Gurah, tratamento tradicional para seios da face. É seguro?

Na medicina tradicional, você pode encontrar frequentemente o método gurah. Gurah é geralmente usado para tratar doenças nasais, como sinusite e rinite. Além disso, o gurah é frequentemente usado como um método para tratar o corrimento vaginal. Embora haja previsão de cura, a gurah nasal é segura e pode ser usada como tratamento para sinusite?

O que é uma hemorragia nasal?

De acordo com o Grande Dicionário Indonésio, gurah é um tratamento tradicional pingando ingredientes de ervas no nariz.

Os ingredientes à base de ervas usados ​​para gurah são a planta srigunggu, ou o que tem outro nome Clerodendrum serratum .

Prof. dr. Soepomo Soekardono, Sp. ENT-KL (K) da Faculdade de Medicina da Universidade Gadjah Mada disse que em javanês, gurah está limpando as narinas e a garganta.

Este método gurah foi introduzido pela primeira vez por Marzuki em 1900 em Giriloyo, Wukirsari, Bantul, Yogyakarta.

Conforme explicado anteriormente, o material usado para o tratamento de gurah são as raízes da árvore srigunggu, que são molhadas e depois secas.

Após a secagem, a raiz de srigunggu foi esmagada para produzir espuma e, em seguida, filtrada com um pano limpo até a obtenção de um líquido transparente.

O líquido é então adicionado com água de cozimento (água fervida). Além das raízes, as folhas e os caules da planta srigunggu também são frequentemente processados ​​em extratos de ervas em forma de cápsula para beber.

De acordo com o Prof. dr. Acredita-se que o Soepomo, gurah seja capaz de reduzir os sintomas da sinusite, incluindo a quantidade de muco, redução dos espirros e queixas de congestão nasal.

Além de ser capaz de aliviar alguns dos sintomas da sinusite, o gurah também é conhecido por causar otite média, sinusite aguda grave, amigdalofaringite aguda e peritonsilite aguda.

Gotas da erva srigunggu no tratamento do nariz gurah

Clerodendrum serratum é o nome latino da planta medicinal srigunggu.

Esta planta cresce em climas tropicais e quentes, como África, Sul da Ásia, Malásia e está espalhada pelas florestas da Índia e Sri Lanka.

Com base em um artigo de Journal of Ethnopharmacology , esta planta é geralmente usada como planta para tratar a dor, inflamação, reumatismo, distúrbios respiratórios, febre e febre devido à malária na Índia.

C. serratum contém ingredientes que são úteis para superar a inflamação, como saponinas, flavonóides e fenólicos.

Além disso, também existem icosa-hidropicênicos e ácido ursólico que se acredita ser capaz de superar alergias.

O tratamento do nariz que ronca é seguro?

Basicamente, o uso da medicina tradicional, incluindo gurah, foi regulamentado por regulamentos governamentais. Isso é regulamentado pela Lei da República da Indonésia nº 36 de 2009.

Na lei, o gurah está incluído na categoria da medicina tradicional junto com outros métodos, como massagem, acupuntura, reflexologia e ventosas.

No entanto, embora os benefícios da gurah nasal tenham sido estudados em vários estudos, isso não garante que esse método seja definitivamente seguro.

Todos os tipos de medicamentos tradicionais feitos de ingredientes naturais têm efeitos colaterais potenciais e podem ser perigosos para a saúde.

Infelizmente, até agora, a eficácia das plantas gurah e srigunggu ainda está sendo debatida por especialistas.

Na verdade, não houve mais estudos examinando os benefícios e riscos da medicina tradicional.

Até o momento, existem apenas estudos que discutem os efeitos colaterais do ronco nasal em animais.

A pesquisa da Universidade Padjadjaran afirma que a planta srigunggu tem o potencial de afetar a qualidade do esperma em ratos.

Além disso, também há quem acredite que o corrimento nasal corre o risco de causar os efeitos colaterais da perda do olfato, ou o que se denomina anosmia em termos médicos.

Esta é uma condição em que o nariz não consegue mais sentir nenhum cheiro ou fragrância.

A condição de anosmia é freqüentemente encontrada em pessoas que fizeram tratamento com o método gurah.

O aparecimento dos sintomas de anosmia, dos quais muitos pacientes se queixam, é provavelmente causado pela quantidade de muco que sai para secar os vasos sanguíneos.

A perda do olfato pode parecer trivial se ocorrer em um curto período de tempo. No entanto, essa condição certamente será difícil se durar muito tempo.

De acordo com o NHS, a anosmia pode retornar à vida variando no tempo, de algumas semanas a meses.

No entanto, novamente, não há pesquisas que apoiem as afirmações acima, especialmente no que diz respeito aos seus efeitos no corpo humano.

Mais pesquisas médicas ainda são necessárias em relação aos benefícios e riscos dessa gurah nasal. Embora natural, o medicamento fitoterápico não é necessariamente seguro.

Verifique a segurança e eficácia do medicamento fitoterápico que você está usando, uma das quais é ver se recebeu ou não uma recomendação do BPOM.

Tratamento natural diferente de gurah

Embora a eficácia do ronco nasal ainda não seja conhecida, ainda existem vários tipos de tratamento natural da sinusite por meio de bebidas ou alimentos que podem ser usados ​​para aliviar os sintomas de uma infecção sinusal da qual você está sofrendo.

A seguir estão algumas dicas para aliviar os sintomas de infecção sinusal que você pode tentar em casa.

  • Bebe muita água.
  • Beba água fervida com gengibre.
  • Coma alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3.
  • Comendo mel.
  • Compressas quentes.
  • Usar umidificador ou vapor de água quente.

A sinusite é uma doença nasal que requer cuidados e tratamentos especiais e sérios.

Se tratada no original, essa doença pode causar complicações de sinusite, e exigir maiores custos de tratamento.

Portanto, você deve consultar o seu médico antes de tomar a iniciativa de tomar outros tratamentos alternativos.