Comer arroz branco produz gordura e diabetes? Este é o fato verdadeiro!

O arroz branco é um dos alimentos básicos do povo indonésio. O consumo de arroz na Indonésia é muito alto, maior do que outras fontes de carboidratos. Na verdade, de acordo com o Total Diet Study de 2014 realizado apenas em DKI Jakarta, isso mostra que quase todos (98%) da população de DKI Jakarta comem arroz todos os dias com um consumo diário de 173,3 gramas por pessoa. Por outro lado, também existem algumas pessoas que começaram a reduzir o consumo de arroz. Eles podem pensar que comer arroz branco pode engordá-los ou causar níveis elevados de açúcar no sangue. É verdade, hein? Considere imediatamente os seguintes fatos e mitos sobre o arroz.

Mitos enganosos sobre comer arroz branco

1. O arroz engorda

Na verdade, o arroz é igual a outros carboidratos, como pão, macarrão ou macarrão. Portanto, não é realmente o arroz que faz seu corpo engordar. A gordura é causada basicamente pelo número de calorias (entre a entrada e a saída) que não é equilibrado no corpo.

Ou seja, se você comer muito arroz junto com o consumo de macarrão, alimentos ricos em amido, bolos ou alimentos doces, é claro que as calorias no corpo se acumularão e farão com que você engorde.

Se você realmente deseja perder peso, limite sua porção de arroz às refeições. Incluindo outras fontes de carboidratos com alto teor calórico. Você não precisa evitar comer arroz branco, é melhor regular a ingestão de alimentos para que as calorias que entram no corpo não sejam excessivas.

2. O arroz pode causar diabetes

Os indonésios costumam comer arroz branco três vezes ao dia, em grandes quantidades. Além disso, diversos consumos de alimentos doces, como pastéis, biscoitos, balas, chás doces, entre outros. Embora o dia a dia não seja equilibrado com o consumo de vegetais e frutas. Portanto, não se surpreenda se houver muitas pessoas que sofrem de diabetes.

Na verdade, o arroz em si não é a principal causa do diabetes. No entanto, o hábito de consumir arroz excessivo e rotineiro todos os dias também favorece o desenvolvimento de diabetes. Um estudo conduzido pela Harvard School of Public Health também mostrou que quanto mais porções de arroz branco ingerido todos os dias, maiores as chances de uma pessoa desenvolver diabetes tipo 2 (diabetes).

Isso não significa que você não deve comer arroz para evitar diabetes. Sim, desde que você preste atenção na porção. Afinal, existem muitos outros fatores que podem causar diabetes, por exemplo, a hereditariedade.

3. O arroz contém muito açúcar

Na verdade, o arroz é um dos alimentos com alto índice glicêmico, onde seu efeito sobre os níveis de açúcar no sangue é muito rápido. No entanto, nem todos os tipos de arroz são assim. Existem dois tipos de arroz que você pode encontrar com mais frequência: arroz branco e arroz integral. Cada tipo de arroz contém nutrientes diferentes.

Se você tem medo de aumentar o açúcar no sangue depois de comer arroz, pode escolher o arroz integral em vez do branco como fonte de carboidratos. O arroz integral contém mais fibras e menos açúcar do que o arroz branco. Portanto, o consumo de arroz integral será melhor para as pessoas que desejam limitar a ingestão de açúcar.

4. O arroz não contém nutrientes essenciais

O arroz é bem conhecido como fonte de carboidratos (açúcar). Mas, além dos carboidratos, verifica-se que o arroz branco também contém outros nutrientes importantes de que o corpo necessita. Por exemplo, fibra, proteína, selênio, zinco e magnésio.

Ainda hoje, muitos arroz são fortificados com tiamina, riboflavina e niacina. Todos os três produzirão ácido fólico ou vitamina B9. Este conteúdo é muito bom para a saúde das mulheres grávidas e para o desenvolvimento do feto.

Então, o arroz não é tão ruim quanto você pensa até agora. No entanto, os maus hábitos de consumo fazem do arroz uma das causas de problemas de saúde, como obesidade e diabetes.

É uma boa ideia se livrar desses equívocos ou mitos do arroz de sua mente. Pense que o arroz é o mesmo carboidrato que qualquer outra fonte de carboidrato, onde você deve limitar sua ingestão para não exagerar.