Diferença entre Ureter e Uretra, quais são as diferenças? |

Embora pareçam semelhantes, os ureteres e a uretra apresentam diferenças significativas. Esta parte do sistema urológico (urinário) tem diferentes funções e problemas. Então, qual é a diferença entre o ureter e a uretra?

Diferença entre ureter e uretra

Basicamente, os ureteres e a uretra são partes do sistema urinário que desempenham um papel importante na filtragem do sangue e na produção da urina. Além da uretra e dos ureteres, os órgãos do sistema urinário incluem os rins e a bexiga.

Para ser claro, existem várias coisas que são a diferença entre uretra e uretra. Abaixo está uma explicação de cada um dos ureteres e da uretra.

Ureter

Os ureteres são órgãos do sistema urinário que consistem em dois tubos grossos. Uma das diferenças visíveis entre ureter e uretra é sua função.

Os dois tubos ureterais transportam a urina dos rins para a bexiga. Cada um tem um comprimento de cerca de 25 a 30 centímetros (cm) com um diâmetro de 3 a 4 milímetros (mm).

Graças aos músculos das paredes do ureter, que são constituídos por epitélio transicional, o resto dos órgãos urinários podem contrair e relaxar para permitir que a urina desça e passe pelos rins.

Se a urina subir novamente ou ficar parada, você corre o risco de desenvolver uma infecção renal. É por isso que pequenas quantidades de urina são despejadas na bexiga a partir dos ureteres a cada 10-15 segundos.

Doenças do ureter

Além da função, outra diferença entre o ureter e a uretra reside nos problemas que podem ocorrer neste órgão, nomeadamente obstrução ureteral (estenose) e cancro ureteral.

Em comparação com a uretra, os ureteres costumam apresentar muito menos doenças. No entanto, é possível que o ureter esteja em risco de outras doenças.

Uretra

A uretra é um tubo que desempenha um papel importante na remoção da urina do corpo, diferente do ureter, que mantém a urina longe dos rins. A diferença entre o ureter e a uretra também está na maneira como funcionam e no número de tubos que possuem.

Quando a urina chega à uretra, o cérebro sinaliza aos músculos da bexiga para contrair. Isso, por sua vez, faz com que o corpo elimine a urina da bexiga.

Enquanto isso, o cérebro também envia sinais aos músculos do esfíncter para que relaxem mais, de modo que a urina saia da bexiga pela uretra. Quando a sinalização ocorre na sequência correta, a micção normal ocorrerá.

Lembre-se de que todos os processos acima ocorrem sob seu controle consciente, exceto em bebês, idosos e pacientes com certos ferimentos ou doenças.

Diferenças na forma da uretra masculina e feminina

Como mencionado anteriormente, a função da uretra é permitir que a urina saia do corpo. No entanto, essa parte do trato urinário tem funções adicionais nos homens. A razão é que a uretra é usada como um canal para o sêmen quando um homem ejacula.

O processo envolve uma via complexa pela qual o sêmen é liberado do ducto deferente para a ejaculação. É por isso que a uretra em mulheres e homens são diferentes.

Mulher

O comprimento da uretra nas mulheres é muito mais curto do que nos homens, que gira em torno de 4 cm. Isso ocorre devido às diferenças anatômicas no sexo feminino (vagina) e masculino (pênis) nessa área.

Cara

Enquanto isso, o tamanho da uretra masculina é muito maior, que tem cerca de 20 cm, porque deve cruzar o comprimento do órgão do pênis. Sua função não é apenas remover a urina, mas também canalizar o sêmen durante a ejaculação durante a relação sexual.

Doenças da uretra

Sob certas condições, a uretra pode apresentar problemas devido a uma série de fatores. Alguns problemas com a uretra incluem:

  • infecção do trato urinário (ITU),
  • estenose uretral, e
  • câncer uretral.

Tratamento

Se houver um problema com o ureter ou uretra, o médico geralmente recomenda um exame urológico para determinar a causa.

Depois disso, você pode se deparar com várias opções de tratamento para tratar esses dois problemas do sistema urinário, incluindo:

  • cateterismo, que drena a bexiga,
  • dilatação da uretra para aumentar o fluxo de urina,
  • uretroplastia que repara ou reconstrói a uretra,
  • implantação de stent, ou seja, colocação de um tubo temporário na uretra, e
  • cateter permanente.

Os ureteres e a uretra são partes do sistema urológico que desempenham um papel importante na remoção da urina e outros resíduos. Se um deles tiver problemas, pode ocorrer o risco de várias doenças.

Se você tiver mais perguntas, entre em contato com o seu urologista (urologista) para obter a solução certa.