Não apenas uma fonte de proteína, os ovos também podem ser um alimento de escolha para aqueles que desejam perder peso. Por que os ovos são bons para pessoas que querem perder peso? Leia mais sobre a dieta do ovo.
Qual é a dieta do ovo?
A dieta de ovos é uma forma de perder peso que exige que os usuários comam ovos pelo menos uma vez por dia. Este programa inclui uma dieta baixa em calorias e carboidratos, mas rica em proteínas.
Os ovos são uma fonte bastante popular de proteína animal e sempre um ingrediente favorito em qualquer menu, incluindo uma dieta saudável. Além disso, os ovos contêm as necessidades nutricionais de que o corpo necessita, como vitaminas e cálcio.
Isso é para que você possa perder peso rapidamente sem perder massa muscular. Além disso, este programa é composto por vários tipos, incluindo o consumo de ovos cozidos ou ovos normais.
Geralmente, você fará três refeições por dia sem lanches acompanhados de água ou bebidas não calóricas. Os tipos mais flexíveis de dietas com ovos geralmente incluem outros alimentos, como frango grelhado, peixe e vegetais cozidos no vapor.
Como os ovos podem perder peso?
Não é nenhum segredo que os ovos são uma fonte de proteínas e carboidratos de baixa caloria. É por isso que muitas pessoas usam ovos em seu programa de dieta.
Abaixo estão os vários benefícios dos ovos que os tornam um dos alimentos que podem perder peso.
1. Alta nutrição, baixas calorias
Os ovos são alimentos básicos ricos em nutrientes, mas com poucas calorias. Ou seja, suas necessidades nutricionais ainda serão atendidas sem aumentar a gordura corporal devido à ingestão excessiva de calorias.
Bem, um dos segredos para perder peso é reduzir a ingestão diária de calorias. Idealmente, você pode reduzir para 500 calorias por dia para poder perder peso em 0,5-1 kg por semana.
Normalmente, uma porção de ovos cozidos contém 78 calorias. Os fãs de ovos podem comer de 2 a 4 porções de ovos cozidos no café da manhã para fazer o corpo se sentir satisfeito por mais tempo.
Mesmo assim, os ovos podem fornecer calorias em excesso quando cozidos em óleo ou manteiga. Em vez de usar óleo, você pode escolher uma forma de processar os ovos que contribuem com menos calorias nesta dieta.
Qual é o número mínimo de calorias que deve ser atingido ao fazer dieta?
2. Faça o corpo mais completo
Além de terem poucas calorias, os ovos também são ricos em proteínas, o que faz você se sentir saciado mais rápido. Isso é evidenciado por pesquisas publicadas em Nutrition Journal .
A pesquisa mostra que os alimentos ricos em proteínas tornam mais fácil para alguém controlar seu apetite. Havia cerca de 34 mulheres que tomavam café da manhã e almoço regularmente como participantes.
Os participantes foram convidados a tomar um café da manhã com alimentos ricos em proteínas, como clara de ovo, salsicha, batata e queijo. Depois disso, eles serão comparados a um grupo que come alimentos com baixo teor de proteína, como panquecas, manteiga e xarope.
Como resultado, as mulheres que ingeriram uma dieta rica em proteínas sentiram-se saciadas por mais tempo do que aquelas que ingeriram um desjejum com baixo teor de proteína e nem tomaram o desjejum.
Ao tornar uma pessoa mais cheia, a ingestão diária de calorias diminuirá automaticamente.
3. Aumentar o metabolismo
Uma dieta com ovos não apenas mantém você saciado por mais tempo, mas também ajuda a aumentar o metabolismo do corpo.
Em pesquisa publicada em Nutrição e Metabolismo , um alto metabolismo facilitará a queima de calorias. Isso faz com que uma pessoa perca peso mais rápido.
Geralmente, os alimentos proteicos aumentam a taxa metabólica do corpo em 15-30 por cento. Portanto, comer ovos como um alimento rico em proteínas ajuda o corpo a queimar calorias.
Mesmo assim, você não deve comer apenas ovos. O programa de dieta de ovo ainda deve ser acompanhado de outras fontes nutricionais para que o corpo tenha uma alimentação balanceada.
Efeitos colaterais da dieta do ovo
Embora seja bastante segura, uma dieta com ovos muito rígida pode certamente causar vários efeitos colaterais. Você pode comer ovos regularmente, ou seja, pode comer mais de um ovo a cada refeição pesada.
Por exemplo, pessoas com dieta de ovo geralmente comem três ou mais ovos por dia. Mesmo assim, como resultado de comer muitos ovos, você tem o potencial de obter vários problemas de saúde como efeitos colaterais, como:
- doença cardíaca,
- diabetes,
- colesterol,
- espinha,
- alergias, até
- desequilíbrio hormonal.
Além disso, comer ovos sozinho, sem o apoio de outros tipos de alimentos, pode deixá-lo insatisfeito. Como resultado, você pode se sentir menos satisfeito e aumentar o tamanho das porções para satisfazer seu estômago.
Portanto, a dieta de ovos para perda de peso deve ser apoiada por outros tipos de alimentos saudáveis para que a resistência seja mantida.
Dicas para processar ovos saudáveis
A dieta do ovo é fácil de fazer porque o preço é acessível e fácil de processar em vários tipos de pratos. Geralmente, a maioria das pessoas come ovos no café da manhã porque pode reduzir o número de calorias para o resto do dia.
Também existem maneiras de processar ovos quando em dieta, incluindo:
- mexidos
- fervido,
- cozido no vapor,
- omelete e
- combinação de ovos com vegetais fibrosos.
Basicamente, a dieta do ovo é na verdade bastante segura se você souber quantos limites seguros para o consumo de ovos e as calorias são necessários ao corpo.
Caso ainda tenha dúvidas, consulte o seu médico ou nutricionista a respeito deste programa de dieta.