7 benefícios para a saúde das batatas que você não deve perder •

A batata é uma das fontes mais populares de carboidratos como substituto do arroz. Este tipo de tubérculos é fácil de transformar em um cardápio de aperitivos, pratos principais ou sobremesas, o que obviamente é delicioso. Além de deliciosa, você pode obter uma variedade de coisas boas das batatas. Então, quais são os benefícios para a saúde das batatas? Confira sua revisão abaixo.

Teor de nutrientes em batatas

Este tipo de tubérculo tem um nome latino Solanum tuberosum . As plantas de batata vieram originalmente da América do Sul, depois se espalharam por quase todo o mundo. Na Indonésia, as batatas são geralmente cultivadas em áreas montanhosas com clima frio.

Batatas são uma fonte de carboidratos geralmente usados ​​como substitutos do arroz, além da mandioca, batata-doce e milho. Esses tubérculos tendem a ter um sabor suave, portanto, são adequados para você comer em várias formas processadas.

Relatórios da página de dados de composição de alimentos da Indonésia (DKPI), por 100 gramas de batata contém nutrientes, incluindo:

  • Água: 83,4 gramas
  • Calorias: 62 kcal
  • Proteínas: 2,1 gramas
  • Gordura: 0,2 grama
  • Carboidrato: 13,5 gramas
  • Fibra: 0,5 grama
  • Cálcio: 63 miligramas
  • Fósforo: 58 miligramas
  • Ferro: 0,7 miligramas
  • Sódio: 7,0 miligramas
  • Potássio: 396 miligramas
  • Cobre: 0,4 micrograma
  • Zinco: 0,3 micrograma
  • Retinol (Vit. A): 0,0 micrograma
  • Betacaroteno: 0,0 micrograma
  • Carotenóides totais: 0,0 micrograma
  • Tiamina (Vit. B1): 0,09 miligramas
  • Riboflavina (Vit. B2): 0,10 miligrama
  • Niacina (Vit. B3): 1,0 miligrama
  • Vitamina C: 21 miligramas

Os benefícios das batatas que você pode sentir

Além do teor de carboidratos, é claro, as batatas também são ricas em várias vitaminas e minerais que são importantes para a saúde do corpo. Essas vitaminas e minerais, incluindo cálcio, fósforo, potássio e vitamina C.

Dos vários conteúdos nutricionais que este tubérculo possui, aqui estão os vários benefícios para a saúde que você pode sentir nas batatas.

1. Reduza o risco de doenças crônicas

As batatas são muito ricas em compostos flavonóides, carotenóides e ácidos fenólicos. Esses vários compostos atuam como antioxidantes no corpo que impedem o aparecimento de radicais livres e podem danificar as células do corpo.

Na verdade, acredita-se que o acúmulo de radicais livres a longo prazo seja um dos fatores desencadeadores de várias doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes e câncer.

Pesquisa em periódicos Nutrição e Câncer em 2011, mostrou que os antioxidantes nas batatas podem suprimir o crescimento das células cancerígenas do fígado e do cólon. Portanto, para reduzir o risco de todas essas doenças, é importante comer batata.

2. Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue

Muitos dizem que as batatas são ruins para o diabetes, mas pelo contrário, você sabe . Outro benefício das batatas é que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, portanto, essa fonte de carboidratos é bastante segura para diabéticos.

Batatas contêm muito amido - também chamado de amido resistente - que o corpo não consegue absorver totalmente. Quando o amido resistente entra no intestino grosso, ele se torna uma fonte de nutrição para as bactérias benéficas do intestino. A pesquisa mostra que o amido resistente pode otimizar o trabalho da insulina - o hormônio que controla o açúcar no sangue.

Um estudo no jornal Medicina (Baltimore) em 2015 também mostrou que após consumir alimentos com amido resistente, o açúcar no sangue se mostrou mais estável em diabéticos tipo 2.

Curiosamente, o conteúdo deste amido resistente pode ser aumentado. O truque é guardar batatas cozidas na geladeira durante a noite e comê-las enquanto estão frias no dia seguinte.

3. Manter a saúde digestiva

O conteúdo de amido resistente nas batatas também pode ajudar a melhorar o sistema digestivo. Portanto, quando entra no intestino, esse amido resistente é comido por bactérias boas. Essas bactérias boas irão converter o amido em ácidos graxos de cadeia curta.

