Natação em borboleta: técnicas, movimentos e benefícios •

A natação em geral é uma atividade divertida. Porém, se você gosta de desafios, deve explorar os vários estilos de natação, é claro. Muitas pessoas dizem que a natação borboleta é a técnica de natação mais difícil. Então, o que você precisa dominar para fazer essa técnica corretamente?

A técnica de natação em borboletas que você precisa dominar

Nadar borboleta ou curso de borboleta é um dos tipos de técnica de natação mais difíceis de dominar. A técnica de natação em borboleta requer técnica precisa, bem como um bom ritmo de movimentos do corpo, braço e perna para ser executado corretamente.

Citado de All American Swim , o termo estilo de natação baseia-se na maneira como os braços do nadador se movem ao nadar no estilo borboleta. Seus braços se arquearão para cima e para fora da água ao mesmo tempo, parecendo um par de asas.

Além de ambos os braços remarem ao mesmo tempo, as pernas também continuarão a se mover usando uma técnica chamada chute de golfinho ou pontapé de golfinho . Embora pareça difícil, não significa que você não consiga dominar a natação em borboletas.

Antes de mergulhar na piscina, aqui estão algumas explicações sobre a borboleta ou técnica de natação estilo borboleta curso de borboleta que você precisa entender primeiro.

1. Posição e postura

A posição e a postura do corpo são muito importantes para que o movimento da borboleta seja eficiente. Quando estiver na água, certifique-se de que seu corpo permanece deitado de bruços. Tente posicionar o corpo paralelo e o mais próximo possível da superfície da água.

Além disso, nesta técnica de natação, você também precisa prestar atenção à postura e aos movimentos corporais, como:

  • O corpo formará um movimento de onda durante a natação no estilo borboleta.
  • O movimento da onda começará na cabeça, seguido pelo tórax, quadris e pés. Isso precisa ser feito ritmicamente para formar uma onda em forma de “S”.
  • A posição da cabeça varia, ou seja, logo abaixo da água ao expirar e o queixo repousa na superfície da água ao inspirar.
  • Certifique-se de que, quando sua cabeça estiver debaixo d'água, seus quadris estejam elevados à superfície. Enquanto isso, quando a cabeça está na superfície da água, os quadris caem.

2. Técnica de movimento do braço

A braçada de borboleta é quase igual à técnica de nado nado livre. A diferença é que, na natação borboleta, os dois braços se movem simultaneamente e continuamente.

Existem quatro fases principais do movimento do braço nesta técnica de natação, a saber: entrada , pegar , puxar , e recuperação .

  • entradas. Braços estendidos na frente do corpo e acima da superfície da água. Em seguida, a mão vai para a água com o polegar primeiro. As mãos estão na largura dos ombros, com os cotovelos dobrados e ligeiramente mais altos do que as mãos.
  • Pegar. Ao entrar na água, certifique-se de que seus braços estejam retos, na largura dos ombros e as palmas das mãos voltadas para baixo. Em seguida, faça um movimento de pressão para baixo e para fora com as duas mãos ao mesmo tempo.
  • Puxar. Puxe as mãos em direção ao corpo em um movimento semicircular. Palmas voltadas para fora e mantenha os cotovelos mais altos do que as mãos.
  • Recuperação. Assim que suas mãos alcançarem as coxas no final da puxada, passe os dois braços sobre a água ao mesmo tempo. Jogue os braços para a frente até a posição inicial e repita o movimento.

3. Técnica de movimento do pé

A técnica de movimento do pé na natação borboleta é comumente chamada de chute de golfinho ou pontapé de golfinho . Portanto, a melhor maneira de aprender essa técnica é se imaginar como um golfinho ou uma sereia nadando.

Durante o movimento, os pés devem estar juntos e os dedos apontando para baixo. Você precisa chutar simultaneamente. Acredita-se que esse movimento de natação seja eficaz para contrair os músculos abdominais.

O movimento das pernas na natação borboleta é dividido em duas fases, a saber:

  • Quando os braços estiverem na água, dê pequenos chutes para equilibrar o corpo.
  • Quando os braços estão acima do nível da água durante a fase recuperação , dê grandes chutes para impulsionar o corpo para frente devido ao impulso perdido durante essa fase.

4. Técnica de respiração

Respirar nadando em borboleta é o maior desafio, pois é preciso definir um ritmo e deve ser concluído rapidamente. Os ritmos que você pode fazer para inspirar e expirar incluem:

  • Inspire no início da fase recuperação , quando os braços estão apenas começando a sair para a superfície da água.
  • Levante o queixo paralelamente acima ou contra a superfície da água enquanto olha para frente e inspire rapidamente pela boca.
  • Após expirar, abaixe imediatamente a cabeça sob a água e expire pela boca e pelo nariz. A cabeça deve retornar antes que os braços entrem na água.

As técnicas de respiração com elevação do queixo e olhando para a frente são básicas e são conhecidas como caminho tradicional .

Além disso, existem também três outras técnicas, nomeadamente observador de água - descanse e olhe para a superfície da água, surfista de queixo - caia bem na superfície da água e olhando para a frente, e respirador lateral - posição inclinada da cabeça para respirar.

Benefícios da natação borboleta

Um dos benefícios da natação é que ela proporciona um treino completo para todas as partes do corpo. Além disso, a natação também pode ajudar a prevenir o risco de doenças cardíacas, derrames e diabetes mellitus tipo 2.

Então, há algum benefício especial na natação com borboletas? Bem, prova-se que a natação em borboletas queima cerca de 450 calorias por 30 minutos de natação. Isso torna o estilo de natação a maneira mais eficaz de perder peso.

Nadar na braçada de borboleta pode ajudar a tonificar e construir músculos na parte superior do corpo, tórax, braços (especialmente tríceps), abdômen e músculos das costas. Este estilo de natação também é capaz de aumentar a flexibilidade e alongamento para melhorar a postura.

Natação borboleta definitivamente não é para iniciantes, é preciso prática extra antes de você realmente pegar o jeito. Escolha um instrutor experiente para saber a técnica correta e minimizar o risco de lesões.