Além de seu uso para enriquecer o sabor dos alimentos, o prestígio do vinagre de maçã também é bastante conhecido no mundo da beleza como um assassino de acne. No entanto, é realmente seguro aplicar vinagre de maçã na pele do rosto que é realmente muito sensível? Antes de tentar, vamos ler primeiro a explicação médica!
Quais são os benefícios do vinagre de maçã para o cuidado da pele facial?
O vinagre de maçã contém altos níveis de componentes antioxidantes e antibacterianos. Foi aí que as pessoas começaram a usar vinagre de maçã como um tratamento facial natural. Um deles como medicamento para acne.
Os benefícios do vinagre de maçã como remédio para acne, em particular, vêm da combinação de seus ácidos acético, cítrico, lático e succínico, que foram comprovados por muitos estudos científicos diferentes para matar bactérias causadoras de acne, especificamente Propionibacterium acnes.
Reportagem da página Men's Health, Rajani Katta, MD, professor assistente na Baylor College of Medicine School of Medicine, confirma os benefícios do vinagre de maçã para acne facial. Katta diz: "O ácido acético do vinagre de maçã pode agir para quebrar a queratina que obstrui os poros."
Enquanto isso, "o vinagre de maçã também contém alfa-hidroxiácidos que podem acelerar a esfoliação da pele, melhorar a textura da pele e absorver a oleosidade para que possa secar e desbotar a descoloração irregular da pele devido a cicatrizes de acne", disse Evan Rieder, MD, professor assistente em o corpo docente NYU Langone Health Dermatology.
No entanto, é seguro usar vinagre de maçã para o rosto?
Embora o potencial do vinagre de cidra de maçã para a beleza tenha sido "informado" por vários estudos, isso não significa que você possa usá-lo descuidadamente no rosto.
De acordo com o dr. Listya Paramita, Sp.KK, dermatologista que atende na Clínica Estética Elsheskin e ao mesmo tempo preenche a coluna Experts em, vinagre de maçã é um ingrediente natural que, na verdade, não é recomendado para ser aplicado diretamente na pele. Por quê?
Em termos de ciência médica, até agora não houve estudos científicos que possam realmente provar a segurança, os benefícios e a eficácia do vinagre de maçã para o rosto. Os estudos existentes ainda são limitados como pequenos estudos de laboratório e analisam apenas o conteúdo ácido do vinagre separadamente.
É por isso que, na verdade, nem todos podem sentir o mesmo efeito do vinagre de maçã. Para pessoas com tipos de pele normais ou problemas leves, o vinagre de maçã pode ser benéfico.
No entanto, em certas pessoas cujos problemas de pele são mais sérios ou complexos, a aplicação de vinagre de maçã pode piorar a condição.
Não use vinagre de maçã se sua pele for sensível
sim. Se você tem pele sensível ou tem feridas abertas, como cicatrizes de acne espremidas que não cicatrizaram, há uma chance maior de sofrer efeitos colaterais do uso indiscriminado de vinagre de cidra de maçã.
É importante saber que o nível de pH do vinagre de maçã é bastante alto, cerca de 2-3. Aplicar um ingrediente com pH ácido alto pode causar irritação e vermelhidão na pele facial sensível.
Alguns casos até relatam que o ácido do vinagre pode causar queimaduras químicas na pele do rosto, especialmente se deixado por muito tempo.
Todos esses riscos possíveis fazem com que a maioria dos dermatologistas e esteticistas não aconselhe as pessoas a usar vinagre de maçã no rosto.
Como usar vinagre de maçã com segurança para a pele
Se você ainda está curioso sobre os benefícios do vinagre de maçã como um tratamento facial, nunca é demais tentar, contanto que você saiba como é seguro.
Antes de aplicar o vinagre de maçã uniformemente em toda a superfície da pele do rosto, você deve testá-lo primeiro esfregando uma fina camada de vinagre na pele atrás da orelha ou nas costas da mão. Espere cerca de 1-2 horas e se depois disso sua pele ficar vermelha ou irritada, não use vinagre de maçã no rosto.
Se não houver efeitos alarmantes, você pode aplicar vinagre de maçã no rosto mas Primeiro dissolva com um pouco de água. Mergulhe um cotonete limpo na solução e passe-o uniformemente no rosto.
Se você ainda tiver dúvidas, consulte um dermatologista sobre uma maneira mais segura de tratar a pele do rosto.