Conhecendo medicamentos antiácidos para aumento de ácido estomacal

Você já ouviu falar em antiácidos? Este medicamento é geralmente usado para aliviar o refluxo ácido devido aos sintomas da úlcera e DRGE. Conscientemente ou não, você ou alguém próximo a você pode ter usado essa droga.

Os antiácidos não são vendidos com o mesmo nome, mas com várias marcas comerciais diferentes. Quer saber mais sobre antiácidos para refluxo ácido? Ouça na seguinte revisão, sim!

Antiácidos são medicamentos para refluxo ácido

Normalmente, os órgãos do sistema digestivo humano têm, na verdade, seus próprios mecanismos de proteção contra fluidos ácidos. No entanto, a produção de ácido pelo estômago pode exceder os níveis normais, causando danos aos órgãos digestivos.

O nível de ácido pode atingir um pH de 2-3, que quanto menor o número, maior o nível de acidez. Considerando que, em níveis normais, o ácido deve desempenhar um papel de ajudar o processo de digestão das proteínas.

Por exemplo, o revestimento do estômago, intestinos e esôfago. Como resultado, ocorrerão inflamação e irritação, o que indica um problema no estômago, como: doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) e úlceras.

Bem, um esforço que pode ser feito para superar o aumento do ácido estomacal é tomar medicamentos antiácidos. Assim, pode-se concluir que os antiácidos são fármacos que atuam neutralizando os níveis de ácido estomacal.

Quais são os tipos?

Antiácidos são uma droga ao balcão (OTC). Isso significa que você pode obter este medicamento facilmente na farmácia sem ter que comprar primeiro uma receita médica.

Antes de comprá-lo, você deve primeiro considerar a forma farmacêutica dos antiácidos de acordo com suas necessidades. As várias opções de formas de dosagem de antiácido são as seguintes:

  • Antiácidos em forma líquida.
  • Antiácidos na forma de comprimidos mastigáveis.
  • Antiácidos na forma de comprimidos solúveis em água.

Enquanto exemplos de marcas de medicamentos antiácidos são Maalox, Rolaids, Tums, Alka-Seltzer, Mylanta, Gaviscon, Gelusil, Pepto-Bismol e Alternagel.

Quais são os benefícios dos antiácidos?

O principal benefício dos antiácidos é sua capacidade de ajudar a neutralizar os níveis de ácido estomacal. Este medicamento atua com eficácia no tratamento de vários sintomas relacionados ao aumento do ácido estomacal, descritos a seguir.

  • Dor no peito como queimação (azia), que também pode subir para o esôfago.
  • Desconforto no corpo, principalmente ao se deitar.
  • Distúrbios do sistema digestivo, que causam dor ou desconforto no estômago, sensação de plenitude e inchaço de gases, a arrotos excessivos.

Esses benefícios são obtidos graças aos ingredientes dos antiácidos, como carbonato de alumínio, carbonato de cálcio, óxido de magnésio e bicarbonato de sódio, que são alcalinos.

Além disso, alguns tipos de antiácidos também contêm simeticona e alginato. A simeticona é uma substância que pode ajudar a reduzir o excesso de gases no corpo.

Enquanto isso, o alginato é uma substância que atua mais para ajudar a aliviar os sintomas devido ao aumento do ácido estomacal. Vários desses ingredientes ajudam a reduzir o aumento da produção de ácido estomacal.

É importante sublinhar que os antiácidos funcionam apenas para controlar ou neutralizar a quantidade de ácido no estômago. Os antiácidos não podem ajudar a prevenir a produção de ácido estomacal.

Todos os tipos de antiácidos disponíveis no mercado são basicamente capazes de aliviar as queixas relacionadas aos ácidos estomacais. No entanto, é a diferença no conteúdo de cada ingrediente que afeta várias coisas.

Isso inclui o tempo de início do medicamento, o tempo em que o medicamento continua a atuar, bem como as possíveis interações e compatibilidade com outros medicamentos.

Como você toma antiácidos?

As regras para a toma de antiácidos são as mesmas que para os outros tipos de medicamentos, nomeadamente de acordo com as instruções da embalagem dos medicamentos. Siga também as recomendações de consumo de álcool fornecidas pelo seu médico ou farmacêutico.

Se o antiácido que você está tomando estiver na forma de comprimido para mastigar, tente mastigar até ficar homogêneo e depois continue a beber água. Se o medicamento estiver na forma líquida, você deve agitar o frasco do medicamento antes de despejá-lo na colher de medida.

Os antiácidos podem ser tomados 1 hora antes das refeições ou 1 hora após as refeições. Este medicamento é seguro para tomar com o estômago vazio ou cheio de comida.

Quais são os possíveis efeitos colaterais?

Os efeitos colaterais dos medicamentos antiácidos são raros se você os tomar de acordo com as regras. Normalmente, novos efeitos colaterais aparecerão quando consumidos em doses excessivas ou por mais tempo do que o recomendado.

Alguns dos possíveis efeitos colaterais dos antiácidos são:

  • diarréia,
  • níveis de cálcio em excesso
  • dores de estômago,
  • constipação (constipação),
  • enjoado,
  • vômito também
  • inchado.

Tomar antiácidos em doses muito altas, mesmo por um longo período de tempo, também pode resultar em um aumento nos níveis de ácido. Essa condição geralmente ocorre quando a produção de ácido aumenta após comer e beber.

Preste atenção a isso antes de tomar medicamentos antiácidos

Os antiácidos são basicamente seguros para qualquer pessoa beber. Mas com uma observação, se você tiver certas condições médicas, não hesite em consultar o seu médico primeiro.

Por exemplo, para pessoas com insuficiência cardíaca, geralmente é recomendado limitar a ingestão de sódio para evitar o acúmulo de líquidos.

É diferente para pessoas com insuficiência renal que correm o risco de acumular níveis de minerais de alumínio e problemas com o aumento dos níveis de eletrólitos após tomar medicamentos antiácidos.

Alguns exemplos dessas condições médicas devem ser apresentados a um médico ou farmacêutico. Portanto, você receberá o tipo de medicamento antiácido ou outros medicamentos alternativos adequados ao seu estado de saúde.

Não se esqueça de informar também o seu médico e farmacêutico se toma regularmente determinados tipos de medicamentos. Porque os antiácidos correm o risco de causar interações com vários tipos de medicamentos, tanto os de venda livre quanto os de prescrição.