Aconselha-se a consumir pelo menos 5 porções de frutas e vegetais todos os dias. Isso ajuda a suprir a ingestão de vitaminas e minerais de que seu corpo necessita. Quando você tem hipertensão ou pressão alta, vitaminas e minerais, bem como fibras contidas em vegetais e frutas, podem ajudar a reduzir a pressão arterial. Especialmente, frutas que contêm cálcio, magnésio e potássio são recomendadas para reduzir a pressão arterial elevada.
Então, quais são as frutas que as pessoas com pressão alta devem comer? A lista a seguir mostra como cada fruta funciona como um agente anti-hipertensivo.
Frutas que são úteis para reduzir a pressão alta
A seguir estão algumas frutas boas para ajudar a reduzir a pressão arterial elevada:
1. Kiwi
Esta é uma das frutas recomendadas como a mais potente redutora da pressão alta. Por quê? Porque em um kiwi, o kiwi contém 2% de cálcio, 7% de magnésio e 9% de potássio. Os três minerais que podem ajudar a reduzir a pressão alta estão, na verdade, contidos nesta fruta.
Além de conter esses três minerais, o kiwi também é rico em vitamina C, que é um antioxidante. Esses antioxidantes podem ajudar seu corpo a combater os radicais livres e prevenir danos às células do corpo.
Embora tenha um gosto um pouco azedo, essa fruta tem benefícios muito benéficos para você. Então, por que você não inclui essa fruta na lista de frutas que você deve consumir todos os dias?
2. Banana
Outra fruta que também pode ajudar a baixar a pressão arterial são as bananas. Pois é, esta é uma fruta muito acessível e fácil de encontrar.
Certamente você conhece esta fruta como sobremesa. Uma banana média contém 1% do cálcio, 8% do magnésio e 12% do potássio que você precisa todos os dias.
Além de reduzir a pressão arterial, as bananas também podem ajudar a reduzir os níveis de hormônios do estresse no sangue. Para isso, comece consumindo bananas todos os dias pelo menos 1 fruta como seu café da manhã ou lanche.
3. Abacate
Esta fruta não é apenas rica em gorduras boas, mas também rica em vitaminas e minerais, por isso esta fruta é eficaz na redução da pressão arterial elevada. Metade de um abacate pode fornecer 1% do cálcio, 5% do magnésio e 10% do potássio de que você precisa.
Além de ser rico nesses minerais e em gorduras boas, o abacate também contém carotenóides que podem ajudar a manter o coração saudável.
Ao descascar abacates, é melhor descascá-los com cuidado. Por quê? Porque o conteúdo desses bons compostos está logo abaixo da casca do abacate.
4. Bagas
Certamente você está familiarizado com morangos, amoras, e framboesas não? Bem, acontece que todos os tipos de frutas silvestres são muito úteis para baixar a pressão alta.
Bagas, especialmente amoras, contém compostos de flavonóides. Este composto flavonóide, de acordo com um estudo, pode prevenir a pressão alta (hipertensão) e pode ajudar a baixar a pressão alta.
5. Beterraba
Com base em pesquisa publicada pela revista Associação Americana do Coração mostra que o consumo de suco de beterraba pode ajudar a reduzir a pressão arterial.
Pesquisa conduzida pela Queen Mary University of London, relatada pelo Medical News Today, explica que o teor de nitrato na beterraba pode aumentar os níveis de gás óxido nítrico na circulação sanguínea, ajudando assim na manutenção da saúde do coração.
Outra pesquisa publicada por Nutrition Journal 2013 também mostrou que a pressão arterial sistólica dos participantes que beberam suco de beterraba e maçã diminuiu após 6 horas, especialmente nos participantes do sexo masculino.
O teor de nitrato na beterraba é realmente benéfico para a redução da pressão arterial. Você pode comer beterraba de várias maneiras, como com suco, adicionada ao cereal do café da manhã, assada com vegetais, preparada em saladas e assim por diante.
6. Romã
Certamente você já ouviu falar com frequência o nome desta fruta ultimamente na televisão, muitas vezes chamada de romã. Sim, existem muitos produtos que incluem esta fruta como um dos seus ingredientes.
Na verdade, descobriu-se que a romã vermelha tem muitos benefícios. Um dos benefícios é ser uma fruta que reduz a hipertensão. Na verdade, muitos estudos comprovam isso.
Um deles é um estudo publicado pela Alimentos vegetais para nutrição humana. Este estudo mostrou que o consumo de mais de um copo de suco de romã por dia durante 4 semanas estava associado a uma diminuição da pressão arterial sistólica e diastólica. O conteúdo de potássio e polifenóis nesta fruta pode ser o que causa isso.
