O corpo continua a se sentir fraco e muito cansado, embora você tenha dormido o suficiente? É fácil sentir-se cansado primeiro, embora não tenha feito atividades extenuantes? Nesse caso, você precisa estar ciente dessa condição. Queixas de fraqueza e fadiga que continuam a incomodá-lo, mesmo que você descanse o suficiente, podem indicar que há um problema com seu corpo.
O que faz com que o corpo continue a mancar?
Em geral, a fadiga é uma sensação de cansaço ou falta de energia. A fadiga pode aparecer como uma resposta à hiperatividade, hábitos alimentares inadequados, estresse emocional, tédio e falta de sono. Normalmente, a fadiga vai embora depois de dormir ou descansar o suficiente. No entanto, em alguns casos, a fadiga pode não melhorar, mesmo que você durma o suficiente, faça uma dieta nutritiva ou evite o estresse.
Se as queixas de fraqueza não desaparecerem, você precisará consultar um médico para descobrir qual é a causa exata. Sentir-se cansado que não passa pode ser um sinal de que você está enfrentando problemas de saúde.
Aqui estão algumas coisas que podem ser a causa do aparecimento de fadiga e fraqueza que não desaparecem.
1. Estilo de vida
Junto com a agitação da vida, é claro que as demandas da vida se acumulam. Cargas de trabalho ocupadas podem dificultar o equilíbrio de um estilo de vida saudável, levando a sentimentos persistentes de cansaço ou fraqueza. Alguns dos estilos de vida ruins que podem fazer você se sentir cansado são falta de atividade física, falta de sono, muito trabalho / prazos, trabalho por turnos e outros. O uso de drogas ilegais e o consumo de álcool também são causas de fadiga, pois essas substâncias podem afetar o sistema nervoso e atrapalhar seus padrões de sono. A quantidade e a qualidade do sono interrompido contribuem para o aparecimento de fadiga.
2. Depressão
A depressão é o transtorno de saúde mental mais comum. É caracterizada por sentimentos persistentes ou infelicidade que também têm impacto na saúde física. A depressão pode esgotar sua energia e deixá-lo com uma sensação de cansaço durante o dia. Alguns dos sintomas que aparecem quando você se sente deprimido são fadiga, dificuldade para dormir, diminuição do apetite e dificuldade de concentração.
3. Apnéia do sono
A apnéia do sono é um distúrbio do sono que faz com que sua respiração pare frequentemente durante o sono. Como resultado, os órgãos do corpo - especialmente o cérebro - não recebem oxigênio suficiente. Isso pode resultar na diminuição da qualidade do sono e fazer você se sentir cansado no dia seguinte.
4. Anemia
A anemia é uma diminuição do número de glóbulos vermelhos ou do conteúdo de hemoglobina no sangue. Como resultado, as pessoas com anemia são incapazes de produzir glóbulos vermelhos em quantidade suficiente para transportar oxigênio por todo o corpo. Alguns dos sintomas que costumam ser experimentados por pessoas com anemia são 3L - fraqueza, cansaço, letárgico - e tontura com facilidade.
5. Hipotireoidismo
A glândula tireóide é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo humano. Essa glândula regula a velocidade com que o corpo queima energia, produz proteínas e regula a sensibilidade do corpo a outros hormônios. O hipotireoidismo é uma condição em que a glândula tireoide fica hipoativa e não consegue secretar hormônios suficientes na corrente sanguínea. Se uma pessoa tem hipotireoidismo, a glândula tireoide não produz níveis adequados de hormônios importantes. Como resultado, a pessoa sentirá fadiga contínua, embora tenha dormido o suficiente. Outros sintomas comuns desse transtorno incluem alterações de humor, ganho de peso e sensação de frio o tempo todo.
6. Doença cardíaca
Um dos sintomas comuns de insuficiência cardíaca é uma sensação de fraqueza e fadiga excessiva. Na verdade, se você tiver uma doença cardíaca, sua fadiga só vai piorar após o exercício. Outros sintomas de doenças cardíacas são inchaço nos braços / pernas e falta de ar.
7. Menopausa
A menopausa é um período em que o ciclo menstrual da mulher pára permanentemente, o que significa o fim de um período reprodutivo ativo. A menopausa faz com que o corpo da mulher sofra alterações hormonais endócrinas. Como resultado, as mulheres que estão prestes a entrar na menopausa podem ter dificuldade para dormir, o que resulta em sensação de cansaço no dia seguinte.