O câncer de mama é uma das principais causas de alta mortalidade em mulheres. Com base em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2018, cerca de 627 mil mulheres morreram com a doença. Essa condição geralmente ocorre porque muitas mulheres não estão cientes dos sintomas e características do câncer de mama em si mesmas desde o início, então elas só vão ao médico quando o estágio é grave.
Os sintomas e as características do câncer de mama podem realmente aparecer sem que você saiba, especialmente nos estágios iniciais. Ao reconhecer esses sintomas, você ainda pode evitar que o câncer de mama piore, portanto, o tratamento pode ser mais eficaz. Portanto, aqui serão explicados na íntegra sobre os sinais, características ou sintomas do câncer de mama que podem surgir desde o início do seu aparecimento até que se encontre em um estágio avançado.
Reconhecer os vários sintomas e características do câncer de mama
O câncer de mama é uma doença que ataca o tecido mamário e seus arredores. Esta doença causa diferentes sintomas ou sinais em cada estágio do câncer de mama.
No estágio zero, as células cancerosas se formaram, mas o desenvolvimento não é grave e geralmente nenhum caroço foi encontrado. Somente do estágio um ao próximo, as células cancerosas se desenvolveram e os tumores se formaram com tamanhos diferentes e se espalharam em cada estágio. Quanto mais alto o estágio, mais grave é o desenvolvimento e a disseminação de células cancerosas e tumores, de modo que os sintomas que aparecem podem ser sentidos ainda mais.
A maioria das mulheres sabe apenas que o câncer de mama é caracterizado por esses caroços e tumores. Na verdade, existem muitos outros sinais e sintomas que marcam o aparecimento desta doença. Na verdade, os caroços classificados como câncer de mama também têm certas características, que são diferentes de outros tipos de caroços.
A seguir estão alguns dos sintomas, sinais ou características que podem aparecer em quem sofre de câncer de mama:
1. Protuberância na mama
Um caroço na mama é o sintoma inicial mais facilmente reconhecível do câncer de mama. Além dos seios, esses caroços podem aparecer na parte superior do tórax ou nas axilas. O motivo é que o tecido mamário se estende até o braço.
As saliências às vezes não são diretamente visíveis a olho nu, mas serão sentidas quando tocadas. Nódulos cancerosos também são indolores ou dolorosos.
Na íntegra, aqui estão as características de um caroço que é um sinal de câncer de mama:
- A textura do caroço é suave para o duro com limites indistintos.
- A superfície da saliência é irregular.
- O caroço está preso à mama.
- Existe apenas um caroço.
- O caroço não é doloroso ou dolorido quando pressionado.
- Corrigido após a menstruação.
Verifique regularmente a aparência e o estado dos seus seios sempre que tomar banho, para que possa detectar quaisquer problemas o mais cedo possível. Assim, você reconhecerá facilmente protuberâncias estranhas e anormais em seus seios.
Quando o caroço não desaparece depois de semanas, você também precisa verificá-lo imediatamente.
2. Mudanças na pele da mama
As alterações na textura da pele da mama também costumam ser um dos sintomas do câncer, tanto nos estágios iniciais como nos estágios avançados. As células cancerosas podem atacar as células da pele da mama saudáveis e causar inflamação, fazendo com que a textura original seja alterada.
Infelizmente, esse sintoma costuma ser mal interpretado como uma infecção cutânea comum. Para ter mais certeza, esteja ciente das alterações na pele da mama que ocorrem devido ao câncer, conforme abaixo:
- Pele espessada na área ao redor do peito.
- A pele da mama tem covinhas ou perfurações como a casca de uma laranja, porque os vasos linfáticos abaixo são puxados para cima até que finalmente se contraiam. Isso geralmente ocorre em um estágio avançado.
Essa vermelhidão pode ocorrer em vários tipos de câncer de mama, incluindo câncer de mama inflamatório e doença de Paget. Nesse tipo de câncer de mama inflamatório, toda a mama pode parecer vermelha ou ter uma mancha vermelha e ser dolorida.
No entanto, na doença de Paget, uma erupção cutânea escamosa e vermelha geralmente ocorre sobre o mamilo e a área ao redor. A vermelhidão também pode causar coceira e um pouco como eczema.
Se sentir esses sintomas, você deve consultar um médico imediatamente para ter certeza, se isso está relacionado ao câncer de mama ou uma infecção de pele comum.
