Planejamento familiar (KB) e os benefícios dos óculos médicos

Você se lembra do apelo "Duas Crianças São Melhores", que tem sido o lema do programa de Planejamento Familiar (KB) desde o final dos anos 70? Esse lema está muito impresso nas mentes das pessoas, embora tenha desaparecido após a era da reforma. Como o governo continua a promovê-lo, vamos descobrir primeiro quais são os objetivos e os benefícios do programa de planejamento familiar do ponto de vista médico.

O que é um programa de planejamento familiar?

O planejamento familiar ou mais conhecido como KB é um programa em escala nacional para reduzir as taxas de natalidade e controlar o crescimento populacional de um país.

Por exemplo, os Estados Unidos têm um programa de planejamento familiar chamado Paternidade planejada.

O programa de planejamento familiar também é projetado especificamente para criar progresso, estabilidade e prosperidade econômica, social e espiritual para cada residente.

O planejamento familiar é um programa que também está regulamentado na Lei nº. 10 de 1992, que é administrado e supervisionado pela Agência Nacional de População e Planejamento Familiar (BKKBN).

A forma do programa de planejamento familiar é o uso de anticoncepcionais para retardar e prevenir a gravidez.

Os seguintes tipos de anticoncepcionais são usados ​​com mais frequência:

  • Preservativo
  • Pílulas de planejamento familiar
  • DIU
  • Injeção de KB
  • Implante ou implante KB
  • Vasectomia e tubectomia (planejamento familiar permanente)

Programas de planejamento familiar comprovadamente reduzem as taxas de natalidade na Indonésia

Os dados do Inquérito Demográfico e de Saúde da Indonésia (IDHS) do BKKBN mencionam a tendência na taxa de natalidade total (Taxa de fertilidade total/ TFR) na Indonésia diminuiu.

No final de 1991, a taxa total de natalidade era de 3%.

Enquanto isso, os últimos registros relatam que a taxa total de natalidade na Indonésia conseguiu cair para 2,38 filhos por mulher em 2019.

Embora o número total de nascimentos seja declarado em declínio, este número ainda não atingiu a meta do Renstra (Plano Estratégico) que visa reduzir a TFT para 2,1 filhos por mulher.

Da mesma forma, o uso de anticoncepcionais ainda é relativamente baixo, em torno de 57,2%, enquanto a meta para participantes ativos é de cerca de 61,2%.

Por isso, o governo pretende retomar a campanha do Programa de Planejamento Familiar para atingir essa meta.

Benefícios dos programas de planejamento familiar (KB)

Os programas de planejamento familiar não são feitos apenas para atender às metas do governo.

Do ponto de vista médico, esse programa realmente tem muitas vantagens, incluindo a saúde física e mental de cada membro da família.

Não apenas mães, filhos e maridos também podem sentir os benefícios ou efeitos do programa de planejamento familiar diretamente.

Os benefícios do planejamento familiar podem ser sentidos até mesmo quando você e seu parceiro ainda estão atrasando e se preparando para a gravidez.

A seguir estão os vários benefícios de executar um programa de planejamento familiar (KB):

1. Previna a gravidez indesejada

Na Indonésia, há aproximadamente 20% de incidentes de gravidez não planejada ou indesejada em relação ao número total de gravidezes registradas na população de casais casados.

Isso indica que o acesso à informação e ao conhecimento sobre contracepção ainda é relativamente baixo.

Em contraste com o programa de gravidez (promil), gravidezes não planejadas podem ocorrer em mulheres que não engravidaram ou estiveram grávidas, mas não querem ter filhos.

Este incidente também pode ocorrer devido a tempos de gravidez inadequados, por exemplo, a diferença de idade entre o primeiro e o segundo filho é muito próxima.

Existem vários riscos de complicações de saúde que podem ocorrer devido a uma gravidez indesejada, tanto para a própria mãe como para o bebê.

Gestações não planejadas e indesejadas podem aumentar o risco de parto prematuro, baixo peso ao nascer (BPN) e defeitos de nascença.

Enquanto isso, os riscos para a mãe incluem depressão durante a gravidez e após o parto (pós-parto), a complicações no parto.

Citado pela OMS, o uso de anticoncepcionais pode prevenir os riscos de saúde a longo prazo associados à gravidez para as mulheres.

Portanto, é importante que todos os casais conheçam o planejamento familiar e a importância de planejar uma gravidez antes de fazer sexo.

//wp.hellosehat.com/sex/contraception/5-the-most-effective-way-preventing-pregnancy/

2. Reduzindo o risco de aborto

Gravidezes não planejadas por não se submeter a um programa de planejamento familiar apresentam um alto risco de aumentar o número de abortos ilegais que podem ser fatais.

Basicamente, a lei indonésia afirma que o aborto é ilegal, com certas exceções.

O ato do aborto é estritamente regulamentado pela Lei nº 36 de 2009, referente à Saúde e pelo Regulamento Governamental nº 61 de 2014, referente à Saúde Reprodutiva.

Com base nesses dois regulamentos, os procedimentos de aborto na Indonésia só podem ser realizados sob a supervisão de uma equipe de médicos, depois de serem baseados em razões médicas sólidas.

Por exemplo, devido a gestações de alto risco que ameaçam a vida da mãe e / ou do feto, vítimas de estupro e certos casos de emergência.

