Melhor compressão fria ou quente para diminuir a febre?

A febre é um dos sintomas muito comuns de várias doenças. Na verdade, quase todo mundo já teve febre. Este sintoma também é conhecido há séculos. Portanto, não se surpreenda se o manejo da febre se tornou uma tradição passada de geração em geração. Talvez uma maneira de reduzir a febre, que geralmente é feita por sua família, seja colocar uma compressa na testa. Mas, qual é o melhor? Compressa fria ou quente?

As compressas frias são usadas com mais frequência por muitas pessoas para tratar a febre alta. Espera-se que o frio da compressa possa absorver o calor do corpo para que a febre baixe mais rápido. No entanto, você sabia que as compressas frias podem piorar a sua febre? Lembre-se de que você precisa ter cuidado ao lidar com a febre. O manuseio incorreto pode ser fatal. Portanto, é importante que você ouça atentamente as informações sobre compressas para febre a seguir.

Por que o corpo fica com febre?

A febre é caracterizada por aumento da temperatura corporal, calafrios ou sudorese, fraqueza, dor de cabeça e dores musculares. Em bebês e crianças, a febre geralmente aparece quando a temperatura corporal é superior a 37 graus Celsius. Enquanto isso, os adultos desenvolverão febre quando a temperatura corporal atingir cerca de 38 a 39 graus Celsius.

Você terá febre se houver uma infecção em seu corpo causada por um vírus ou bactéria. Normalmente, os vírus e bactérias se multiplicam muito rapidamente no corpo a uma temperatura de 37 graus Celsius. Para se defender e evitar a proliferação desses vírus e bactérias, a temperatura corporal aumentará. Portanto, a febre é um sinal de que o corpo está lutando contra uma infecção.

Geralmente, as doenças que causam febre são gripe, dor de garganta, sinusite, pneumonia, tuberculose e infecções do trato urinário. Algumas outras doenças perigosas que podem causar febre são dengue, malária, inflamação do revestimento do cérebro (meningite) e HIV. A febre também pode aparecer quando a criança foi imunizada ou seus dentes estão prestes a crescer. Portanto, se você ou seu filho tiver febre, você deve consultar imediatamente um médico para descobrir a origem da doença para que possa ser tratada adequadamente.

Deve uma compressa fria ou quente?

Tenha cuidado se quiser aplicar uma compressa para reduzir a febre. Normalmente, se você ou seu filho estiverem com febre, você será comprimido com cubos de gelo embrulhados em um pano ou com um pano umedecido em água fria. Aparentemente, essa forma tradicional é a maneira errada de reduzir a febre. Médicos e profissionais de saúde em todo o mundo não recomendam que você dê compressas frias para pessoas com febre. As compressas frias geralmente funcionam para aliviar a dor muscular, não para reduzir a febre.

Quando você tem febre, seu corpo fica quente porque é uma reação natural que seu corpo precisa para se defender. Se você aplicar uma compressa fria, seu corpo a interpretará como uma ameaça ao processo de combate a infecções. Como resultado, o corpo aumentará sua temperatura e a febre piorará. Além disso, as compressas frias também correm o risco de baixar repentinamente a temperatura corporal. Isso fará o corpo tremer. Portanto, você deve evitar compressas frias quando estiver com febre, especialmente banhos frios.

Se a febre estiver alta o suficiente e você tiver dificuldade para dormir ou se sentir muito desconfortável, deve ajudar com compressas quentes. No entanto, certifique-se de que a temperatura não seja muito alta. Um pano umedecido em água morna é suficiente para ajudar a controlar a febre. As compressas quentes ativam a produção de suor, de modo que a temperatura corporal diminui naturalmente de dentro para fora. Além disso, uma compressa quente pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo e deixá-lo mais confortável.

Outra maneira de reduzir a febre

Lembre-se de que compressas frias ou quentes não são o método recomendado pelo médico para baixar a febre. As compressas só o ajudarão a se sentir mais confortável quando a febre chegar. A melhor maneira de reduzir a febre é tratar a doença que a causa. Portanto, você deve sempre consultar um médico se você ou seu filho tiver febre. Depois disso, siga o conselho do médico e tome os medicamentos que ele prescreve.

Alguns outros truques para ajudá-lo a se sentir melhor quando tiver febre incluem beber muita água, manter a temperatura ambiente não muito quente ou fria e comer o suficiente. Além disso, não use roupas ou cobertores muito grossos. Use apenas uma camada de roupa que seja fina e possa absorver o suor. Se você se cobrir com um pano grosso, o calor do corpo ficará retido dentro de você para que a febre não diminua.

LEIA TAMBÉM:

  • Quando compactar a quente, quando compactar a frio?
  • O que fazer se seu filho apresentar passos (convulsão febril)
  • Crianças com febre com erupção na pele, cuidado com a doença de Kawasaki