Pencak silat é uma das artes marciais indonésias originais. Não apenas as técnicas de autodefesa, mas o pencak silat também combina elementos de arte em cada movimento. Dominar os movimentos básicos do pencak silat não é fácil. Portanto, você precisa conhecer as técnicas básicas da arte marcial de pencak silat junto com a seguinte explicação.
Pencak silat em resumo
Pencak silat, que é uma arte marcial que foi transmitida de geração em geração pelos nossos ancestrais como a cultura da nação indonésia. Até, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) estabeleceu a arte marcial de pencak silat como uma herança cultural intangível em 12 de dezembro de 2019.
Esta arte marcial é conhecida por vários termos, como sedoso (Sumatra Ocidental), caneta (Java do Oeste), pencak (Java Central e Yogyakarta), excelente (Bali), e Desculpe por favor (NTB).
Pencak silat agora está sendo estudado por vários países do mundo. Pencak silat também é um esporte oficial para torneios internacionais, como os Jogos SEA e os Jogos Asiáticos.
De acordo com Erwin Setyo Kriswanto no livro Artes marciais , esta arte marcial tem quatro aspectos ou objetivos principais como segue.
- Aspecto mental espiritual. Construir e desenvolver a personalidade e o caráter nobre de uma pessoa de acordo com a filosofia do caráter nobre.
- Aspectos das artes culturais. Combinando elementos culturais e jogos na forma de dança pencak silat, com música e roupas tradicionais.
- aspecto de autodefesa. Enfatiza a habilidade técnica para fortalecer os instintos de alguém para se defender contra várias ameaças e perigos.
- Aspecto desportivo. Inclui traços e atitudes que garantem a saúde física e espiritual, bem como conquistas na área esportiva, seja em single, double ou team branches.
Técnicas básicas de pencak silat
Você pode escolher o pencak silat como esporte de autodefesa, não apenas para manter a forma física, mas também porque esse esporte é bastante desafiador. Para ser capaz de dominar esta arte marcial, você deve primeiro conhecer algumas das seguintes técnicas básicas de pencak silat.
1. Técnica de cavalete
Postura é uma técnica que mostra a postura de ambas as pernas em um estado estático. No pencak silat, os cavalos se tornam a base para a execução de marés, técnicas de ataque e autodefesa. Essa técnica também é usada como exercício básico em pencak silat para fortalecer os músculos das pernas.
A julgar pela forma, a técnica do cavalo é dividida em cavalos leves, cavalos médios e cavalos pesados. Enquanto isso, a partir do peso do pedestal, esta técnica é dividida em posturas avançadas, posturas traseiras, posturas intermediárias e posturas laterais.
2. Técnica de atitude de emparelhamento
A postura da maré é uma combinação da postura das mãos e dos pés, com e sem cavalo, que é acompanhada por total alerta mental e sensorial. Isso ocorre porque a maré é o prefixo para atacar ou defender.
Existem dois tipos de atitudes de maré, nomeadamente atitudes de maré aberta e fechada. A posição de maré aberta com as mãos e braços não protege o corpo, ao contrário, a posição de maré fechada com as mãos e braços protege o corpo.
Além disso, existem vários tipos de pares de posturas que são realizadas em uma postura, em pé ou sentada. Para dominá-lo, você precisa pedir a um treinador para ajudá-lo a aprendê-los um por um.
3. Técnica direcional
A técnica básica do pencak silat que você precisa entender a seguir é a direção. Você realmente precisa entender a direção na formação dos movimentos, tanto no ataque quanto na defesa.
A direção que você deve entender é a direção das oito direções cardeais, ou seja, a atitude ou o padrão dos passos no movimento básico do pencak silat com o fulcro no meio.
4. Técnica de padrão de passo
Depois de dominar a postura e a direção, você precisa aprender a técnica do padrão de passos. Os passos são a marca registrada das artes marciais pencak silat, onde essa técnica precisa ser realizada de maneira adequada e correta.
Em geral, o padrão das etapas pencak silat pode ser dividido em etapas retas, etapas laterais, etapas oblíquas, etapas cruzadas, etapas de torção e etapas de torção.
Ao executar etapas para alterar as posições, você também pode dominar várias técnicas, como etapas de levantamento, etapas deslizantes, etapas deslizantes e etapas de salto.
5. Técnica de punção
A punção é uma técnica pencak silat básica que você precisa dominar a seguir. Suas mãos e braços servem como ferramentas para atacar seu oponente neste esporte marcial.
Existem várias técnicas básicas de ataque que podem ser aprendidas, como socos frontais, laterais, soneca (golpes de pêndulo) e socos circulares.
Além de dominar a técnica de movimento, você também pode fortalecer sua braçada fazendo treinamento de força e fortalecendo os músculos do braço.
6. Técnica de chute
Pernas e solas dos pés também podem ser um meio eficaz de ataque para lidar com o inimigo. Você precisa de força e velocidade para aprender os movimentos básicos deste pencak silat.
Existem várias técnicas de ataque com o pé por meio de chutes, como chutes retos, chutes de facada, chutes retos, chutes em T, chutes em funil, chutes em foice, chutes para trás e outras variações.
Como esse movimento é muito perigoso, você deve sempre praticar as técnicas de chute junto com seu treinador.
7. Técnica de bloqueio
Pencak silat também tem movimentos defensivos ou defensivos, assim como outras artes marciais, um dos quais é a defesa. Parry é uma técnica de defesa que faz contato direto com a parte do corpo do oponente que está atacando.
O movimento de aparar tem como objetivo bloquear ou mover o ataque do oponente. Parry pode usar uma combinação de movimentos de mão, braço, cotovelo e perna.
Várias técnicas de bloqueio, como parry parry, gedik parry, cotovelo parry, joelhada, pinch parry e cut parry, podem ser feitas com um colega ou técnico que o ataca.
8. Técnica de recorte
Depois de atacar e defender, em seguida, você precisa desativar o movimento do oponente. Tesouras são uma técnica para derrubar um oponente fixando ambas as pernas em um alvo, como pescoço, cintura ou pernas até que o oponente caia.
Os recortes consistem em recortes externos e recortes internos. A técnica realmente requer velocidade e precisão no movimento do pé. Os iniciantes são aconselhados a praticar esta técnica com um especialista para evitar o risco de lesões.
9. Técnica de bloqueio
Como o nome indica, travar é uma técnica básica nas artes marciais pencak silat para travar, dominar e tornar o oponente impotente. Você pode usar uma combinação de mãos, pés ou outros membros para fazer a fechadura.
As chaves geralmente envolvem alguns movimentos básicos, como esquivar-se e agarrar-se para atingir as partes do corpo do oponente, como pulsos, braços, pescoço e ombros.
Pencak silat também possui vários movimentos além das técnicas básicas acima. Devido ao alto risco de lesões, você deve praticar o pencak silat em um estúdio ou faculdade pencak silat para obter as orientações de um técnico.
Enquanto isso, se você tiver um alto risco de ferimento no ombro, tornozelo ou cabeça, consulte seu médico antes de começar a praticar o pencak silat.