Os olhos são um dos órgãos mais importantes do corpo. Você pode ver o verde dos arrozais, os engarrafamentos nas estradas e as gotas de chuva nas janelas porque seus olhos funcionam bem. Infelizmente, ainda existem muitos que não conhecem a anatomia do olho e como mantê-la adequadamente. Venha, veja as seguintes análises sobre imagens oculares e suas funções, bem como dicas para manter seus olhos saudáveis.
Anatomia do olho e sua função
Para que você possa saber mais sobre a anatomia das partes do olho e suas funções, preste atenção na figura acima e na explicação abaixo.
1. Córnea
A córnea é um tecido transparente em forma de cúpula que forma a parte frontal ou externa do olho. A função da córnea é funcionar como uma janela e passagem para a luz entrar em seus olhos.
Graças à córnea, seu olho pode regular a entrada de luz para que você possa ver palavras e imagens com clareza. As funções da córnea fornecem 65-75 por cento do poder de foco do seu olho.
Você também precisa ter cuidado para manter a saúde de sua córnea. Dentro da córnea existem muitas terminações nervosas que a tornam muito sensíveis.
Se não tratada adequadamente, a córnea é suscetível a infecções bacterianas ou fúngicas, como ceratite. Além disso, existe também a possibilidade de alterações na estrutura da córnea, nomeadamente ceratocone.
2. A câmara anterior do olho (Camâra anterior)
A câmara anterior do olho é semelhante a um saco geléia que está atrás da córnea, na frente da lente (veja a imagem do seu sentido de visão acima). A bolsa, também conhecida como Camâra anterior contém líquido humor aquoso que ajuda a transportar nutrientes para o tecido ocular.
Fluido humor aquoso Ele também funciona como um balanceador de pressão no olho. A saúde ocular também é afetada pela produção e fluxo de fluido na câmara anterior do olho. Se houver um problema, ele pode causar problemas com a pressão dentro do olho, como glaucoma.
3. Esclera
A esclera é uma membrana dura e branca com tecido fibroso que cobre todo o globo ocular, exceto a córnea. No interior, existem músculos que se fixam para mover o olho e que se fixam na esclera.
Bem, você também deve ter cuidado porque isso não exclui problemas com a esclera do olho. Uma das doenças associadas à esclera problemática é a esclerite, que é uma inflamação e inchaço que ocorre na esclera.
4. Íris e pupila
A íris e a pupila são partes da anatomia do olho que estão interconectadas. A íris é uma membrana em forma de anel que envolve um pequeno círculo de cor mais escura no centro.
Bem, o pequeno círculo no meio é chamado de pupila. A pupila é um músculo do olho que pode abrir e fechar ou encolher e aumentar.
Enquanto isso, a íris funciona para regular a quantidade de luz que entra no olho e se ajusta à abertura da pupila. Quando exposta à luz forte, a íris fecha (ou estreita) e faz com que a pupila se abra para limitar a quantidade de luz que entra em seu olho.
Além disso, é a íris que determina a cor dos seus olhos. Pessoas com olhos castanhos têm íris com muito pigmento. Enquanto isso, pessoas de olhos azuis têm íris com menos pigmento.
A íris e a pupila do olho também não são poupadas da possibilidade de doenças. De acordo com a Mayo Clinic, um dos distúrbios que podem ocorrer é a irite, que é o inchaço e a inflamação da íris do olho. Outro nome para irite é uveíte.
5. Lente
A lente é a parte do olho que é um tecido transparente e flexível, que está localizada diretamente atrás da íris e da pupila, após a córnea (veja a imagem do seu sentido de visão acima).
A função da lente é ajudar a focalizar a luz e as imagens na retina. Esta lente fornece 25-35 por cento do poder de foco do seu olho.
A lente do olho tem uma textura flexível e elástica. Portanto, a forma pode mudar para ser curva e focar no objeto ao redor. Por exemplo, quando você vê pessoas perto de você ou à distância.
A lente também é uma parte comum do olho que apresenta problemas. Se alguém tem hipermetropia (miopia) ou hipermetropia (hipermetropia), isso é causado pela posição incorreta do cristalino e da córnea no globo ocular.
À medida que envelhecemos, essa parte importante da anatomia do olho também pode perder sua elasticidade e a capacidade de focalizar objetos. Isso é comumente referido como presbiopia ou olho velho, que é um distúrbio visual que muitos idosos experimentam.
Outro problema de lente ocular que freqüentemente ocorre devido ao envelhecimento é a catarata. Essa condição ocorre quando há pontos ou manchas semelhantes a névoa que cobrem parcialmente o cristalino do olho, de modo que o olho não pode ver claramente.
