Ser perfeccionista é bom ou ruim? •

Você pode ser chamado de perfeccionista, se sempre exigir que cada trabalho que você faz deve produzir os melhores resultados, sem qualquer mancha. Não há nada de errado em tentar parecer perfeito. O perfeccionismo pode até ser a chave para o seu sucesso em uma sociedade altamente competitiva. No entanto, ser perfeccionista é bom para você?

O que é perfeccionismo?

Ninguém é perfeito. No entanto, isso não significa que você não pode tentar ser o melhor. No entanto, existe uma grande diferença entre ser o melhor em sua área e ser um perfeccionista.

Ser o melhor em alguma coisa significa dar o melhor de si para fazer as coisas acontecerem. Sim, qualquer pessoa que trabalhe duro pode atingir essa meta de conquista, então você está motivado para tentar ser melhor do que antes.

No entanto, o desejo de ser o melhor na área de trabalho certamente não é o mesmo que ser perfeccionista. Um perfeccionista espera perfeição de si mesmo e dos outros com base em certos padrões irracionais e excessivamente elevados.

Eles são pessoas que trabalham muito (ou você poderia dizer workaholic) e anseiam pela perfeição em tudo o que fazem e no que as outras pessoas fazem. Infelizmente, o perfeccionismo nem sempre pode ser considerado uma característica positiva.

Os perfeccionistas geralmente são movidos pelo medo de não agradar aos outros. Além disso, os perfeccionistas têm medo de ser rejeitados e criticados. Não é à toa que o desejo de ser perfeito sem falhas e lacunas pode deixá-lo ansioso e estressado, uma vez que a perfeição não consegue atingir.

Em última análise, essa ansiedade se manifesta em sentimentos de nunca se sentir satisfeito ou orgulhoso porque os perfeccionistas não acreditam que tenham feito um trabalho bom o suficiente, mesmo que não seja perfeito.

Portanto, as pessoas que são perfeccionistas farão várias maneiras de garantir que tudo corra de acordo com os critérios e planos. Se o que ele fizer não atender aos critérios, ele continuará a repetir o trabalho até que esteja absolutamente perfeito.

Na verdade, os perfeccionistas não hesitam em exigir ou criticar os outros para fazerem melhor. Eles podem estar tão focados em detalhes triviais que esquecem o propósito do que estão fazendo.

O que faz com que uma pessoa seja perfeccionista?

Normalmente, o perfeccionismo é formado porque quando você era criança, as pessoas mais próximas a você julgavam e valorizavam com base em suas realizações e no que você tem. No entanto, não só isso, existem vários outros fatores que podem fazer com que você se torne um perfeccionista, tais como:

  • Medo excessivo de ser odiado por outras pessoas.
  • Transtornos mentais, como transtornos de ansiedade ou transtorno obsessivo-compulsivo (OCD).
  • Os pais são perfeccionistas ou muitas vezes não apreciam seus esforços quando crianças, quando eles não dão resultados satisfatórios.
  • Uma atitude de dependência que se forma desde a infância.

Se você tem grandes realizações, pode se sentir oprimido ou até mesmo deprimido porque acha que deveria ser capaz de realizar realizações maiores do que antes. Também pode formar perfeccionismo em você.

Portanto, se você acha que tem características que o levam ao perfeccionismo e que estão causando estresse, tente mudar sua mentalidade.

Não há nada de errado em pedir ajuda a especialistas profissionais para ter uma atitude e mentalidade mais positivas no estabelecimento de padrões e metas, de modo a não se sobrecarregar.

As várias características de um perfeccionista

Existem várias características de um perfeccionista que você precisa conhecer. Aqui estão alguns sinais que mostram que você é um perfeccionista, como:

1. Esforce-se para ser perfeito em tudo

Na verdade, tentar fazer o melhor é uma atitude positiva, especialmente no trabalho ou na carreira. Por exemplo, um cozinheiro certamente deseja fornecer comida deliciosa e é apreciado pelos visitantes do restaurante onde trabalha.

