Sintomas de alergias de pele que você precisa estar atento •

As alergias cutâneas são reações alérgicas a substâncias realmente inofensivas, como sabonetes, plantas e outros ingredientes. No entanto, o sistema imunológico do corpo reconhece a substância e tenta atacá-la. Então, quais são os sintomas de uma alergia cutânea?

Sinais e sintomas de alergias cutâneas

Os sintomas de alergia que aparecem dependem da substância que atua como um alérgeno e também do sistema imunológico humano. Isso pode afetar vários órgãos do corpo, incluindo a pele. As reações alérgicas são bastante diversas, variando de leves a graves e requerem tratamento de emergência.

Em alguns casos graves, os sintomas alérgicos podem desencadear uma reação bastante perigosa conhecida como choque anafilático. Então, quais são os sintomas das alergias que ocorrem na pele?

1. Erupção cutânea

Um dos sintomas mais comuns de alergia é o aparecimento de erupções cutâneas. Você pode pensar que a pele serve como a primeira proteção interna do corpo. Na verdade, a pele também possui células especiais do sistema imunológico.

Essas células protegem a pele e o corpo de vírus, bactérias e outros compostos prejudiciais. Se as células detectarem a presença de uma substância suspeita, ela reagirá na pele e causará inflamação. Essa reação celular do sistema imunológico acaba resultando em erupção na pele.

A inflamação da pele pode ser causada por muitas coisas, incluindo irritantes e alérgenos. Substâncias que, na verdade, são inofensivas, mas não são reconhecidas pelo sistema imunológico, como alergias a metais, podem causar erupções cutâneas por contato direto.

Erupções cutâneas causadas por alergias costumam ser vermelhas, irritadas e dolorosas. Além disso, as características dessa alergia cutânea não são contagiosas e podem desaparecer em 2 a 4 semanas.

Se você tiver uma erupção na pele e estiver preocupado com certos problemas de saúde, consulte seu médico para obter o tratamento adequado.

2. Coceira na pele

Em geral, os sintomas de alergia também podem ser caracterizados por coceira na pele. Essa condição geralmente ocorre na área da pele afetada pela erupção. Porém, não são poucos os que também não apresentam sinais de vermelhidão na pele e sentem coceira sem saber onde está localizada.

A coceira está relacionada ao trabalho do cérebro. Quando você sente coceira, é claro que o reflexo que as pessoas costumam fazer é coçar. Esse reflexo é uma resposta protetora que ajuda o corpo a remover os parasitas da pele.

Essa sensação de querer coçar pode ser desencadeada pela histamina, uma substância química do corpo associada à resposta imunológica do corpo. Isso faz com que a pele sinta coceira e fique vermelha.

De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, coceira causada por alergias ( coceira pruritoceptiva ) pode ocorrer como resultado do contato com alérgenos. Os alérgenos mais comuns que causam alergias cutâneas são o níquel ou o metal.

Isso porque o teor de metal é encontrado em produtos que acontecem no dia a dia, como celulares, joias e cintos. Além do níquel, outros materiais que causam alergia na pele são o látex, o esmalte de unha e o perfume.

A maioria das pessoas pode sentir coceira que não é tão forte e só causa desconforto. No entanto, coçar excessivamente a pele pode danificar a barreira cutânea e tornar o corpo mais suscetível a infecções.

3. Pele inchada e vermelha

Aqueles de vocês que apresentam inchaço e vermelhidão da pele podem precisar estar vigilantes. O motivo, essas duas coisas podem ser sintomas de alergias na pele.

O inchaço da pele é geralmente conhecido como um dos sinais de urticária ou urticária. Geralmente, essa condição é a precursora da erupção cutânea.

Se você prestar atenção logo no início, poderá notar que existem manchas vermelhas no rosto, lábios e orelhas. O tamanho do inchaço na pele também varia, variando do tamanho de uma borracha pequena a bem grande.

A pele que parece inchada e vermelha é, na verdade, o resultado de uma resposta da histamina ao entrar em contato com um alérgeno. A resposta da histamina faz com que o plasma sanguíneo vaze dos minúsculos vasos sanguíneos da pele.

A pele inchada devido a alergias pode durar menos de 6 semanas. Se o inchaço não melhorar, existe a possibilidade de que essa condição seja um problema crônico e exija um teste de alergia cutânea.

4. Urticária de sintomas de alergia cutânea

A pele com inchaços grandes e que coçam é uma condição bastante comum e geralmente é causada por uma variedade de coisas, principalmente uma reação alérgica. Como sintoma de uma alergia cutânea, inchaços na pele variam de acordo com a causa.

Algumas pessoas veem que a cor das saliências que têm parecem iguais. No entanto, não são alguns pedaços de cores diferentes. Saliências na pele também têm suas próprias diferenças com base na causa, como dermatite de contato.

A pele com coceira e coceira devido a alergias geralmente aparece de horas a dias após a pele entrar em contato com o alérgeno. Além disso, a erupção nas saliências da pele também se limita à área que toca o composto irritante para a pele.

Se sentir estes sintomas e a coceira for insuportável, consulte imediatamente um médico para tratamento.

5. Descamação da pele e rachaduras

A sua pele está seca, espessa e escamosa? Ou sua pele também está descascando e rachando até doer? Nesse caso, é possível que você esteja apresentando sintomas de uma reação alérgica cutânea.

A condição que você está enfrentando pode não ser apenas um problema comum de pele seca. Pele descamada e gretada em algumas áreas, como mãos e pés, pode ser um sinal de que você é alérgico a alguma coisa.

Semelhante a outros sinais de alergia na pele, esse problema de pele rachada é causado pela exposição repetida à mesma alergia.

Como resultado, o sistema imunológico ativa uma resposta que resulta em vários problemas na pele, desde pele seca até descamação e rachaduras. As alergias a medicamentos e plantas são os dois tipos mais comuns de alergia que causam essa condição.

Quando você deve ir ao médico?

Alguns dos sintomas de alergia cutânea mencionados acima podem parecer triviais. Às vezes, esse problema de pele pode ser fatal se não for tratado adequadamente.

Portanto, quando você sentir os sintomas abaixo, vá imediatamente ao hospital para tratamento.

  • Difícil de respirar.
  • Rosto inchado.
  • Sinto dores nas articulações e febre.
  • Tome medicamentos que não sejam o conselho do médico.
  • Os remédios caseiros não funcionam e os sintomas estão piorando.