7. Tomate
Para quem gosta de suco de tomate, há boas notícias porque o tomate é uma das frutas mais potentes para baixar a pressão alta.
Isso é evidenciado por um estudo realizado pela Tokyo Medical and Dental University e pelo Tucson Plant Breeding Institute, com 184 homens e 297 mulheres como participantes.
Todos os participantes foram convidados a beber suco de tomate sem sal todos os dias durante um ano. O resultado? A pressão arterial de 94 participantes com hipertensão diminuiu.
A pressão arterial sistólica média diminuiu de 141,2 para 137 mmHg, e a pressão arterial diastólica média diminuiu de 83,3 para 80,9 mmHg.
Embora não seja claramente declarado qual conteúdo no tomate pode reduzir a pressão arterial, é possível que os antioxidantes e carotenóides contidos no tomate desempenhem um papel importante.
Relatório da Healthline, tomate contém licopeno, um tipo de carotenóide. Em um estudo localizado em Fronteiras em Farmacologia, o licopeno pode reduzir o número de pressão sistólica em pessoas com pressão alta.
8. laranja
O conteúdo das frutas cítricas também é útil para baixar a pressão arterial. Um estudo conduzido por uma equipe de pesquisadores da Cleveland Clinic prova isso.
Um total de 25 participantes com doenças cardíacas participaram do estudo e foram convidados a beber uma bebida com sabor de frutas cítricas com vitamina C. Sua pressão arterial diminuiu ligeiramente.
Duas semanas depois, eles beberam suco de laranja sem adição de vitamina C e sua pressão arterial caiu ainda mais. Duas semanas depois, o suco de laranja recebeu vitaminas C e E. adicionais. No final do estudo, a maioria dos participantes tinha pressão arterial normal.
A diminuição média da pressão arterial sistólica neste estudo foi de 6,9%, enquanto a pressão arterial diastólica diminuiu 3,5%. Embora esse número seja pequeno, essa diminuição inclui um efeito em pessoas com hipertensão.
No entanto, mais pesquisas precisam ser feitas para provar o efeito das laranjas na redução da pressão arterial.
9. Melancia
A melancia também é outra fruta que você pode usar para diminuir a pressão alta. Vários estudos mostraram que o conteúdo de L-citrulina e L-arginina na melancia desempenha um papel na redução da pressão arterial.
De acordo com um estudo em American Journal of HypertensionO conteúdo de citrulina na melancia pode reduzir os números sistólico e diastólico em pacientes hipertensos.
Essa diminuição é mais claramente observada em pacientes com pressão alta no tornozelo (Fig.pressão sanguínea no tornozelo) e antebraço (pressão arterial braquial), especialmente em pacientes com sobrepeso e com mais de 50 anos de idade.
10. Abacaxi
Outra fruta que você pode consumir para baixar a pressão arterial é o abacaxi. A fruta de sabor ácido idêntico é rica em potássio, um mineral útil para pessoas com hipertensão.
O alto teor de potássio nesta fruta pode ajudar a dilatar os vasos sanguíneos, de modo que o fluxo sanguíneo será mais uniforme e o risco de estreitamento dos vasos sanguíneos diminuirá.
Além disso, o abacaxi também pode ajudar a tratar doenças cardíacas e outras doenças dos vasos sanguíneos, como a aterosclerose.
11. Peras
As peras também incluem frutas ricas em potássio e outras substâncias antioxidantes. O teor de potássio nas peras é de cerca de 190 mg.
Além disso, esta fruta também não contém sódio e gordura, por isso o risco de ter hipertensão é reduzido.
O consumo de peras a longo prazo também ajuda a perder peso, manter o excesso de contrações musculares, controlar a frequência cardíaca e acelerar os processos metabólicos do corpo.
12. Melão
Esta fruta com um sabor doce característico não é apenas deliciosa e refrescante, mas também benéfica para baixar a pressão arterial.
Semelhante a algumas das frutas mencionadas acima, o melão contém alto teor de potássio, que chega a 12% de sua necessidade diária.
Além de seu alto teor de potássio, o melão também é uma fruta com baixo teor de sódio, o que a torna um bom agente para baixar o sangue.
Além de diminuir a pressão arterial, essa fruta também pode melhorar os níveis de açúcar, prevenir o risco de desidratação, melhorar o sistema imunológico com seu conteúdo de vitamina C e facilitar a digestão por ser rica em fibras.
Outras frutas que também contêm potássio para baixar a pressão arterial são:
- Manga
- Vinho
- maçã
Você pode consumir as frutas acima, comendo-as diretamente como um lanche, transformado em suco e como complemento de saladas ou outros alimentos.