente 6% das necessidades diárias
Além disso, este cogumelo também é equipado com carboidratos, proteínas, gorduras e fibras para ajudar a atender às suas necessidades nutricionais diárias.
Benefícios para a saúde dos cogumelos shitake
Os principais benefícios para a saúde dos cogumelos shitake vêm do conteúdo de nutrientes importantes e de vários componentes dos compostos presentes neles.
A seguir estão alguns dos benefícios para a saúde do consumo de cogumelos shitake:
1. Manter a saúde do coração
Os cogumelos shitake são equipados com componentes especiais que têm benefícios para ajudar a controlar o colesterol no sangue.
Alguns dos componentes especiais presentes nos cogumelos shitake são os seguintes:
- eritadenina para prevenir a formação de excesso de colesterol,
- esteróis para prevenir a absorção de colesterol e
- beta-glucana, que é um tipo de fibra que pode reduzir os níveis de colesterol.
Bem, os componentes especiais dos cogumelos shitake podem ajudar a controlar os níveis de colesterol, reduzindo assim o risco de doenças cardíacas.
2. Fortalecer o sistema imunológico do corpo
Os benefícios dos cogumelos shiitake fortalecem o sistema imunológico porque existem vários componentes nele.
Esses componentes incluem fibra e outros compostos, incluindo ácido oxálico, lentinan, centinamicina (antibacteriano) e eritadenina (antivírus).
Os vários ingredientes dos cogumelos shitake são considerados bons benefícios no combate aos germes.
Isso torna os cogumelos shitake uma alternativa potencial aos antibióticos.
3. Previna o câncer
Lentinan é um dos ingredientes dos cogumelos shitake. Aparentemente, o lentinan é conhecido por ter benefícios como uma substância antiinflamatória eficaz para reparar danos ao corpo.
A American Cancer Society também acredita que o lentinan pode inibir o crescimento das células cancerosas e o efeito será mais forte se as células cancerosas ainda estiverem na fase de tumor.
4. Previna a obesidade
O conteúdo dos cogumelos shitake, como a eritadenina, tem benefícios para reduzir a gordura.
Enquanto isso, o componente b-glucano também pode aumentar a saciedade, reduzindo a absorção de gordura.
Jornal da Obesidade mostraram que a ingestão de pó de cogumelo shitake pode reduzir o acúmulo e a massa de gordura no corpo de ratos experimentais em até 35%.
No entanto, mais pesquisas ainda são necessárias para provar os benefícios ou eficácia desse cogumelo shitake em humanos.
5. Manter a saúde do cérebro
Os cogumelos shitake têm um teor de vitamina B alto o suficiente para que possam ajudar a superar distúrbios cognitivos devido à deficiência de vitamina B.
Além disso, o consumo de cogumelos shiitake pode ajudar a manter o equilíbrio dos hormônios do cérebro e otimizar a concentração do cérebro.
Como comer cogumelos shitake
Recomendamos que você ferva cogumelos shitake em água morna antes de processá-los. Isso ocorre porque os cogumelos shitake são geralmente vendidos secos.
Você ainda pode obter os benefícios dos cogumelos shitake sem a necessidade de comer os caules ou caules dos cogumelos que ainda estão frescos.
Basicamente, processar cogumelos shitake é fácil. Você pode refogar com vegetais ou fazer desses cogumelos o ingrediente principal de sopas quentes.
Acontece que esta é a melhor maneira de cozinhar cogumelos para que sua nutrição seja mantida
Observe que o conteúdo de compostos e vitaminas em cogumelos shitake é facilmente reduzido quando cozido em uma temperatura muito quente.
Quanto mais alta a temperatura usada para cozinhar ou aquecer a refeição de cogumelos shitake, menor será o conteúdo nutricional que ainda sobrevive nela.
Geralmente, os cogumelos shitake são seguros para consumo por qualquer pessoa. No entanto, em algumas pessoas, a lentinana pode desencadear uma reação alérgica cutânea, também conhecida como dermatite shiitake.
Essa condição também pode ocorrer se uma pessoa consumir cogumelos shitake continuamente por um longo tempo.
Além disso, existem outras reações alérgicas devido ao consumo excessivo de cogumelos shiitake, como dores de estômago e inchaço nas articulações em quem sofre de gota.
Portanto, não hesite em entrar em contato com seu médico se sentir algum sintoma preocupante após consumir cogumelos shitake.