Cicatrizes teimosas podem afetar a autoconfiança de uma pessoa. Remover cicatrizes como cicatrizes de varíola, cicatrizes de acne, escoriações ou feridas causadas por quedas ou cortes por objetos pontiagudos, que estejam no corpo ou no rosto, é uma questão para muitas pessoas.
Como se livrar de cicatrizes que não vão embora? Aqui estão as dicas que você precisa tentar.
Vitamina E para cicatrizes
Para obter um corpo liso, pode-se fazer várias maneiras de remover as cicatrizes existentes. Algumas das maneiras incluem o uso de cremes que se acredita serem capazes de remover cicatrizes, usando ingredientes naturais ou por meio de procedimentos médicos.
Um deles é a vitamina E. A vitamina E também é conhecida por ser boa para a pele. Mas é realmente eficaz? Um estudo mostra que tomar vitamina E antes e depois da cirurgia pode acelerar o processo de cicatrização e prevenir o aparecimento de quelóides.
Você pode usar cremes, pomadas ou suplementos que contenham vitamina E. Você também pode comer alimentos que contenham vitamina E suficiente, como grãos inteiros, nozes e verduras. Mesmo assim, para garantir a eficácia do uso da vitamina E ainda são necessárias mais pesquisas.
Remova cicatrizes por meio de procedimentos médicos
A forma de retirar cicatrizes pode ser diferente, esta se ajusta ao tipo de ferida e à sua localização. O tratamento para cicatrizes de acne será diferente de cicatrizes de varicela, cortes afiados ou outros acidentes. Se você tem usado cremes, pomadas ou suplementos que contêm vitamina E, mas não estão funcionando, pode usar alguns dos métodos abaixo.
1. Dermoabrasão
Se a sua cicatriz tiver o formato de um caroço ou for mais alta do que a pele ao redor, você pode usar este método. A dermoabrasão é feita com uma ferramenta especial que raspa certas partes da superfície da pele. O resultado é que uma nova camada de pele ficará mais lisa.
2. Microdermoabrasão
Esse processo geralmente é feito para feridas menores ou superficiais, como pequenas cicatrizes de acne, linhas finas, manchas senis e opacidade. Tanto a dermoabrasão quanto a microdermoabrasão podem ser realizadas em uma esteticista ou dermatologista.
3. Injeções de esteróides
Para aqueles de vocês que têm feridas hipertrófico ou feridas queloides podem tentar superá-lo usando este método. As injeções de esteróides podem ajudar a suavizar a aparência desses tipos de cicatrizes. Os esteróides serão injetados na área da cicatriz repetidamente durante um período de tempo longo o suficiente para achatar a área.
4. Resurfacing a laser
Este tratamento é semelhante ao procedimento de dermoabrasão, e ao contrário dos tratamentos anteriores a laser, que requerem um tempo de recuperação mais longo. A utilização do último tipo de laser neste tratamento pode proporcionar resultados mais suaves, pois atua na rede de colágeno da derme sem retirar a camada superficial da pele.
5. Atadura de silicone
Se você tiver uma cicatriz de enxerto de pele ou uma grande queimadura, pode usar este curativo. Com o uso desse curativo, a cicatriz ficará mais lisa e macia. Este curativo é feito de um material elástico e pode ser combinado com uma folha de gel de silicone. Uma bandagem de pressão pode ser usada sobre a cicatriz 24 horas por dia, por 6 a 12 meses.
Coisas para lembrar
Além das várias maneiras de remover cicatrizes acima, você também pode remover feridas por cirurgia. No entanto, esse método tende a causar novos ferimentos.
Todos os métodos acima não podem remover cicatrizes instantaneamente. São necessários vários tratamentos para obter resultados máximos. Qualquer que seja o método médico que você escolher, certifique-se de consultar primeiro um médico.