O câncer é uma doença perigosa e é importante diagnosticá-la precocemente. Esta doença pode fazer com que as células do corpo se tornem incontroláveis, as células continuam a se dividir e pode causar pilhas de tecido sólido chamadas de tumores. Um dos procedimentos que podem diagnosticar o câncer é a biópsia. Na verdade, como é uma biópsia? Vamos lá, entenda mais sobre este teste de saúde na análise a seguir.
O que é uma biópsia?
A biópsia é um dos exames geralmente feitos para detectar e confirmar o diagnóstico de câncer. A biópsia é realizada como um procedimento para coletar uma amostra de tecido ou célula de seu corpo. Em seguida, a amostra celular será testada em laboratório e verificada sua forma ao microscópio.
Simplificando, ao realizar essa ação, sua equipe médica saberá como está a condição do tecido ou das células em uma parte do corpo suspeita de ter um distúrbio.
Embora realizada para detectar outros problemas de saúde, a biópsia é um procedimento médico mais conhecido por diagnosticar o câncer.
A biópsia é usada para ajudar a diferenciar tumores benignos de câncer. Além disso, essa ação também é considerada para determinar o estágio e o tipo de câncer experimentado.
Se o diagnóstico de câncer tiver sido estabelecido e o estágio for conhecido, será mais fácil para os médicos escolherem o tratamento correto para o câncer. O tratamento inclui a remoção cirúrgica do câncer, quimioterapia ou radioterapia.
Além do câncer, outros problemas de saúde que também são recomendados para uma biópsia são:
- Ajude o médico a determinar se há uma ferida no intestino ou não.
- Ajude os médicos a diagnosticar se há uma doença hepática, como cirrose ou câncer de fígado.
- Identifique se existe ou não uma infecção e o microrganismo que a causa.
É verdade que uma biópsia pode piorar o câncer?
Muitas pessoas que apresentam sintomas de câncer ou estão em risco de contrair câncer não querem se submeter a uma biópsia por medo de piorar o crescimento das células cancerosas. Na verdade, esse procedimento torna mais fácil para a equipe médica determinar a próxima etapa do tratamento.
Além disso, não há pesquisas que afirmem e comprovem se essa ação médica pode piorar o quadro canceroso vivido por uma pessoa.
Pesquisa conduzida pela Mayo Clinic afirma que o risco das células cancerosas se espalharem para outras partes do corpo devido a uma biópsia é muito pequeno. O procedimento médico deve ser realizado de acordo com as normas e a equipe médica fará várias formas de prevenir a disseminação das células cancerosas (metástase).
Um exemplo de prevenção é que a equipe médica costuma usar agulhas esterilizadas ou equipamento cirúrgico e é diferente para cada área do corpo, minimizando assim a possibilidade de células cancerosas 'se moverem' para outras partes.
Como é o processo de biópsia?
Esse procedimento médico geralmente é acompanhado de anestesia, também conhecida como anestesia, para que você não tenha medo de sentir dor. Além disso, o procedimento inclui um procedimento médico leve e não exige.
Esse tipo de biópsia por agulha geralmente requer apenas anestesia local. Enquanto isso, se o procedimento exigir que a equipe médica retire tecido dos órgãos mais profundos do corpo, então será usada anestesia geral / total.
O processo de biópsia que será realizado depende do tipo de biópsia selecionada. Relatórios da página da Clínica Mayo, existem vários tipos de biópsias realizadas para diagnosticar o câncer, a saber:
1. Biópsia da medula óssea
A biópsia da medula óssea é o procedimento de inserir uma agulha na medula óssea e aspirar o fluido ou tecido. Esse tipo de biópsia geralmente é feito quando o médico suspeita de um câncer no sangue, como leucemia, linfoma, mieloma múltiplo ou câncer que se origina ou se dirige para a medula óssea.
2. Biópsia endoscópica
Em uma biópsia endoscópica, o médico usará um tubo fino e flexível (endoscópio) equipado com uma luz e um cortador. Este dispositivo é inserido no corpo para retirar uma pequena quantidade de tecido suspeito de ser cancerígeno para uma amostra.
Normalmente, o endoscópio é inserido pela boca, reto, trato urinário ou uma pequena incisão na pele onde o câncer está localizado. Exemplos de procedimentos de biópsia endoscópica incluem uma cistoscopia para coletar tecido de dentro de sua bexiga, uma broncoscopia para retirar tecido de dentro de seus pulmões e uma colonoscopia para coletar tecido de dentro de seu cólon.
3. Biópsia por agulha
A biópsia por agulha é geralmente usada para detectar a presença de câncer em um nódulo da mama ou inchaço nos gânglios linfáticos. Os vários métodos de aplicação de uma biópsia por agulha comumente usados são:
- Usa uma agulha fina, longa e fina para remover fluido e células para análise.
- Usar uma agulha de núcleo de tamanho maior com uma ponta cortante que mais tarde serve para puxar e cortar o tecido de uma determinada área.
- Utilizando o auxílio de um aspirador (aparelho de sucção) para que a quantidade de fluido e células seja maior e separado com uma agulha.
- Usando a ajuda de exames de imagem, como tomografias computadorizadas, ultrassom, ressonância magnética e raios-X com agulha.
Quanto tempo demorou para a biópsia ser realizada e os resultados obtidos?
Citando da UCSF Health, a duração de uma biópsia por agulha fina ou biópsia com agulha é cerca de 10-15 minutos. No entanto, o tempo de biópsia do tumor pode variar e nem sempre é o mesmo de um tipo para outro.
Na biópsia ou biópsia cirúrgica, geralmente leva muito tempo do que biópsia com agulha. O mesmo acontece com outros tipos de biópsias que demoram diferentes tempos dependendo do nível de dificuldade.
Geralmente, você pode obter os resultados da biópsia 2 a 3 dias após o procedimento. Os resultados que requerem análises mais complexas podem levar de 7 a 10 dias.
Como é a preparação da biópsia?
Antes de ser submetido a uma biópsia de tumor, há uma série de coisas às quais você deve prestar atenção. Isso é feito para evitar vários efeitos colaterais indesejados. Os preparativos para biópsia que você precisa seguir são:
- Ter discutido a história da doença, bem como os medicamentos ou suplementos que estão sendo tomados.
- Não tome medicamentos que podem tornar o sangue mais fluido, como ibuprofeno ou naproxeno, pelo menos uma semana antes do procedimento.
- Pode ser solicitado que você jejue por 6 a 8 horas antes da biópsia.
- Use roupas largas e remova as joias.
Após a realização da biópsia, você deve descansar completamente por 2 dias e evitar atividades extenuantes. A biópsia é um procedimento bastante seguro e raramente causa efeitos colaterais, como sangramento, infecção, dano ao tecido ou dormência. Se sentir esses efeitos colaterais, consulte um médico imediatamente.