Bem, esses ácidos graxos de cadeia curta que têm uma miríade de benefícios para a saúde, por exemplo, podem reduzir o risco de inflamação no cólon, fortalecer as defesas do cólon e reduzir o risco de câncer colorretal (câncer de cólon).

Além disso, os ácidos graxos de cadeia curta derivados do amido resistente também são muito importantes para ajudar as pessoas a se recuperar de infecções intestinais, como doença de Crohn ou diverticulite.

4. Livre de conteúdo de glúten

O conteúdo das substâncias nas batatas também não contém glúten, também conhecido como Sem glúten . O glúten é um tipo de proteína encontrada em grãos, como o gérmen de trigo. Para pessoas que têm problemas para comer alimentos que contenham glúten - como a doença celíaca, as batatas podem ser uma ótima alternativa.

Embora sem glúten, nem todas as receitas de batata são completamente sem glúten. Alguns pratos de batata contêm glúten, como no molho de batata ou no pão.

Se você tem doença celíaca ou uma condição de sensibilidade ao glúten, certifique-se de ler a lista completa de ingredientes primeiro. Hoje, alguns alimentos também são rotulados como sem glúten para facilitar as coisas para você.

5. Reduzindo a pressão arterial

Outro benefício importante das batatas é que ajudam a estabilizar a pressão arterial. Isso ocorre porque a batata é uma boa fonte de potássio, ainda mais abundante do que a banana.

O potássio é um mineral que pode ajudar a baixar a pressão arterial. Este mineral funciona estimulando os vasos sanguíneos a aumentarem de tamanho. Além disso, as batatas também contêm cálcio e magnésio, que também desempenham um papel importante no controle da pressão arterial normal.

Pesquisadores do Institute for Food Research descobriram que as batatas contêm produtos químicos chamados kukoamines, que estão associados à redução da pressão arterial.

6. Melhora a função nervosa e cerebral

A vitamina B6 nas batatas é muito importante para a manutenção de neurônios ou nervos saudáveis. De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, o teor de vitamina B6 nas batatas ajuda a criar substâncias químicas cerebrais, a saber, serotonina, dopamina e norepinefrina.

Isso significa que comer batatas pode ajudá-lo a lidar com transtornos de estresse, depressão e ansiedade. Além disso, o potássio da batata, que pode estimular a dilatação dos vasos sanguíneos, também ajuda a garantir que o cérebro receba sangue suficiente.

No entanto, se você tiver esse distúrbio, deve consultar um médico ou psicólogo para obter o tratamento adequado.

7. Manter a saúde do coração

Os carotenóides nas batatas ajudam a manter o funcionamento cardíaco adequado. Este composto tem benefícios como um agente antiinflamatório para prevenir condições de aterosclerose ou bloqueio das paredes das artérias do coração.

O conteúdo de vitamina C e vitamina B6 também ajuda a reduzir os radicais livres nas células do coração e outras células do corpo. A vitamina B6 também desempenha um papel importante em um processo no corpo denominado metilação.

A metilação uma de suas funções é converter a homocisteína ou moléculas nocivas em metionina, que é uma nova estrutura componente das proteínas. O aumento dos níveis de homocisteína no corpo pode danificar as paredes dos vasos sanguíneos, aumentando o risco de ataques cardíacos e derrames.

Dicas para armazenar e comer batatas com segurança

Batatas não são apenas úteis, mas também perigosas se armazenadas incorretamente. Batatas expostas à luz solar direta podem produzir substâncias de solanina. A solanina causa um sabor amargo e é tóxica quando consumida em grandes quantidades.

Para tal, necessita de saber como conservar bem as batatas, nomeadamente armazenando-as em local fresco e seco com circulação de ar suficiente. Quando as batatas forem descascadas, mergulhe-as em uma bacia com água para evitar a descoloração.

Além das técnicas de armazenamento, as etapas de processamento da batata também devem ser consideradas. Comer muitas batatas fritas pode aumentar o risco de doenças, como ataque cardíaco, diabetes e distúrbios renais.

Isso ocorre porque as batatas fritas contêm mais gordura trans e gordura saturada e são tão ricas em calorias quanto o arroz. Assada, refogada ou fervida pode ser uma técnica alternativa de processamento de batata para a dieta, que ajuda no processo de perda de peso.