5 medicamentos naturais alternativos para dor de ouvido que você pode encontrar em casa

A dor de ouvido pode ser causada por várias coisas, como infecções, alergias e respostas a outras partes do corpo que estão inflamadas. Embora nem sempre seja um sinal de uma doença grave, dores de ouvido podem ser irritantes. Você pode lidar com várias formas naturais, mas em certas condições, você pode precisar de medicamentos. Aqui está a explicação.

O que são remédios naturais para dor de ouvido?

Aqui estão uma variedade de opções de tratamento natural que você pode fazer para tratar a dor de ouvido, incluindo:

1. Compressa quente ou fria

Fonte: Ambição de Saúde

Colocar uma toalha embebida em água quente pode ajudar a reduzir a inflamação e a dor no ouvido. Você pode colocar uma toalha que foi mergulhada em água quente na orelha por cerca de 20 minutos.

Além da terapia de calor, você também pode experimentar compressas frias para tratar dores de ouvido. Mergulhar uma toalha em água fria e colocá-la no ouvido pode ser uma forma bastante eficaz de aliviar a dor. Você também pode embrulhar um cubo de gelo em uma toalha e aplicá-lo no sangue ao redor da orelha por cerca de 20 minutos.

2. Massagem

Se a dor surgir ao redor da mandíbula do dente ou como resultado de uma cefaléia tensional, você pode massagear os músculos ao redor da área dolorida. Por exemplo, se você tem dor de ouvido nas costas, experimente massagear os músculos da mandíbula e do pescoço. A massagem também pode ajudar com a dor de infecções de ouvido.

Comece massageando de trás das orelhas até a nuca, em um movimento de cima para baixo. Depois disso, tente massagear na frente da orelha. Isso é feito para drenar o excesso de fluido do ouvido que causa dor que piora.

3. Alongue o pescoço

Algumas dores de ouvido são causadas por pressão no canal auditivo ou no canal auditivo. A execução de vários alongamentos no pescoço pode ser usada para aliviar essa pressão. Você pode fazer isso:

  • Sente-se ereto, com os dois pés tocando o chão.
  • Gire lentamente o pescoço da direita para a esquerda e vice-versa.
  • Levante os ombros, como se estivesse tentando cobrir as orelhas com os ombros.
  • Faça isso sempre que acordar e quando sentir dor de ouvido.

4. Faça a mistura de alho

Brandon Hopkins, MD, um especialista da The Cleveland Clinic diz que embora não haja nenhuma evidência científica da eficácia do alho como remédio para dor de ouvido, você pode tentar este método.

A razão é que o alho tem sido usado como um medicamento tradicional para aliviar a dor desde séculos atrás. A pesquisa mostra que o alho tem propriedades antibióticas e antimicrobianas que podem ajudar a combater infecções.

Você pode processar o alho como gotas para os ouvidos. Você pode fazer isso mergulhando o alho amassado em azeite de oliva ou óleo de gergelim quente. Depois de filtrado, pegue o óleo e aplique no orifício ou no canal auditivo.

5. Use a árvore do chá e azeite de oliva

O óleo da árvore do chá contém uma variedade de compostos antifúngicos, anti-sépticos, antiinflamatórios e antibacterianos que são bons para remédios naturais para dores de ouvido. Portanto, você pode usar esse óleo em gotas para reduzir a dor e o desconforto nos ouvidos.

Para evitar o risco de alergias, você pode misturar o óleo da árvore do chá com azeite de oliva quente antes de colocá-lo na orelha. De acordo com a Academia Americana de Pediatria, embora não haja evidências científicas, o azeite de oliva pode ser usado de forma bastante eficaz no tratamento de dores de ouvido.

6. Ajuste a posição de dormir

O modo como você dorme pode afetar as dores de ouvido. Descanse com a cabeça em dois ou mais travesseiros, de forma que a orelha que dói fique mais alta do que o resto do corpo.

Como alternativa, se sua orelha esquerda estiver infectada, durma sobre o lado direito. Esse método pode reduzir a dor de ouvido que você sente, pois quanto menos pressão, menos dor de ouvido.

