Quando você está surpreso ou depois de uma corrida matinal, certamente notará que sua freqüência cardíaca parece mais rápida do que quando você está relaxando. Na verdade, o que é frequência cardíaca e qual é o limite normal? Vamos lá, entenda mais profundamente a frequência cardíaca normal (pulso) e as várias coisas que a afetam na revisão a seguir.
Freqüência cardíaca normal por idade
O coração é um órgão vital cuja função é bombear o sangue por todo o corpo. Isso permite que o sangue rico em oxigênio alcance todas as células do corpo. Para verificar a saúde do coração, os médicos geralmente observam como estão a pressão arterial e a frequência cardíaca normais.
A frequência cardíaca, também conhecida como pulso, é o número de vezes que seu coração bate por minuto. Uma frequência cardíaca ou pulso normal varia de 60 a 100 batimentos por minuto (BPM). No entanto, o número de taxas de pulso normais também pode ser categorizado por idade, a saber:
Frequência cardíaca normal (pulso) em bebês e crianças
- Recém-nascidos a meses, variando de 70-190 batimentos por minuto.
- Bebês com idade entre 1 e 11 meses, variando de 80 a 150 batimentos por minuto.
- Crianças de 1 a 2 anos, variando de 80 a 130 batimentos por minuto.
- Crianças de 3 a 4 anos, variando de 80 a 120 batimentos por minuto.
- Crianças de 3 a 4 anos, variando de 80 a 120 batimentos por minuto
- Crianças de 5 a 6 anos, variando de 75-115 batimentos por minuto.
- Crianças de 7 a 9 anos, variando de 70 a 110 batimentos por minuto.
- Crianças com 10 anos ou mais têm uma freqüência cardíaca normal de cerca de 60-100 batimentos por minuto.
Como calcular a frequência cardíaca
Calcular sua freqüência cardíaca é fácil e você pode usar seu número como um guia de quão duro você deve se exercitar no futuro.
Para calcular sua frequência cardíaca, você só precisa de habilidades com números e um cronômetro. No entanto, é importante escolher um momento para contá-los. Você obterá a leitura mais precisa de sua frequência cardíaca no momento em que acordar pela manhã.
- Coloque as pontas dos dedos indicador e médio da mão direita na palma do pulso esquerdo (ou vice-versa), logo abaixo da base do polegar. Ou coloque as pontas do dedo indicador e do terceiro dedo no pescoço da mandíbula, em um lado da garganta. Não use o polegar, pois ele tem um pulso leve que pode confundi-lo ao contar.
- Pressione suavemente o dedo até sentir uma pulsação sob o dedo. Pode ser necessário mover o dedo até sentir realmente o pulso.
- Conte seu pulso em 15 segundos. Multiplique o resultado por 4 para obter sua taxa de pulso em repouso por minuto. Você pode contar seu pulso três vezes e depois calcular a média de todos os três para ter certeza absoluta.
Várias coisas que afetam a frequência cardíaca normal
Seu pulso pode pular alto ou baixo do que deveria. Além da idade, as mudanças na frequência cardíaca também são influenciadas por vários fatores, incluindo:
Atividade física
Quando você está praticando atividades físicas, como esportes, a freqüência cardíaca inicialmente normal pode aumentar. Isso ocorre porque seu corpo precisa de mais oxigênio para produzir energia, então o coração precisa bombear sangue rico em oxigênio para todo o corpo mais rapidamente.
Relatórios da American Heart Association, desde que você faça atividades de intensidade moderada, sua frequência cardíaca alvo é geralmente em torno de 50-70% de sua frequência cardíaca máxima. Enquanto isso, se você faz atividades de alta intensidade, sua meta de freqüência cardíaca é em torno de 70-85% de sua freqüência cardíaca máxima.
Por exemplo, você tem 20 anos, tem uma pulsação máxima de 200 BPM e está fazendo exercícios de alta intensidade. Portanto, o limite máximo é 200 BPM x 70 ou 80%, então sua freqüência cardíaca naquele momento está em torno de 140-160 batimentos cardíacos por minuto. Esta freqüência cardíaca é certamente diferente em magnitude quando você está descansando.
Temperatura do ar
A frequência cardíaca normal também pode mudar dependendo da temperatura do ar ao seu redor. Se a temperatura ambiente estiver alta, a freqüência cardíaca aumentará. Isso acontece porque o ar quente faz com que o coração bombeie mais sangue. Normalmente, a freqüência cardíaca aumenta em cerca de 5 a 10 batimentos adicionais por minuto.
Posição corporal
Quando seu corpo está sentado ou em pé, o pulso não será diferente. No entanto, depois de ficar em pé pelos primeiros 15-20 segundos, o pulso aumentará ligeiramente. Após alguns minutos, o pulso ascendente retornará ao seu número original.
Emoção
O estresse também pode alterar sua frequência cardíaca normal. Além disso, várias outras emoções, como ansiedade, raiva, tristeza e felicidade, também podem alterar sua frequência cardíaca total por minuto.
corpo gordo
Pessoas com gordura corporal geralmente apresentam pulso em repouso mais alto do que o normal. No entanto, não mais do que 100 batimentos por minuto.
Uso de certas drogas
Os medicamentos também podem afetar a frequência cardíaca normal. Exemplos desses medicamentos são medicamentos para tratar problemas de tireoide, medicamentos beta-bloqueadores, medicamentos para resfriado, medicamentos para o coração, medicamentos para asma e bloqueadores de cálcio.
Certos problemas de saúde
A frequência cardíaca normal também pode ser alterada devido a problemas de saúde. Na maioria das vezes, essa condição afeta pessoas com doenças cardíacas, como um distúrbio do ritmo cardíaco (arritmia).
Ou a freqüência cardíaca se torna mais fraca abaixo de 60 BPM (bradicardia) ou mais rápida acima de 100 BPM (taquicardia). Além disso, pessoas com diabetes e níveis elevados de colesterol.
Quando ocorre bradicardia, você geralmente experimenta tonturas, dor no peito, falta de ar, fraqueza e uma sensação de desmaio. Enquanto isso, quando ocorrer taquicardia, você sentirá falta de ar, batimento cardíaco acelerado acompanhado de dor no peito e uma sensação de desmaio.
Se sentir estes sintomas, vá ao médico imediatamente ou peça ajuda a um médico. Como esses sintomas mostram sinais de emergência com risco de vida, eles precisam de tratamento imediato.