Além disso, o ato do aborto é declarado ilegal e pertence ao campo do direito penal.

Na verdade, a maioria dos casos de aborto ilegal na Indonésia são realizados secretamente com procedimentos que não cumprem os padrões médicos.

Como resultado, o risco de morte materna e fetal devido ao aborto é muito alto.

3. Reduzindo a mortalidade materna

Na verdade, engravidar após um programa de planejamento familiar é benéfico para a saúde da mulher.

Anteriormente explicado um pouco acima, que a gravidez não planejada pode aumentar o risco de complicações, incluindo morte materna.

As complicações da gravidez e do parto são principalmente indicadas pelo grupo de mulheres que se casam cedo.

Dados da colaboração de BPS e UNICEF Indonésia relatam que meninas com idades entre 10-14 anos têm um risco 5 vezes maior de morrer de complicações do que mulheres que estão grávidas na idade de 20-24 anos.

Alguns dos riscos de complicações que devem ser enfrentados por meninas grávidas em tenra idade são fístula obstétrica, infecção, sangramento intenso, anemia e eclâmpsia.

Isso pode acontecer porque o corpo de uma menina ainda não está "maduro" física ou biologicamente.

Como resultado, elas correm mais risco de sofrer os efeitos de uma gravidez não planejada.

O risco de várias complicações também é possível se você engravidar de perto.

A boa notícia é que várias causas de morte materna devido a complicações na gravidez e no parto podem realmente ser evitadas, uma delas é a adesão a um programa de planejamento familiar.

Além de enfatizar a importância da contracepção, o programa também oferece acesso a serviços para planejar o momento, o número e o espaçamento das gestações de cada casal.

4. Reduzindo a mortalidade infantil

Mulheres que estão grávidas e dão à luz em idade precoce podem ser uma das causas de bebês prematuros, nascidos com baixo peso e desnutrição.

Vários relatórios afirmam que bebês nascidos de mulheres muito jovens têm maior risco de morte prematura do que mães mais velhas.

Isso ocorre porque o feto compete pela ingestão nutricional com o corpo materno, pois ambos ainda se encontram em fase de desenvolvimento.

Bebês que não recebem ingestão nutricional e sangue nutritivo suficientes serão prejudicados ou até mesmo o feto não se desenvolverá no útero.

5. Ajude a prevenir o HIV / AIDS

Um dos métodos contraceptivos mais comuns e mais fáceis de encontrar são os preservativos.

Infelizmente, muitas pessoas ainda relutam em usar esse anticoncepcional porque acham que os preservativos na verdade reduzem o prazer durante a relação sexual.

Na verdade, os benefícios do uso de preservativos não se limitam apenas à prevenção de gravidezes indesejadas em programas de planejamento familiar.

Os preservativos também podem prevenir a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, incluindo HIV / AIDS.

Nas mulheres, a contracepção pode reduzir o risco de transmissão do vírus HIV de uma mãe infectada para o bebê.

Portanto, o risco de o bebê ser infectado pelo HIV após o nascimento também diminui.

6. Previna infecções sexualmente transmissíveis

Além do HIV / AIDS, o uso de anticoncepcionais como os preservativos em programas de planejamento familiar pode reduzir o risco de transmissão de várias doenças sexualmente transmissíveis.

Doenças como sífilis, clamídia, gonorreia ou HPV (papilomavírus humano) podem ser transmitidas facilmente por meio do contato sexual.

As doenças sexuais podem ser prejudiciais ao feto. As mães infectadas com o HPV podem transmitir a doença aos bebês e causar complicações graves.

Geralmente, esta doença sexualmente transmissível não apresenta sintomas óbvios para que uma pessoa possa transmiti-la facilmente.

Portanto, espera-se que os programas de planejamento familiar evitem o risco dessa doença perigosa.

7. Manter a saúde mental da família

Embora seja amargo de se ouvir, a realidade é que nem todas as crianças resultantes de uma gravidez não planejada são classificadas como física e mentalmente prósperas ao longo de suas vidas.

A gravidez indesejada tem o potencial de roubar as crianças de seus direitos de crescer de forma otimizada em todos os aspectos, que vão desde o crescimento e desenvolvimento biológico, social e educacional.

Lembre-se de que toda criança que nasce tem o direito de receber amor sincero dos pais.

Então, é claro, a presença do bebê precisa ser preparada com cuidado.

Por outro lado, as mulheres também são muito suscetíveis à depressão durante a gravidez e após o parto, especialmente se a gravidez ocorrer em uma idade jovem ou mesmo quando você e seu parceiro não estão prontos para ter filhos.

Os homens também podem sofrer de depressão durante a gravidez ou o parto da esposa porque não estão física, financeira ou mentalmente preparados para se tornarem pais.

Por meio de um programa de planejamento familiar, você e seu parceiro podem determinar por si mesmos quando é o momento certo para ter um bebê.

Isso permitirá que você se prepare melhor fisicamente, financeiramente e mentalmente para a gravidez.

Os programas de planejamento familiar também podem ajudá-lo a planejar o futuro do seu filho com mais maturidade.

Além disso, o programa de planejamento familiar pode oferecer uma oportunidade para você e seu parceiro desenvolverem seu potencial antes de se sentirem prontos para começar uma família.

Você pode planejar seguir uma carreira, continuar seus estudos para um nível superior ou aprimorar suas habilidades.