Depois de entrar no período de gravidez, você pode começar a coletar o máximo de informações possível para manter a saúde da gestante e do feto. Isso inclui descobrir o que você pode e o que não pode fazer desde a primeira semana de gravidez até os últimos trimestres. Bem, um dos segredos para manter a saúde durante a gravidez é evitar todas as proibições, já que a mãe ainda está grávida. Na verdade, quais são os tabus para as jovens grávidas que precisam ser obedecidos?
Várias proibições para jovens mulheres grávidas
A gravidez precoce ou o primeiro trimestre da gravidez é um momento muito importante para o desenvolvimento do feto no futuro.
Neste momento, todos os principais órgãos do feto estão começando a se formar, embora não haja mudanças visíveis no físico da mãe.
Portanto, as mulheres grávidas precisam prestar atenção extra durante esse período da gravidez, uma das quais é ficar longe de várias coisas que são proibidas no início da gravidez.
Ficar longe de todas as proibições pode ajudar as mães a evitar vários problemas durante o início da gravidez e complicações na gravidez.
Então, o que não deve ser feito durante o primeiro trimestre da gravidez? Aqui está a explicação.
1. Não fume
Fumar durante a gravidez pode causar vários problemas para a mãe e para o bebê no útero.
O CDC afirma que fumar durante a gravidez pode causar danos aos tecidos do feto, especialmente nos pulmões e no cérebro.
Isso pode aumentar o risco de defeitos congênitos, baixo peso ao nascer em bebês e síndrome da morte súbita infantil (SMSL).
Além disso, fumar durante a gravidez também aumenta o risco de aborto espontâneo e parto prematuro.
2. Não beba álcool
Não apenas fumar, mas beber álcool durante a gravidez também pode causar problemas para o seu bebê.
Estes incluem abortos espontâneos, natimortos e várias deficiências comportamentais e intelectuais conhecidas como Transtornos do espectro fetal do álcool (FASDs).
De acordo com a Sanford Health, crianças com FASDs podem ter o seguinte:
- características faciais anormais,
- má coordenação corporal e memória,
- dificuldade de aprendizagem,
- atrasos na fala e compreensão da linguagem,
- baixo QI,
- incapacidade de raciocinar e julgar,
- problemas de sono,
- deficiência visual,
- perda de audição, e
- problemas de coração, rins ou ossos.
3. Não coma alimentos crus
Outra proibição para mulheres grávidas é comer alimentos crus ou malcozidos, incluindo carne, ovos ou carne de porco frutos do mar.
O motivo é que as mães que comem alimentos crus correm o risco de serem contaminadas por bactérias e causar listeriose, toxoplasmose e salmonelose, que colocam em risco a saúde da mãe e do feto.
Essas infecções bacterianas correm o risco de causar malformações congênitas ou aborto espontâneo.
Portanto, certifique-se de que os alimentos que ingere não sejam crus e cozinhados na perfeição.
4. Não beba muito café
Se você é um fã de café, deve reduzir ou limitar a ingestão de café por dia.
Quando ingeridos em pequenas quantidades (cerca de 200 miligramas ou duas xícaras por dia), o café ou as bebidas com cafeína podem não prejudicar a saúde do feto.
No entanto, algumas pesquisas sugerem que beber muito café pode aumentar o risco de aborto espontâneo.
Isso ocorre porque a cafeína do café pode atravessar a placenta e afetar o desenvolvimento do bebê, incluindo o desenvolvimento da frequência cardíaca.
5. Não limpe os dejetos animais
Manter animais durante a gravidez pode ser bom para você. No entanto, é melhor não entrar em contato direto ou limpar as fezes de seu animal de estimação.
O motivo é que existem muitos parasitas nos dejetos animais que podem prejudicar a saúde de gestantes e fetos, tais como: Toxoplasma gondii em fezes de gato (toxoplasmose).
A exposição à toxoplasmose durante o início da gravidez pode aumentar o risco de aborto espontâneo, problemas de visão e prejudicar o desenvolvimento do cérebro do feto.
6. Não tome drogas descuidadamente
Outra coisa que não deve ser feita desde a 1 semana de gravidez ou enquanto a gravidez é jovem, nomeadamente tomar medicamentos sem o conhecimento do médico.
Pois, nem todos os medicamentos podem ser consumidos por mulheres grávidas. Alguns medicamentos podem realmente interferir no desenvolvimento fetal.
Portanto, se você sentir certos sintomas durante o início da gravidez, deve consultar um médico para o tratamento adequado.
Ao tomar medicamentos, preste atenção às instruções de uso do medicamento bem antes de tomá-lo.
7. Não beba leite não pasteurizado
Se você bebe leite durante a gravidez, escolha o leite que passou pelo processo de aquecimento. Nunca escolha leite não pasteurizado ou cru.
O motivo é que o leite não pasteurizado pode conter a bactéria Listeria. A contaminação por essas bactérias quando a mãe está grávida pode aumentar o risco de aborto espontâneo e defeitos congênitos.
8. Não coma peixes que contenham mercúrio
Além de alimentos crus e leite não pasteurizado, outras mulheres grávidas são proibidas de comer peixes que contenham mercúrio.
Não apenas na gravidez precoce, o peixe que contém mercúrio também é um alimento proibido durante a gravidez em cada trimestre.
Porque o mercúrio nos peixes marinhos pode causar danos cerebrais ao feto.
Portanto, as mulheres grávidas não devem comer alimentos com alto teor de mercúrio durante a gravidez, como tubarão, cavala ou peixe-espada.
9. Não faça exercícios de alta intensidade
Praticar exercícios durante a gravidez pode ser benéfico para a saúde da mãe.
No entanto, você deve evitar exercícios de alta intensidade porque podem causar sangramento ao parto prematuro, especialmente se você fizer durante a gravidez.
Esportes de alta intensidade ou atividades que você precisa evitar, como esportes que envolvem contato direto, saltos, que envolvem muitos movimentos para cima e para baixo (passeios a cavalo).
Em essência, você deve evitar qualquer atividade que aumente o risco de queda.
Você deve perguntar ao seu médico sobre o tipo certo de exercício no primeiro trimestre da gravidez.
10. Não tome banhos quentes ou saunas
Outros tabus quando as mulheres grávidas são jovens são as saunas e os banhos quentes.
O motivo é que existe o risco de superaquecimento, desidratação e até desmaios quando as mulheres grávidas fazem essas atividades.
Isso pode afetar o desenvolvimento fetal.
Na verdade, vários estudos mostraram que o risco de aborto espontâneo é dobrado em mulheres grávidas que usam saunas ou banhos quentes durante o início da gravidez.
11. Não coma demais
Mesmo que você tenha dois anos, isso não significa que você come duas porções.
Na verdade, mulheres grávidas que comem excessivamente também podem ter ganho de peso excessivo durante a gravidez.
Se isso acontecer, seu bebê corre risco de obesidade mais tarde.
Portanto, você deve comer com moderação e, ao mesmo tempo, prestar atenção aos nutrientes que você precisa preencher durante a gravidez.