6. Coróide e conjuntiva
A coróide é uma parte do olho em forma de membrana marrom-escura que contém muitos vasos sanguíneos. Ele está localizado entre a esclera e a retina.
A coróide serve para fornecer sangue e nutrientes à retina e a todas as outras estruturas da anatomia do olho.
Enquanto isso, a conjuntiva é uma fina camada de tecido que cobre toda a parte frontal do olho, exceto a córnea.
Uma das doenças oculares que podem ocorrer na conjuntiva é a conjuntivite ou conjuntivite olho Rosa . Essa condição é a inflamação e o inchaço do revestimento da conjuntiva, causando vermelhidão e coceira nos olhos. Geralmente, essa condição é desencadeada por uma infecção bacteriana, viral ou alérgica (causadora de alergia).
7. Corpo vítreo
Diferente de líquido humor aquoso na frente da lente do olho, humor VITREO localizado atrás da lente do olho. Vítreo é uma substância gelatinosa que preenche a parte interna da anatomia do olho. Com o tempo, o vítreo se torna mais aquoso e pode se desprender da parte de trás do olho.
Se a sua visão parecer que há nuvens brancas flutuantes ou luzes piscando, consulte um oftalmologista imediatamente. Isso ocorre porque a substância vítrea destacada pode causar um orifício (uma condição chamada orifício macular) na retina.
8. Retina e nervo óptico
A retina é um tecido sensível à luz. Essa retina reveste a superfície interna da anatomia do olho. As células da retina podem converter a luz que chega em impulsos elétricos. Esses impulsos elétricos são transportados pelo nervo óptico (que se assemelha ao cabo de sua televisão) até o cérebro, que, em última análise, os interpreta como imagens ou objetos que o olho vê.
Existem vários problemas oculares relacionados à retina, que incluem:
- Oclusão da veia retiniana
- Retinite por citomegalovírus
- Lesão ou rasgo retiniano
- Retinopatia diabética
- Retinoblastoma
- Retinopatia prematura
- Síndrome de Usher Sindrom
9. Macula
A mácula é uma pequena área sensível no centro da retina que fornece visão central. Na mácula, há uma fóvea. A fóvea está localizada no centro da mácula e sua função é fornecer a visão mais detalhada e nítida do olho.
A mácula é a parte anatômica do olho com altos níveis de células fotorreceptoras (receptoras de luz) que podem detectar a luz e transmiti-la ao cérebro. Em outras palavras, a mácula tem um grande papel para que você possa ver várias cores e detalhes de um objeto com muita clareza.
Como sua função é tão crucial, danos à mácula geralmente podem afetar a visão central ou a visão central.
Um dos distúrbios comuns encontrados na mácula é a degeneração macular, um problema ocular que geralmente ocorre em pessoas com 50 anos ou mais.
10. Pálpebras
Embora localizadas na parte mais externa, as pálpebras ou pálpebras fazem parte da anatomia do olho com funções que não são menos importantes do que outras partes. As pálpebras ajudam a manter a saúde dos olhos, protegendo a córnea da exposição a objetos estranhos, como infecções, lesões e doenças.
Além disso, as pálpebras também ajudam a espalhar as lágrimas por igual na superfície do olho, especialmente se as pálpebras estiverem fechadas. É claro que isso ajuda a lubrificar os olhos e a evitar problemas de olho seco.
No entanto, você também deve ter cuidado e manter as pálpebras saudáveis. O motivo é que as pálpebras são propensas a inflamação, infecção e outros problemas, como:
- Blefarite
- Meibomianite
- calázio
- Chiqueiro ou chiqueiro
Então, como funciona o olho, também conhecido como o processo de ver?
Cada uma das partes anatômicas do olho acima trabalha em conjunto para que você possa ver claramente. No entanto, em que ordem isso funciona?
Primeiro, a luz entrará pela córnea. Depois disso, a córnea regulará a entrada de luz em seu olho.
A luz então passará pela pupila. Antes, a íris ficará encarregada de regular a quantidade de luz que entra na pupila.
A luz então passará pela lente do olho. A lente funcionará junto com a córnea para focar a luz corretamente na retina do olho.
Quando a luz atinge a retina, as células receptoras convertem a luz em um sinal a ser enviado ao cérebro por meio dos nervos ópticos. Dessa forma, o cérebro converterá o sinal na imagem que você normalmente vê.
Essas são 10 partes da anatomia do olho, juntamente com suas funções e como funcionam, que você deve saber. Existem muitas maneiras de manter a saúde dos olhos, desde a adoção de uma dieta saudável para os olhos, protegendo-os da luz solar direta, até a realização de exames oftalmológicos regulares para um oftalmologista.