O tumor cerebral é um dos problemas de saúde que atacam o cérebro e é bastante grave. No entanto, os sintomas de um tumor cerebral se parecem muito com outras doenças cotidianas. Na verdade, quais são os sintomas de um tumor cerebral e como diferenciá-lo de outras condições?
Sintomas de um tumor cerebral a serem observados
1. Dor de cabeça
Você pode achar difícil dizer a diferença entre uma dor de cabeça de tumor cerebral e uma dor de cabeça normal. Além disso, o paciente pode sentir diferentes tipos de dor. No entanto, a marca registrada de uma dor de cabeça que é um sintoma de um tumor cerebral geralmente persiste e piora pela manhã e à noite.
Não só isso, a cabeça parece que está sendo pressionada e esfaqueada. A dor pode ocorrer em certas áreas ou mesmo em toda a cabeça. Na verdade, essa dor pode piorar quando você tosse ou espirra.
Os tumores cerebrais podem causar dores de cabeça porque aumentam a pressão dentro do crânio e causam o alongamento da dura-máter, a membrana que protege o cérebro e a medula espinhal. É claro que isso causa dor, porque a dura-máter possui terminações nervosas sensoriais.
No início, as dores de cabeça causadas por tumores cerebrais podem ser tratadas com medicamentos para dor de cabeça de venda livre. No entanto, com o tempo, os medicamentos para dor de cabeça que geralmente são tomados podem não funcionar mais para aliviar a dor.
2. Náusea e vômito
Náuseas e vômitos são condições comuns que podem ser experimentadas por qualquer pessoa e a qualquer momento. Isso significa que, quando você tem náuseas e vômitos, não significa que tenha um tumor cerebral. Então, quais são as características de náuseas e vômitos como sintomas de tumores no cérebro?
À medida que um tumor cerebral cresce e ocupa os espaços dentro da cabeça, ele cria pressão dentro do crânio que pode causar náusea. No entanto, alterar os níveis de hormônio devido a tumores também pode causar náuseas.
Essa condição também pode ocorrer quando um tumor se forma em uma área específica da cabeça. Por exemplo, o cerebelo, a parte do cérebro que regula o equilíbrio. Se o tumor pressionar o cerebelo, ocorrerão náuseas e tonturas. Da mesma forma, quando um tumor pressiona o tronco cerebral, pode causar visão turva, o que pode causar náuseas.
Há várias coisas que devem ser consideradas a partir das náuseas e vômitos experimentados para determinar se isso é um sintoma de um tumor cerebral. Entre eles:
- A náusea e o vômito persistiram por uma semana ou mais?
- As náuseas e os vômitos pioram pela manhã?
- As náuseas e os vômitos pioram quando você se deita?
- As náuseas e os vômitos pioram quando você muda de posição repentinamente?
Se a resposta às perguntas anteriores for "sim", é melhor consultar o seu médico, pois se refere aos sintomas de um tumor cerebral.
3. Visão turva
Visão turva, visão dupla e perda gradual da visão têm sido associadas a tumores no cérebro. No entanto, considerando que os tumores cerebrais são relativamente raros, os sintomas que aparecem não são a marca registrada dessa condição.
Podem ocorrer alterações na visão do paciente porque o disco óptico, localizado na parte posterior da cabeça, incha. Isso pode ser causado pelo aumento da pressão no crânio. Na verdade, esse disco óptico é um ponto na retina que é o caminho do nervo óptico para o olho através do cérebro.
O edema do disco óptico pode ser causado por várias doenças, mas se a causa for pressão dentro do crânio, é denominado papiledema. A ocorrência de papiledema depende da localização e do tamanho do tumor.
4. Apreensões
As convulsões costumam ser um dos primeiros sintomas de um tumor cerebral, especialmente se você não tem história prévia dessa doença.
De acordo com a Northwestern Medicine, alguns pacientes com tumores cerebrais obtêm seu primeiro diagnóstico durante uma varredura cerebral após terem uma convulsão pela primeira vez.
As convulsões são o sintoma mais comum de um tumor cerebral. Na verdade, quase todos os pacientes com tumor cerebral apresentam pelo menos uma convulsão. No entanto, ainda não está claro como os tumores cerebrais causam convulsões.
5. Perda de autocontrole
Semelhante aos sintomas de um derrame, os sintomas de um tumor cerebral que também precisam ser vigiados são a perda da capacidade de se controlar, de modo que muitas vezes há problemas para manter o equilíbrio. Por exemplo, é mais fácil tropeçar, cair e outros problemas de equilíbrio.
Essa condição pode ocorrer porque o tumor pode invadir a área do cérebro responsável por controlar as funções motoras do corpo, incluindo equilíbrio, coordenação e movimento corporal. Normalmente, essa condição ocorre de forma gradual.
Além disso, outro sintoma de tumor cerebral que precisa ser considerado é a possível perda de sensibilidade na área das mãos ou pés. Então, também pode ocorrer fraqueza nos músculos faciais, como dificuldade em controlar as expressões faciais, distúrbios da fala e deglutição.
Por um longo período de tempo, o paciente pode sentir dormência em certas partes do corpo ou, em um nível avançado, pode apresentar paralisia. No entanto, geralmente, esses sintomas começam com formigamento.
6. Fácil de esquecer
Na verdade, muitas vezes o esquecimento de algo é algo muito normal que acontece e pode ser vivenciado por qualquer pessoa. No entanto, quando esse hábito de esquecimento piorar e causar perda de memória, pode ser sinal de tumor cerebral.
Sua condição provavelmente será a mesma de uma pessoa com Alzheimer. Do lado de fora, o paciente pode parecer bem. No entanto, esse sintoma será muito visível quando o paciente for convidado a se comunicar. Sim, os tumores no cérebro podem causar a perda de habilidades intelectuais, cognitivas e emocionais.
7. Dificuldade em falar
Os tumores também podem interferir na capacidade de uma pessoa se comunicar com outras pessoas, não apenas fisicamente, mas também mentalmente. Essa condição pode fazer com que as pessoas tenham dificuldade em pronunciar várias palavras e frases que geralmente são tão fáceis de escapar dos lábios do paciente.
Na verdade, quando o paciente tenta responder ao que outras pessoas lhe dizem, pode ter dificuldade em encontrar as palavras certas para descrever como se sente.
Sem mencionar que os tumores cerebrais também podem tornar difícil para os pacientes entenderem o que as outras pessoas estão dizendo a eles, de modo que eles são incapazes de responder.
Além de se comunicar, o paciente pode perder sua capacidade de ler e escrever gradualmente.
8. Mudanças de atitude e comportamento
O cérebro regula quem somos, o que sentimos e o que pensamos. Portanto, a presença de um tumor no cérebro tem o potencial de mudar a atitude ou personalidade de uma pessoa que o vivencia.
As mudanças de atitude que podem ser um sintoma de um tumor cerebral incluem:
- Torne-se mais irritado e emocional.
- Muitas vezes me sinto confuso e fácil de esquecer.
- Perda de interesse por muitas coisas.
- Depressão.
- É fácil ficar ansioso.
- Mudanças extremas de humor.
- Dificuldade em tomar decisões.
- Dificuldade em compreender os sentimentos em si mesmo e nos outros.
9. Problemas de audição
Os tumores cerebrais podem suprimir o nervo de equilíbrio que regula o equilíbrio corporal e a audição. Portanto, os tumores cerebrais também podem ser indicados pela presença de sintomas de perda auditiva, tais como:
- Perda de audição em um ouvido.
- As orelhas parecem cheias, como se houvesse água dentro delas.
- Ruído no ouvido.