A coceira no pênis e na área ao redor pode ser causada por muitas coisas, como alergias, fricção com roupas, sarna e infecções sexualmente transmissíveis. Sua primeira reação ao sentir uma coceira na área pode ser coçar. No entanto, esse método não é apropriado porque a pele do pênis pode realmente ser ferida se você coçá-la com muita frequência ou com muita força.
Então, qual é a maneira certa de lidar com a coceira no pênis? É claro que você precisa fazer isso de acordo com a causa. Aqui estão várias maneiras de lidar com a coceira no pênis que são recomendadas.
Várias causas de coceira no pênis
Como lidar com a coceira na genitália masculina depende da doença que é a culpada. Não apenas doenças venéreas, essa condição também pode ser causada por várias outras doenças, como a seguir.
- Herpes genital ou herpes genital é uma doença sexualmente transmissível causada pela infecção pelo vírus herpes simplex. O herpes genital é caracterizado por bolhas que parecem queimação e dor na região púbica e ao redor do ânus.
- Líquen nitidus. Inflamação das células da pele que causa caroços no pênis, geralmente na forma de pequenos caroços que lembram a cor da pele e causando coceira.
- Líquen plano. Doença de pele na forma de inflamação crônica que ataca a pele, as unhas e o revestimento da boca, incluindo o pênis, nos homens. O sintoma desta doença é o aparecimento de manchas vermelhas arroxeadas.
- candidíase. Também conhecida como infecção por fungos no pênis causada por crescimento de fungos Candida albicans . Geralmente ataca a cabeça do pênis e o prepúcio, causando queimação, vermelhidão, erupção na pele e uma secreção branca e protuberante.
- Verrugas genitais. Uma das infecções sexualmente transmissíveis que, em termos médicos, é chamada de condiloma acuminado, causada pelo vírus HPV ( papilomavírus humano ) As verrugas genitais se formam na forma de pedaços de carne vermelha, agrupados e parecem couve-flor.
- psoríase. Doença de pele crônica em que o crescimento das células da pele é muito rápido, causando acúmulo. Essa condição pode causar coceira, manchas vermelhas e pele escamosa.
- Sarna. Também conhecido como sarna causado por ácaros Sarcoptes scabiei . A sarna pode causar coceira como uma reação alérgica nas dobras da pele, incluindo ao redor do pênis e da área genital masculina.
- Dermatite de contato. Pele avermelhada e inflamada devido ao contato direto com alérgenos ou irritantes, neste caso como sabonete, perfume, material de calça e outros.
- balanite. Inchaço, dor ou irritação da pele e da cabeça do pênis. É mais comum em homens não circuncidados e pode ser causado por infecções bacterianas, fúngicas, virais, parasitárias e outras.
- Pêlos púbicos encravados. Essa condição, também conhecida como pêlos encravados, é uma doença em que os pêlos entram na pele, não para fora. Essa condição pode causar inflamação, dor e pequenos caroços.
- Uretrite. Inflamação da uretra, que transporta a urina da bexiga para o exterior do corpo. Isso pode fazer com que a pessoa urine com mais frequência ou tenha dificuldade para urinar, a ponto de passar sangue na urina ou no sêmen.
Supere o pênis que coça de maneira natural
Antes de usar medicamentos, você pode tentar aliviar a coceira no pênis naturalmente usando ingredientes disponíveis em casa.
1. Usando uma compressa fria
Compressas frias podem ser usadas para tratar a coceira causada por dermatite de contato, sarna, pelos púbicos encravados e inflamação da região pubiana. O truque é umedecer um pano com água fria e, em seguida, limpar o pênis por aproximadamente 5-10 minutos.
Sem água fria? Você também pode usar cubos de gelo. Bem, citado de Health Direct , não aplique cubos de gelo diretamente na área inflamada. Recomendamos o uso de um pano limpo e, a seguir, limpe da mesma maneira que antes.
2. Evite usar sabão
O uso de sabonete pode causar ressecamento da pele do pênis e coceira. Para corrigir isso, pare temporariamente de usar sabonete ao limpar a área genital. Em vez disso, você pode simplesmente limpar o pênis com água morna.
3. Aplique hidratante natural
Você pode usar hidratantes naturais, como gel de aloe vera, para aliviar a coceira causada pela irritação. Você só precisa aplicar o gel de aloe vera na área que coça até que a coceira desapareça.
Superando a coceira no pênis com remédio
Maneiras naturais podem realmente aliviar a coceira, mas ela pode retornar se a causa não for tratada. Tente consultar seu médico para obter o tratamento correto. Os médicos geralmente recomendam o seguinte tratamento.
1. Medicamento ou creme antifúngico
Pode ocorrer coceira no pênis porque a área ao redor da virilha está úmida de suor. Isso fará com que o fungo cresça ao redor da área. Bem, para superar isso, você precisa usar medicamentos antifúngicos. Além disso, você também deve manter o pênis e a região da virilha secos para que o fungo não volte a crescer.
2. Antibióticos
Os antibióticos podem ajudar a tratar a coceira no pênis causada por bactérias. Lembre-se de que os antibióticos prescritos por um médico devem ser usados de acordo com as instruções, para que possam atuar com eficácia e não causem certos efeitos colaterais.
3. Usando um creme esteróide tópico
Os cremes esteróides tópicos não apenas aliviam a coceira, mas também a vermelhidão e a inflamação da área genital masculina e arredores. Por esse motivo, os cremes esteróides são freqüentemente usados para tratar a coceira causada por doenças de pele.
4. Use um hidratante
O atrito entre o pênis e a roupa pode causar irritação e, eventualmente, coceira. Para lidar com a coceira causada por irritação, você pode aplicar hidratante regularmente. Tente consultar um médico para determinar qual tipo de hidratante é apropriado e adequado para sua condição.
Quando é necessário ir ao médico?
Embora possa ser tratada naturalmente e com medicamentos disponíveis nas farmácias, você deve consultar um médico se a coceira no pênis não passar ou piorar.
Você também precisa estar ciente de outros sintomas que podem aparecer, como:
- Inchaço do pênis
- Vermelhidão ou erupção no pênis e na pele ao redor dele
- A pele tem bolhas, está seca ou descama
- Saliências ou bolhas na pele
- Dor ao urinar
- Maior frequência ou desejo de urinar
- Descarga do pênis, não urina ou sêmen
- Dor e incômodo durante o sexo
- Coceira que ataca outras partes do corpo, como região púbica, escroto, nádegas e coxas
Você precisa estar ciente dos sintomas acima, porque eles podem indicar uma condição mais séria. Visite imediatamente um médico para obter tratamento adicional.