O tipo de sangue pode explicar a informação genética, a personalidade, e o risco de uma pessoa contrair doenças mais tarde na vida. O tipo sanguíneo B armazena informações únicas e diferentes das dos tipos sanguíneos A, AB e O e vice-versa. Então, o que distingue o tipo de sangue B de outros tipos de sangue? Confira a explicação completa abaixo.
Como uma pessoa pode ter sangue do tipo B?
O tipo sanguíneo é obtido pela combinação do sangue de seus pais. Você é chamado de tipo sanguíneo B se tiver antígenos B e anticorpos anti-A no plasma sanguíneo.
Você pode ter sangue tipo B se:
- O pai é do tipo sanguíneo B e a mãe é do tipo B
- O tipo sanguíneo do pai é AB e o tipo sanguíneo da mãe é AB
- O pai é do tipo sanguíneo O e a mãe é do tipo sanguíneo B
- O pai é do tipo sanguíneo B e a mãe é do tipo sanguíneo O
- O tipo sanguíneo do pai é A e o tipo sanguíneo da mãe é B
- O pai é do tipo sanguíneo B e a mãe é do tipo sanguíneo A
- O tipo sanguíneo do pai é AB e o tipo sanguíneo da mãe é B
- O pai tem sangue tipo B e a mãe tem sangue tipo AB
Os anticorpos são proteínas encontradas no plasma sanguíneo, um componente do sangue além dos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Os anticorpos fazem parte das defesas do seu corpo. Enquanto isso, o antígeno é uma proteína encontrada na superfície das células vermelhas do sangue.
Além de serem determinados pelo sistema ABO, conforme mencionado acima, os tipos sanguíneos também podem ser subdivididos de acordo com o sistema rhesus (Rh). Neste caso, o grupo sanguíneo B pode ser dividido em:
- Tipo sanguíneo B +, se houver uma proteína chamada antígeno RhD nas células vermelhas do sangue
- Tipo sanguíneo B-, se não houver proteína chamada antígeno RhD nas células vermelhas do sangue
Saber seu tipo sanguíneo é importante quando você deseja doar sangue ou receber uma transfusão de sangue. Seu tipo de sangue deve ser igual ao do doador para que você não tenha uma condição ruim que possa ameaçar sua vida.
Características do grupo sanguíneo B
Como outros tipos de sangue, o tipo B também tem características únicas. Aqui está a explicação:
1. O tipo de sangue B é raro
O tipo de sangue B é um dos raros tipos de sangue. O Stanford Blood Center declara que apenas 8,5% da população dos EUA tem sangue do tipo B +, enquanto apenas 1,5% da população dos EUA tem sangue do tipo B-.
2. Só pode doar e aceitar doadores de certos tipos de sangue
Ao contrário do tipo de sangue O, que é chamado de doador universal (um tipo de sangue que pode doar sangue a qualquer tipo de sangue em uma emergência), o tipo de sangue B só pode ser um doador para determinados grupos, a saber:
- O tipo de sangue B + pode doar para o tipo de sangue B + e AB +
- Tipo de sangue B- pode doar para todos os tipos de sangue B e AB
Pessoas com tipo sanguíneo B só podem aceitar doações de:
- Tipo sanguíneo O- e B-, se você for tipo sanguíneo B-
- Todos os tipos sanguíneos B e O, se você for do tipo B +
O tipo de sangue B é referido como o doador ideal para o tipo de doação de sangue total, vários glóbulos vermelhos ou aférese de plaquetas.
3. Mais risco de doenças cardíacas
Assim como os tipos sanguíneos A e AB, o tipo sanguíneo B também apresenta um risco maior de doenças cardíacas e ataque cardíaco do que o tipo sanguíneo O. Isso ocorre porque o tipo sanguíneo B tem o gene ABO, que os tipos sanguíneos A e AB também possuem.
Se você tem o gene ABO e vive em uma área altamente poluída, pode ter um risco maior de desenvolver doenças cardíacas.
O mau impacto da poluição do ar na saúde, não apenas no câncer
Mesmo assim, um artigo publicado pela Wiley Interdisciplinary Reviews: Systems Biology and Medicine diz que o tipo de sangue B tem o menor risco de doença cardíaca em comparação com os tipos de sangue A e AB. Esta doença inclui doenças cardíacas coronárias.
4. Mais risco de desenvolver problemas de função cerebral e perda de memória
Além de apresentar maior risco de doenças cardíacas, o sangue tipo B também apresenta maior risco de problemas de função cerebral e perda de memória, como demência. O risco também se aplica aos tipos sanguíneos A e AB.
Um artigo publicado pela Wiley Interdisciplinary Reviews: Systems Biology and Medicine afirma que o tipo de sangue B é o segundo tipo de sangue com maior risco de demência e deficiência cognitiva depois do tipo de sangue AB.
5. Mais risco de alguns tipos de câncer
Penn Medicine menciona que o gene ABO pode ter uma certa influência no aumento do risco de câncer. No entanto, existem muitos outros fatores que também estão associados a um risco aumentado de câncer.
Wiley Interdisciplinary Reviews: Systems Biology and Medicine afirma que o tipo de sangue B tem o risco de desenvolver os seguintes tipos de câncer:
- Câncer que ataca tecidos
- Leucemia e linfoma
- Câncer de pâncreas
6. Mais risco de várias outras doenças
Além dos mencionados acima, o tipo sanguíneo B também apresenta um risco maior de desenvolver hipertensão ou pressão alta em comparação com os tipos sanguíneos A e AB. O sangue do tipo B também apresenta risco de desenvolver diabetes do tipo 2, embora não seja maior do que o do tipo AB.
Além disso, o sangue do tipo B também é considerado como tendo um alto risco de desenvolver as seguintes doenças:
- Gonorréia
- Tuberculose
- Infecção por S pneumoniae
- Infecção por Escherichia coli
- Infecção por Salmonella
7. Dieta para sangue tipo B
De acordo com o livro Coma bem para o seu tipo citado por Harvard Health Publishing, a dieta recomendada para proprietários de sangue tipo B varia, como:
- Eu no
- Fruta
- Leite
- Frutos do mar
- Grãos
Enquanto isso, para perder peso, as pessoas com tipo sanguíneo B são recomendadas a:
- Coma vegetais verdes, ovos e fígado bovino
- Evite frango, milho, feijão e trigo
As recomendações mencionadas acima serão ainda mais benéficas se realizadas em conjunto com atividades esportivas adequadas. Mesmo assim, mais pesquisas precisam ser feitas para provar se a dieta do tipo sanguíneo é realmente eficaz para a saúde e a perda de peso.