Os alimentos atendem às necessidades nutricionais e auxiliam no processo de recuperação das pessoas enfermas. No entanto, quando o corpo não está em forma, a pessoa geralmente come menos devido a náuseas ou diminuição do apetite.
A boa notícia é que existem vários tipos de alimentos que podem ajudá-lo a se recuperar de doenças, mesmo se você não tiver apetite. Quais são alguns exemplos?
Diferentes tipos de alimentos para pessoas doentes
Os alimentos para o período de recuperação devem conter uma variedade de nutrientes importantes de que o corpo necessita. Em casos de doença grave, o paciente ainda precisa ingerir alimentos líquidos na forma de uma fórmula.
No entanto, se o que você está sentindo agora é uma doença leve, como dor de garganta, coriza ou indigestão, alguns dos alimentos abaixo podem ajudá-lo no período de recuperação.
1. Canja de galinha
Canja de galinha é adequada para consumo quando você está resfriado ou com febre. Esses alimentos contêm calorias, proteínas, vitaminas e minerais. Além disso, o conteúdo de água e eletrólitos também pode evitar a desidratação, pois o equilíbrio de fluidos do corpo é mantido.
Um estudo de 2014 até mostrou que a canja de galinha pode aliviar o nariz entupido de um resfriado. Acredita-se que esse benefício venha da cisteína, que é um tipo de aminoácido capaz de combater vírus e aliviar a inflamação no corpo.
2. mel
O mel é um dos melhores alimentos para pessoas doentes, especialmente se você tiver dor de garganta devido a uma infecção bacteriana. Isso ocorre porque o mel tem fortes propriedades antibacterianas.
Vários relatórios científicos também revelam que o mel pode melhorar a função do sistema imunológico. Para obter esses benefícios, experimente beber uma colher de chá de mel ou misturá-la com água, chá ou leite morno.
3. Aveia
Pessoas afetadas por indigestão geralmente são aconselhadas a comer alimentos simples. Um tipo de alimento simples que fornece calorias, vitaminas e minerais suficientes para o período de recuperação é a aveia.
Além disso, estudos em animais mostraram que a fibra de beta-glucano em aveia pode ajudar a reduzir a inflamação nos intestinos. Com a redução da inflamação, os sintomas como dor abdominal, distensão abdominal e diarreia desaparecem gradualmente.
4. Banana
Outro alimento útil para os doentes são as bananas. Esta fruta é fácil de digerir e pode mantê-lo saciado por mais tempo. Ao consumi-lo, você também pode atender às necessidades de calorias, carboidratos e vitaminas.
Se você está tendo diarreia, o conteúdo de fibra da banana pode ajudar a solidificar as fezes e reduzir os sintomas. Portanto, se a comida que você ingere parece incomodar o estômago, tente substituí-la por bananas.
5. Iogurte
Quando você não tiver apetite, experimente comer algumas colheres de sopa de iogurte. Esses laticínios podem não ser tão densos, mas suas calorias e conteúdo nutricional podem ajudar a atender às suas necessidades diárias durante o período de recuperação.
O conteúdo de probióticos no iogurte também é bom para a digestão e pode acelerar o processo de cicatrização. Isso ocorre porque as bactérias boas nos probióticos podem melhorar a função do sistema imunológico e reduzir a inflamação no corpo.
6. Frutas bagas
Não é segredo que as frutas são úteis para os doentes. Dos muitos tipos de frutas, as bagas estão entre as melhores. Isto é porque bagas rico em fibras, vitaminas e minerais que aumentam a função imunológica.
baga escuro como amoras e Amora Ele também contém antioxidantes fortes na forma de antocianinas e flavonóides. Demonstrou-se que essas duas substâncias protegem o sistema respiratório de bactérias e vírus que comumente causam resfriados.
7. Vegetais com folhas verdes
Pessoas que estão doentes precisam de muitas vitaminas e minerais para acelerar o processo de recuperação. Antes de optar por tomar suplementos, você pode obter esses nutrientes de vegetais verdes, como espinafre, couve e alface.
Além de vitaminas e minerais, os vegetais verdes contêm substâncias específicas das plantas que atuam como antioxidantes. Se você está entediado com suas preparações de vegetais habituais, experimente adicioná-los a um prato de omeletes para um reforço extra de proteína.
A náusea e a diminuição do apetite podem tornar mais difícil comer quando você está doente. Como solução, você pode experimentar uma variedade de alimentos da lista acima, seja como prato principal ou como lanche saudável.