No entanto, se há visitantes que dão nota de apenas 4 em 5 e isso os deixa deprimidos, tristes e se sentem um fracasso, pode ser que o cozinheiro seja um perfeccionista.

2. Sentindo a necessidade de ser o melhor dos outros

Na verdade, ser a melhor versão de si mesmo é uma coisa boa. No entanto, se você sente que tem que ser sempre o número um, pode ser um sinal de perfeccionista.

Para um perfeccionista, ser o número dois não é suficiente para provar que já possui boas qualidades. Na verdade, um sinal de que uma pessoa de sucesso nem sempre precisa ser a número um.

3. Precisa de reconhecimento

Não é suficiente apenas se sentir perfeito; os perfeccionistas também precisam do reconhecimento de outras pessoas de que são perfeitos. Se você se concentrar mais na avaliação dos esforços de outras pessoas do que no esforço em si, pode ser que o seu perfeccionismo tenha uma má influência.

4. Difícil de aceitar sugestões e críticas

Palavras desagradáveis ​​sobre nós mesmos não podem ser tomadas levianamente. No entanto, as pessoas que simplesmente deixam comentários ruins não são iguais às pessoas que desejam fazer críticas construtivas para ajudá-lo a melhorar.

Um perfeccionista geralmente tem dificuldade em distinguir comentários maliciosos e críticas construtivas, portanto, ambos não são bem recebidos. Se for esse o caso, então seu perfeccionismo interior pode ter uma má influência em como você se comporta e reage às outras pessoas.

5. Freqüentemente muito crítico com os outros

Mesmo que não goste muito de críticas, o perfeccionista gosta de comentar e julgar os outros, mas de forma exagerada. Isso pode ser baseado em seu desejo de ser o melhor. Para que isso aconteça, ele tenta derrubar a autoimagem dos outros, a fim de elevar a sua própria imagem.

6. Gosta de procrastinar

Você sabia que muitas vezes procrastinar para fazer um trabalho pode ser uma das marcas de um perfeccionista? Isso pode ser porque os perfeccionistas têm muito medo do fracasso. Portanto, ao invés de fazê-lo, ele prefere evitá-lo atrasando o trabalho.

No entanto, esse pensamento só tornará as coisas difíceis para você. Não só isso, quanto mais trabalho é ignorado, mais pilhas de trabalho devem ser concluídas de uma vez. Isso pode causar estresse se não for resolvido imediatamente.

7. Sempre se sinta culpado

O perfeccionismo em você mesmo pode levar a pensamentos de que o menor erro que você cometer é uma forma de deixar de fazer um bom trabalho. Na verdade, cometer erros é da natureza humana.

Como resultado, muitas vezes você se sentirá um fracassado porque não consegue fazer tudo perfeitamente. Isso pode levar a sentimentos de culpa em relação a você e aos outros que continuam surgindo. Se não for verificado, você nunca poderá aproveitar a vida.

Como lidar com o perfeccionismo de mau impacto

Ser perfeccionista pode ser uma vantagem para você, desde que não exagere e saiba como controlá-lo para que não tenha um impacto negativo. Mas, infelizmente, em vez de ser uma vantagem, o perfeccionismo tende a ser uma desvantagem para uma pessoa por causa do impacto negativo que tem.

Portanto, quando o perfeccionismo tem uma influência negativa sobre você, é melhor encontrar imediatamente uma maneira de superá-lo. A seguir estão algumas das coisas sugeridas em um artigo publicado no site da Brown University sobre como superar o perfeccionismo:

  • Estabeleça metas razoáveis ​​de acordo com suas realizações.
  • Mude a mentalidade de que o sucesso nem sempre precisa ser perfeito.
  • Concentre-se no processo, não apenas no resultado final.
  • Sempre que você se sentir ansioso ou deprimido, pergunte-se sobre as metas que estabeleceu.
  • Combata o seu medo de falhar com pensamentos como: "Qual é a pior coisa que pode acontecer?"
  • Acredite que você ainda pode aprender com os erros que ocorrem.