Você pode usar esses vários tratamentos caseiros como uma alternativa adicional ao tratamento de um médico. No entanto, certifique-se de consultar primeiro para evitar quaisquer possíveis efeitos colaterais.

Quando devo ir ao médico?

Nem todos os remédios caseiros e remédios naturais para os ouvidos podem aliviar as dores de ouvido. Você precisa consultar um médico imediatamente se:

  • Sangramento no ouvido, até exsudando pus.
  • Teve febre alta, dor de cabeça ou tontura.
  • Sentindo algo preso no ouvido.
  • Inchaço atrás da orelha, especialmente se um lado do rosto estiver fraco e os músculos difíceis de mover.
  • A dor de ouvido piora até o ponto de causar uma perda auditiva temporária.
  • Os sintomas não melhoram e pioram ao longo de dois dias.

Quais são os tratamentos médicos que podem tratar a dor de ouvido?

O tratamento para dores de ouvido geralmente é feito sob medida com base na causa, idade e gravidade da infecção. A seguir estão vários medicamentos que são comumente prescritos para tratar dores de ouvido, a saber:

Antibióticos

O médico vai dar antibióticos orais para infecções de ouvido causadas por bactérias . Os antibióticos são administrados para tratar infecções de ouvido em:

  • Crianças a partir de 6 meses de idade com dor de ouvido moderada a intensa em uma ou ambas as orelhas. A dor também durou menos de 48 horas e aumentou a temperatura corporal para mais de 39ºC.
  • Crianças de 6 a 23 meses com dor de ouvido leve em uma ou ambas as orelhas com duração inferior a 48 horas e temperatura corporal ainda abaixo de 39ºC.
  • Crianças de 24 meses ou mais até a idade adulta com dor de ouvido leve em uma ou ambas as orelhas. A dor durou menos de 48 horas e a temperatura corporal está abaixo de 39 graus Celsius.

As seguintes opções de antibióticos são geralmente administradas a pessoas com dor de ouvido devido a infecção:

  • Amoxicilina (Amoxil, Trimox, Wymox)
  • Cefixima (Suprax)
  • Cefuroxima Axetil (Ceftina)
  • Cefprozil (Ceffil)
  • Cefpodoxime (Vantin)
  • Cefdinir (Omnicef)
  • Clindamicina (Cleocin HCl)
  • Claritomicina (Biaxin)
  • Azitromicina (Zithromax)
  • Ceftriaxona (Rocephin)

Os antibióticos devem ser tomados de acordo com a dose e até o prazo estipulado pelo médico. Além da medicação oral, os médicos também podem prescrever antibióticos na forma de gotas para o ouvido para tratar infecções de ouvido externas.

Se for causado por uma infecção viral, o médico prescreverá um medicamento antiviral para infecções de ouvido para tratar os sintomas.

antifúngico

As dores de ouvido também podem ser causadas por fungos. Os sintomas causados ​​por essa condição são semelhantes às dores de ouvido causadas por bactérias. Essa condição é tratada com colírios antifúngicos, um dos quais é o clotrimazol.

Pesquisa publicada no Journal of Audiology and Otology disse que 95% dos 40 pacientes estudados apresentaram melhora nos sintomas do canal auditivo. Este medicamento não causa dor após o uso.

Analgésicos e descongestionantes

Em alguns casos, as infecções de ouvido podem ser causadas por outras doenças, como gripe ou alergias. Se for causado por um resfriado ou outra doença respiratória, você pode usar analgésicos de venda livre, como paracetamol e ibuprofeno, para ajudar a aliviar a dor causada por inflamação no ouvido.

Se a infecção no ouvido for causada por uma reação alérgica, você pode tomar um descongestionante ou um anti-histamínico, como a pseudoefedrina ou a difenidramina (Benadryl). Embora esses medicamentos possam ser comprados sem receita médica, tente consultar seu médico antes de tomá-los. Crianças com infecções de ouvido não devem receber esses medicamentos.