5 benefícios do tamarindo para a saúde que você precisa saber

Como uma das especiarias preferidas, freqüentemente usada na preparação de temperos, o tamarindo revelou-se uma miríade de benefícios para a saúde. Curioso para saber quais são os benefícios do tamarindo? Confira sua revisão abaixo.

O conteúdo nutricional do tamarindo

Tamarindo ou tamarindo é uma planta tropical típica que é muito fácil de encontrar ao nosso redor. Como tempero da cozinha, descobriu-se que o tamarindo contém muitos nutrientes.

De acordo com os dados de composição de nutrientes dos alimentos, em 100 gramas de tamarindo existem as seguintes substâncias:

Água: 31,4 g

Energia: 267 Cal

Proteína: 2,8 g

Gordura: 0,6 g

Carboidratos: 62,5 g

Fibra dietética: 1,2 g

Cálcio: 74 mg

Fósforo: 113 mg

Ferro: 0,6 mg

Sódio: 9 mg

Potássio: 139,5 mg

Cobre: ​​0,09 mg

Zinco: 0,1 mg

Beta-caroteno: 9 mcg

Carotenóides totais: 30 mcg

Tiamina (Vitamina B1): 0,34 mg

Riboflavina (vitamina B2): 0,04 mg

Vitamina C (Vit. C): 2 mg

Os benefícios do tamarindo para a saúde

Esta fruta, que tem uma combinação de sabor ácido e doce, é frequentemente usada como medicamento alternativo em várias partes do mundo.

A seguir estão vários benefícios do tamarindo para a saúde.

1. Ajuda a manter um sistema digestivo saudável

Acredita-se que o tamarindo, também conhecido como mico-leão, seja um laxante natural por causa do conteúdo de fibra nele.

O tamarindo contém 6 gramas de fibra insolúvel, o que facilita a passagem das fezes pelo intestino.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Farmácia-Tecnologia Shri Ram sobre os benefícios do tamarindo para a saúde humana, ele mostra um efeito laxante na planta.

Além disso, também foi descoberto que as crianças na África usam tamarindo como parte de seu café da manhã para tratar a constipação. Normalmente, eles misturam frutas verdes verdes com suco de limão ou mel.

Portanto, acredita-se que beber bebidas contendo tamarindo ajuda a superar distúrbios digestivos, como diarreia e prisão de ventre.

2. Manter a saúde do coração

O próximo benefício do tamarindo é ajudar a reduzir o colesterol para que a saúde do coração possa ser mantida, porque no tamarindo existem flavonóides.

A eficácia do tamarindo na redução do colesterol é comprovada por meio de um estudo realizado na Universidade da Malásia envolvendo animais experimentais.

O estudo mostrou uma diminuição nos níveis de colesterol ruim (LDL), colesterol total e triglicerídeos. O extrato de tamarindo dado a esses animais absorve e ajuda a limpar o LDL do tecido nervoso.

Com base nessa pesquisa, concluiu-se que os antioxidantes presentes nesta fruta ajudam a reduzir o perigo oxidativo do colesterol ruim, que pode aumentar o risco de doenças cardíacas.

3. Ajuda a controlar o açúcar no sangue

O próximo benefício do tamarindo é controlar os níveis de açúcar no sangue dos diabéticos.

Em experimentos conduzidos em animais, o extrato liquefeito de tamarindo pode atuar como um antidiabético bastante forte.

Ainda a partir do mesmo estudo, dar extrato de tamarindo foi capaz de reduzir o risco de hiperglicemia devido ao seu teor relativamente alto de magnésio.

O magnésio contido no tamarindo tem um papel importante em 600 funções do corpo humano, inclusive como antidiabético.

4. Ajuda a perder peso

Além de reduzir o risco de diabetes, o consumo de tamarindo também pode ajudar a perder peso.

Reportagem do Asian Pacific Journal of Tropical Biomedicine, o tamarindo está incluído na categoria de frutas tropicais que podem reduzir o risco de obesidade.

A obesidade é uma condição em que os níveis de gordura corporal de uma pessoa aumentam excessivamente, especialmente no tecido adiposo.

Experimentos conduzidos em ratos obesos mostraram que a administração de extrato de tamarindo reduziu o peso corporal.

Isso acontece porque a substância de hidroxiácido ou HCA ajuda a inibir o armazenamento de gordura no corpo. No entanto, mais pesquisas ainda são necessárias sobre este assunto.

5. Ajuda a proteger o fígado

Em Bangladesh, o tamarindo é consumido na forma de uma fruta para obter os benefícios à saúde que contém. Este medicamento é conhecido por proteger o fígado.

Em um estudo experimental com hamsters, verificou-se que o extrato hidroalcoólico do ácido de tamarindo ajudou a melhorar o sistema antiinflamatório do fígado.

O álcool e outras substâncias que destroem os órgãos do fígado podem aumentar o risco de doença hepática e se tornar uma das causas da apoptose, que é o processo de morte de células desnecessárias ao corpo.

Portanto, a maioria das pessoas acredita que o tamarindo ajuda a reduzir os danos ao fígado. No entanto, não existem estudos que comprovem esses efeitos no fígado humano.

Os benefícios do tamarindo ou do mico-leão para a saúde têm sido usados ​​com frequência pelo povo da Indonésia. Eles acreditam que beber remédios à base de ervas ou comer alimentos que contenham tamarindo pode melhorar sua saúde.

No entanto, lembre-se de que mais pesquisas são necessárias para confirmar essa verdade. Em caso de dúvida, consulte primeiro seu médico antes de consumi-lo.

6. Manter a saúde bucal

O próximo benefício do tamarindo para o corpo é como um antibacteriano eficaz para manter a higiene dental.

Um estudo foi conduzido por químicos da Faculdade de Odontologia da Universidade de Jember. O objetivo era testar o efeito antibacteriano em água embebida em folhas de tamarindo.

A partir deste estudo, concluiu-se que o gargarejo com água foi eficaz na prevenção de cáries e na superação da placa bacteriana.

Isso ocorre porque as folhas de tamarindo contêm etanol e cloro. Essas duas substâncias podem matar vários tipos de bactérias, incluindo: Estreptococo e Lactobacillus o que pode causar cáries nos dentes.

7. Previna infecções fúngicas

O tamarindo é frequentemente transformado em fitoterápico. Por gerações, acredita-se que o tamarindo tenha propriedades para manter a saúde da área feminina.

Acontece que esse benefício é obtido devido ao conteúdo antifúngico encontrado nessas plantas, a saber, etanol e cloro. Além de matar bactérias, essas duas substâncias também podem ser usadas para tratar infecções fúngicas.

Por esse motivo, recomenda-se que as mulheres bebam regularmente um fitoterápico de tamarindo para prevenir infecções fúngicas na área feminina. As infecções fúngicas podem causar corrimento vaginal e mau odor corporal.

8. Alivia a náusea

O próximo benefício do tamarindo é aliviar a náusea. A náusea é geralmente sentida por alguém quando sofre de enjôo ou durante a gravidez.

Acredita-se que chupar bala de tamarindo pode aliviar a náusea. Acontece que o efeito anti-náusea é obtido a partir do alto teor de potássio nesta planta.

Com base em vários estudos, o potássio pode ajudar a aliviar náuseas e vômitos.

No entanto, se seu estômago é sensível ao ácido, você não deve comer bala de tamarindo, pois isso pode causar dor de estômago.