3. Secreção colorida dos mamilos
Sintomas e características de outro cancro da mama que podem ocorrer, especialmente numa fase avançada, nomeadamente secreção do mamilo. No entanto, este fluido não é leite materno (leite materno). Esse líquido pode ser escorrido ou espesso e de cor marrom-avermelhada, como sangue.
Este fluido nem sempre é um sinal de câncer. Pode ser que essa secreção do mamilo seja um sinal de outro problema de saúde, como uma infecção mamária.
No entanto, nunca é demais ver um médico quando você experimenta isso. O médico examinará sua condição e diagnosticará a causa exata dos sinais.
4. Nódulos linfáticos inchados
O inchaço dos gânglios linfáticos também pode ser um sinal de câncer de mama. O motivo é que as células cancerosas da mama podem se mover e se espalhar para os gânglios linfáticos.
Os gânglios linfáticos (KGB) são uma coleção de tecido do sistema imunológico cujo trabalho é combater microorganismos estranhos, incluindo células cancerosas. Se as células cancerosas entrarem nos gânglios linfáticos, essas glândulas sofrerão um inchaço.
Além da axila, os gânglios linfáticos próximos à clavícula também costumam inchar. Esses nódulos linfáticos geralmente tendem a ser pequenos e sólidos, mas são macios ao toque.
Este caroço também vai crescer e ficar preso ao tecido ao redor da axila.
5. Peitos grandes na porta ao lado
Geralmente, os seios de ambas as mulheres não têm exatamente o mesmo tamanho e formato. No entanto, você deve ter cuidado se seus seios parecerem significativamente maiores. Essa condição pode ser um sinal ou sintoma de câncer de mama.
Mamas grandes unilaterais podem ocorrer por causa de um caroço na mama, devido a células cancerosas que se desenvolvem nessa área. O lado da mama onde há um caroço irá inchar, de forma que parecerá ter caído ou descaído do outro lado da mama.
Assim, o lado da mama afetado por esse câncer parecerá maior do que o lado da outra mama.
Se sentir inchaço nas mamas sem motivo aparente, não hesite em consultar o seu médico. O médico determinará a causa dos sintomas.
6. O mamilo entra ou puxa
Além da secreção dos mamilos, outras alterações nos mamilos também podem ser sintomas e sinais de que você tem câncer de mama. Essa mudança, ou seja, a entrada do mamilo ou do mamilo como se puxado para dentro.
Essa condição ocorre porque as células cancerosas podem atacar e alterar as células atrás do mamilo. Essas mudanças podem fazer com que os mamilos fiquem de cabeça para baixo ou pareçam estar protuberantes para dentro. Na verdade, os mamilos normais parecerão protuberantes.
Além da ponta do mamilo que vai para dentro, a forma e o tamanho do mamilo também costumam mudar muito longe do original.
Mesmo assim, isso não significa que você é automaticamente positivo para câncer de mama se apresentar esses sintomas. As alterações na aparência dos mamilos também podem ser causadas por infecção ou cistos mamários.
Certifique-se de chamar seu médico se esses sintomas são novos ou não foram examinados.
A importância de consultar um médico regularmente
Mesmo se você não tiver um nódulo ou sintoma de câncer de mama acima, ainda assim precisará fazer exames regulares aos seus seios. Ao fazer o seu próprio exame, você poderá intervir para evitar que a doença progrida para um estágio avançado e se espalhe para outros órgãos.
Lembre-se de que nem todo câncer de mama apresenta sintomas no início de seu aparecimento. Quando o seu médico encontra marcas suspeitas em seus seios, ele pode determinar se é ou não câncer de mama, realizando vários testes de câncer de mama.
Em seguida, o médico fornecerá imediatamente o tratamento mais adequado. Se você for diagnosticado com câncer de mama, o médico providenciará um tratamento para o câncer de mama de acordo com sua condição.
O exame dos sintomas do câncer de mama pode ser feito isoladamente (BSE), clínico (SADANIS) e mamografia.
Recomenda-se que toda mulher comece sua primeira mamografia aos 45 anos. No entanto, se você tiver histórico familiar de câncer de mama, o rastreamento pode ser feito mais cedo, de acordo com o conselho do médico.
Mesmo quando você entra na idade de 40 anos ou mais, você precisa fazer uma mamografia regular. O motivo é que o risco de câncer de mama aumenta com a idade. Portanto, não demore para fazer um exame de câncer de mama, porque o câncer de mama em estágio inicial ainda pode ser curado.