Muitos dos alimentos que você consome diariamente usam farinha como ingrediente principal. Cada tipo de farinha também possui características, matérias-primas e funções próprias. Alguns são feitos de trigo, arroz, milho e feijão.
Com base na sua função, este produto também se subdivide em farinhas especiais para cozinhar, bolos, sobremesas e muito mais.
Quer enriquecer o seu cardápio diário com vários tipos de farinha? Confira os seguintes comentários.
O que é farinha?
A farinha é um pó feito pela moagem de sementes, nozes, sementes, raízes ou outras partes de uma planta que contenham amido.
Nesta era moderna, o termo "farinha" geralmente se refere à farinha de trigo feita de trigo.
A farinha tem quatro componentes que vêm da semente original, a saber: endosperma, cascas, instituições e glúten.
Esses quatro componentes têm os seguintes efeitos no produto final da farinha.
- Endosperma ou seja, a parte da semente que contém amido, carboidratos, proteínas e um pouco de gordura. A farinha simples geralmente contém apenas este componente.
- Casca ou a casca do grão. A casca aumenta o teor de fibras da farinha e confere-lhe uma cor castanha e uma textura mais grossa.
- Instituição que é o centro de vários nutrientes dos grãos. As instituições que contêm farinha têm um maior teor de vitaminas, minerais e fibras.
- Glúten é uma proteína naturalmente contida no endosperma das sementes. O glúten torna a massa maleável, forte e em borracha.
O mesmo tipo de farinha pode ter diferentes componentes, dependendo do processo de moagem. A diferença nesses componentes determinará o valor nutricional de um produto de farinha.
Tipos de farinha com base na matéria-prima
A farinha é dividida em vários tipos. A seguir estão vários tipos de farinha que são mais comumente consumidos com base em suas matérias-primas.
1. Farinha de trigo
A maior parte da farinha que você encontra no mercado é de trigo. Esta farinha é feita de gérmen de trigo, que se transforma em um pó branco e fino.
Você pode usar farinha de trigo para cozinhar, bolos, doces e outros.
A farinha de trigo é rica em carboidratos, fibras, proteínas, vitaminas e minerais.
A farinha fortificada (enriquecida com nutrientes) geralmente também contém muitas vitaminas B1, B3, B6, cálcio e ferro.
2. Farinha de trigo integral ( toda farinha de trigo )
Toda farinha de trigo é basicamente um tipo de farinha de trigo. Ambos são feitos de trigo moído.
No entanto, o processo de moagem do trigo não remove a epiderme, o endosperma e as instituições.
Portanto, o conteúdo nutricional e os benefícios da farinha de trigo integral são geralmente mais ricos do que a farinha de trigo comum.
Você pode obter mais fibras, vitaminas, minerais e proteínas, mas com uma textura de farinha que tende a ser grossa.
3. Farinha de arroz
A farinha de arroz é feita de grãos de arroz que são transformados em um pó fino. O termo “farinha de arroz” geralmente se refere à farinha de arroz branco.
No entanto, também existem outras variantes da farinha de arroz, como a farinha de arroz glutinoso e a farinha de arroz integral.
Quando comparada à farinha de trigo, o conteúdo de fibras, proteínas, vitaminas e minerais da farinha de arroz é menor.
No entanto, este produto se destaca em conteúdo de energia e carboidratos. O teor de gordura ainda é baixo, embora as calorias sejam bastante altas.
4. Amido
O amido é feito de amido de mandioca e tem um sabor doce característico. Existem muitos nomes para esse tipo de farinha, incluindo farinha de tapioca e aci.
Quando tratado com água, o amido produzirá uma massa pegajosa e em borracha.
A farinha de tapioca é quase inteiramente composta de amido (carboidratos), de modo que o conteúdo de proteínas, fibras, vitaminas e minerais tende a ser baixo.
É por isso que a farinha de tapioca é frequentemente usada como aditivo e não como ingrediente alimentar.
5. Farinha de amêndoa
Além de ser consumida diretamente e transformada em leite de amêndoa, a amêndoa também pode ser utilizada como farinha.
O processo de fabricação começa com a fervura das amêndoas até que a casca saia. Depois disso, as amêndoas são moídas até um pó fino.
Ao contrário da farinha de grãos, a farinha de amêndoa contém mais gordura. Este tipo de farinha também é rico em vitamina E.
Como um composto antioxidante, a vitamina E ajuda a proteger as células do corpo contra os danos dos radicais livres.
6. Farinha de trigo sarraceno
A farinha de trigo sarraceno possui matéria-prima na forma de "grãos" do grupo dos pseudocereais. O trigo sarraceno é diferente dos grãos reais, como o trigo ou o arroz.
A farinha de trigo sarraceno também não contém glúten, por isso é segura para pessoas com intolerância ao glúten.
O conteúdo nutricional do trigo sarraceno também é um pouco mais alto do que outros grãos. A farinha, que geralmente é processada em macarrão de trigo sarraceno, pode ajudar a atender às necessidades de proteínas, carboidratos, fibras e gordura sem fornecer calorias em excesso.
7. Amido de Milho
Ao contrário da maioria dos tipos de farinha, o amido de milho é geralmente usado como agente espessante para enriquecer a textura de molhos, sopas e bolos.
Os fabricantes fazem o amido de milho moendo os grãos de milho em um pó fino. Infelizmente, essa farinha é rica em calorias e carboidratos, mas não contém muitos outros nutrientes.
O consumo em grandes quantidades não é bom para o açúcar no sangue. Portanto, você deve limitar seu uso.
Tipos de farinha com base no seu uso
Ao fazer compras no supermercado, você pode encontrar uma variedade de farinha de trigo.
Aparentemente, de acordo com a Academia de Nutrição e Dietética, as variantes da farinha de trigo têm seus próprios usos na culinária. Aqui está a divisão.
1. Farinha multiuso
Esta farinha multiuso tem teor moderado de amido e proteína. Você pode usá-lo em quase qualquer tipo de preparação.
2. Farinha de Pão
Este produto tem um teor de proteína (glúten) mais alto, de modo que os resultados da massa são fortes, bons e mastigáveis.
3. Farinha para bolo
O teor de proteína da farinha para bolos é mais baixo e os grânulos são mais finos, por isso é adequado como ingrediente para bolos macios.
4. Farinha com fermento
Esta é uma farinha multiuso com adição de sal e bicarbonato de sódio . Este produto é adequado como matéria-prima para biscoitos e pães.
5. Farinha pastéis
Farinha de trigo pastéis contém proteína moderada de modo a produzir textura pastéis leve um.
6. Semolina
A semolina é um tipo de farinha de um tipo de trigo chamado Durum. Com alto teor de proteína, a sêmola produz uma massa densa e em borracha adequada para massas alimentícias.
A farinha é parte integrante da vida cotidiana.
Além de versátil, a farinha também contém nutrientes que podem ajudar a atender às suas necessidades e até trazer benefícios para a saúde.