Os humanos têm um sistema linfático ou linfa que se espalha por todo o corpo e desempenha um papel no sistema imunológico ou imunidade. Quando os linfócitos (glóbulos brancos) nele se desenvolvem de forma anormal, essa condição pode se tornar câncer, ou seja, câncer de linfa ou linfoma. Quais são os sinais e sintomas do câncer de linfonodo que podem ocorrer?
Reconhecer os sinais e sintomas do câncer de linfonodo
O linfoma ou linfoma tem dezenas de tipos ou tipos, que são agrupados em duas categorias amplas, a saber, linfoma de Hodgkin e linfoma não-Hodgkin. Cada tipo de linfoma pode causar sintomas ou características diferentes. Na verdade, alguns tipos de linfoma podem não causar sintomas nos pacientes, especialmente no estágio 1 ou inicial do linfoma.
No entanto, em geral, os sintomas e características do câncer de linfonodo que podem ocorrer são os seguintes:
1. Edema nos gânglios linfáticos
O linfoma ou câncer linfático é um tipo de câncer do sangue que se desenvolve no sistema linfático. O sistema linfático está espalhado por todo o corpo, que inclui os gânglios linfáticos, baço, medula espinhal e glândula timo.
Quando ocorre linfoma, células linfocitárias anormais se desenvolvem e se acumulam nos nódulos linfáticos. Isso pode causar inchaço nos gânglios linfáticos, especialmente no pescoço, nas axilas ou na região da virilha.
Esses gânglios linfáticos inchados são geralmente redondos, suaves, podem mover-se ao toque e geralmente são indolores. No entanto, alguns pacientes se queixam de dor no caroço, especialmente após o consumo de álcool.
No entanto, lembre-se de que o inchaço dos gânglios linfáticos nem sempre é uma característica do câncer de linfa. Essa condição também pode ser um sintoma de outra infecção, como gripe, infecção de pele ou por tomar certos medicamentos.
Os gânglios linfáticos inchados devido a uma infecção leve geralmente retornam ao normal em 2 a 3 semanas. No entanto, se o inchaço que você está sentindo não melhorar além desse tempo ou até mesmo aumentar, você deve consultar um médico imediatamente.
2. Fadiga que não passa
Você pode se sentir cansado após um longo dia de atividades. Nessa condição, o repouso e o sono costumam ser suficientes para restaurar sua energia.
No entanto, se o cansaço persistir e não passar, você deve ir imediatamente ao médico. Isso nem sempre é um sinal ou sintoma de câncer de linfonodo, mas nunca é demais descobrir a causa da doença.
3. Febre e suor à noite
A febre pode ocorrer devido a uma infecção em seu corpo. No entanto, a febre pode aparecer devido ao câncer de linfa ou linfoma. O motivo é que as células do linfoma podem produzir certos produtos químicos que aumentam a temperatura corporal.
Relatórios do Lymphoma Action, o linfoma pode causar um aumento na temperatura corporal de até 38 ° C. Normalmente, a febre como sintoma do câncer de linfonodo vem e vai continuamente.
Essa febre também pode fazer com que seu corpo sue à noite enquanto dorme. O suor que você derrama pode ser forte o suficiente para encharcar as roupas que veste e os lençóis da cama.
4. Perda de peso sem motivo específico
Outros sintomas e sinais de cancro dos gânglios linfáticos, nomeadamente a perda de peso que ocorre rapidamente, a curto prazo, mesmo que não esteja a fazer dieta. Isso geralmente ocorre em tipos agressivos de linfoma ou com células cancerosas de crescimento rápido.
Essa condição pode ocorrer porque o linfoma ou as células cancerosas esgotam as fontes de energia do corpo. Além disso, seu corpo usará muita energia para se livrar das células cancerosas.
Geralmente, o peso dos pacientes com linfoma perderá mais de 10% de seu peso corporal total em 6 meses. Portanto, você deve entrar em contato com o seu médico imediatamente se isso acontecer com você.
5. Coceira na pele
A coceira na pele pode ocorrer devido a várias coisas, como alergias ou certas doenças da pele, como eczema ou psoríase. No entanto, coceira na pele pode ser uma das características do câncer de linfonodo.
Geralmente ocorre em 1 em 3 pessoas com linfoma de Hodgkin e em 1 em 10 pessoas com linfoma não Hodgkin. As áreas da pele com coceira são geralmente ao redor dos gânglios linfáticos afetados por células cancerosas, na parte inferior das pernas ou em todo o corpo.
Isso pode ocorrer devido a produtos químicos liberados pelo sistema imunológico, em reação às células cancerosas. Esta substância irrita os nervos da pele, causando coceira.
6. Tosse e falta de ar
Tosse, falta de ar e até mesmo dor no peito podem aparecer como sintomas de câncer de linfa ou linfoma devido a gânglios linfáticos inchados na área do peito. Os gânglios linfáticos inchados pressionam as vias respiratórias, os pulmões ou os vasos sanguíneos, causando esses sintomas.
Este sintoma é comum em pacientes com linfoma de Hodgkin e alguns tipos de linfoma não Hodgkin (especialmente em células cancerosas de crescimento rápido).
7. Sensação de estômago cheio
Os linfomas também podem se desenvolver nos gânglios linfáticos do estômago ou no sistema linfático do fígado ou baço. Essa condição pode causar inchaço do baço e você pode sentir dor no lado esquerdo da caixa torácica, inchaço ou sensação de saciedade, embora coma apenas uma pequena quantidade de comida.
Seu estômago pode ficar cheio ou inchado se o linfoma afetou seu fígado e fez seu estômago inchar. Outros sinais ou sintomas de câncer de linfonodo também podem ocorrer se o linfoma afetar o abdômen, como dor abdominal, diarreia, vômito ou constipação.
8. Tontura, dor de cabeça, convulsões e outros sintomas
Além das características e sinais acima, existem vários outros sintomas de linfoma que podem ocorrer, embora sejam muito raros. Esses sintomas incluem convulsões, tonturas, dores de cabeça ou fraqueza nas pernas e braços. Essa condição geralmente ocorre quando o linfoma começa ou se espalhou para o cérebro ou sistema nervoso.
Você também pode sentir dor em certas áreas do corpo, dependendo de onde o linfoma se desenvolveu ou se espalhou. Se o linfoma afetar o osso (raramente), pode causar dor no osso afetado.
Os sintomas acima são de fato semelhantes às características de uma doença comum. Portanto, essa condição pode ser difícil de detectar.
No entanto, você deve consultar um médico imediatamente se sentir quaisquer alterações ou sintomas que persistem e não vão embora. Se o câncer for encontrado ainda em seus estágios iniciais, as chances de recuperação da doença são muito grandes.