Apatia é uma atitude de não se importar com o que está acontecendo ao seu redor. Você pode ter conhecido pessoas com essas características. Na verdade, pode ser, você é um apático. Então, a apatia é um transtorno mental? Para saber mais claramente, consulte a seguinte explicação sobre apatia.
O que é apatia?
Apatia é uma atitude de indiferença ou indiferença, desinteresse e falta de entusiasmo por qualquer coisa. Na verdade, as pessoas apáticas não se interessam por coisas que geralmente atraem a atenção de muitas pessoas.
Você pode ter essa atitude, mas a apatia é mais "familiar" com adolescentes e idosos. Ou seja, a apatia é muita gente nessa faixa etária. Mesmo assim, no mundo da psicologia, a apatia se divide em dois tipos diferentes.
Se você observar atos ou comportamentos criminosos, mas não fizer nada para ajudar a vítima, será chamado de apatia espectador. No entanto, se você não tem interesse em atividades sociais, como interagir com outras pessoas, você é conhecido como apatia social.
No entanto, apatia não é o mesmo que depressão. No entanto, essa atitude costuma estar associada a vários problemas de saúde, incluindo demência, esquizofrenia e doença de Parkinson. Além disso, a apatia pode reduzir significativamente a qualidade de vida de uma pessoa.
Portanto, se você ou alguém ao seu redor apresentar essa condição, é melhor consultar imediatamente um profissional para obter mais tratamento.
Características das pessoas que têm uma atitude apática
Na verdade, a própria apatia costuma ser considerada uma síndrome ou um conjunto de sintomas. Normalmente, essa condição é caracterizada por vários sinais ou sintomas, como os seguintes:
- Não é produtivo nas atividades diárias.
- Falta de motivação para conseguir algo que deseja.
- Parece não se importar com os objetivos anteriores a serem alcançados.
- Perda do desejo de cuidar de si mesmo.
- Diminuição do desejo de participar de atividades sociais.
- Não tem resposta emocional a boas ou más notícias.
- É difícil demonstrar quaisquer sentimentos, sejam eles de felicidade, tristeza ou raiva.
Causas de apatia
Basicamente, a maioria das pessoas tem apatia. No entanto, apatia significa desinteresse ou indiferença por determinados temas. Por exemplo, os alunos que se especializam em Medicina podem não estar interessados em cursos para alunos que se especializam em Engenharia.
Isso significa que, desde que a apatia não diminua sua qualidade de vida, é muito natural ter essa atitude. Mesmo assim, a apatia costuma estar associada a certas condições de saúde, como as seguintes:
1. Depressão
A apatia é um dos sintomas da depressão, ou seja, as pessoas que experimentam essa condição de repente não têm interesse em várias coisas, incluindo atividades que antes gostavam.
2. Transtorno obsessivo-compulsivo (OCD)
Pessoas com TOC também tendem a ter essa atitude. Normalmente, as pessoas com TOC não estão interessadas em atividades de que gostam quando têm recaídas.
4 sintomas experimentados por pacientes com TOC
3. Demência
Em pessoas com idade avançada, a apatia costuma ser um dos sintomas da demência.
4. Transtornos de ansiedade
Se você tem um transtorno de ansiedade, vai esquecer qualquer interesse em atividades ou atividades que gosta de interagir com pessoas de quem gosta quando se sente ansioso.
Porém, não só isso, essa atitude também pode ser causada por situações da vida. Cada indivíduo enfrenta diferentes situações em sua vida. Algumas das seguintes coisas podem formar apatia em você:
- Pense mal sobre você.
- Pessimista sobre o futuro.
- Medo de fracasso ou rejeição.
- Sentir-se inferior, incompetente, incompetente e insignificante neste mundo.
- Recentemente, presenciou ou presenciou um acontecimento ruim com você ou com alguém próximo a você.
- Existe algo que o faz se sentir pessimista e sem esperança.
- Entediado e cansado apenas de fazer rotinas diárias, como se não houvesse nada de interessante para esperar todos os dias.
Como ajudar outras pessoas a superar a apatia
Se um membro da família, parceiro ou pessoa próxima a você apresentar sintomas de apatia, tente ajudá-lo, independentemente da atitude. Principalmente se isso já acontece há muito tempo e pode afetar a qualidade de vida.
De acordo com a Sociedade de Alzheimer, aqui estão algumas coisas que você pode fazer para ajudar outras pessoas com apatia:
1. Mostra atividades interessantes
Uma maneira de fazer isso é ajudar a pessoa a realizar as atividades de que ela gosta. Não é fácil no início, mas não desista facilmente apenas por causa de tentativas fracassadas. Não só isso, escolha atividades que possam dar sentido a ele.
2. Ajude a fazer conquistas
Uma das características da apatia é não ter confiança em atingir suas metas. Portanto, tente ajudar as pessoas mais próximas a você a realizar atividades que as façam sentir que realizaram algo.
Você não precisa escolher uma atividade muito complexa. Faça ou procure atividades simples, mas podem ser feitas a longo prazo. A esperança, esse método pode ajudar a pessoa a voltar a se animar com a vida.
3. Forneça apoio e incentivo
Como a pessoa mais próxima, tente dar apoio positivo às pessoas que têm uma atitude apática. Incentive-o todos os dias, mas não o force a se livrar dessa atitude imediatamente.
Você também deve ser capaz de pensar positivamente sobre o que foi alcançado. Como forçá-lo certamente não será eficaz para ajudá-lo a voltar a ter entusiasmo para viver a vida.
4. Evite ficar frustrado ao ajudar
O sucesso em ajudar as pessoas mais próximas a você, independentemente da apatia, também depende do nível de paciência e perseverança que você tem. Se você se sentir frustrado com a apatia persistente dele, tente ser calmo e paciente.
Tudo leva tempo e não pode ser obtido de forma instantânea. Além disso, se for fácil para você mostrar emoções negativas para a pessoa, ela pode realmente perceber a emissão de energia negativa.