O medicamento mais poderoso para eczema seco e úmido

Eczema, também conhecido como dermatite atópica, é uma doença de pele não transmissível que pode reaparecer a qualquer momento. A causa do eczema não é conhecida ao certo e não existe nenhum método que possa curá-lo. No entanto, existem vários tipos de medicamentos que são eficazes no tratamento dos sintomas do eczema.

Os medicamentos para tratar os sintomas do eczema podem ser comprados sem receita ou com receita médica. Enquanto isso, o tratamento de longo prazo e os medicamentos para os sintomas mais graves geralmente só podem ser obtidos após um exame mais aprofundado. Que tratamentos estão disponíveis para você?

Escolha de medicamentos para tratar eczema

O eczema apresenta inicialmente sintomas de pele seca e escamosa, vermelhidão e coceira. Com o tempo, a coceira pode piorar. As pessoas que sofrem de eczema frequentemente continuam a coçar a pele para que ela se torne mais espessa e pareça mais escura.

Os sintomas do eczema nos estágios iniciais geralmente podem ser superados com o uso regular de medicamentos tópicos ou hidratantes. O uso de medicamentos ajuda a controlar os sintomas do eczema, bem como a prevenir a recorrência da doença.

Se o eczema for grave ou houver uma infecção no eczema, você precisará de um medicamento com uma potência mais forte. Na verdade, muitos pacientes também requerem tratamento adicional por meio de injeções ou medicamentos orais.

Em geral, aqui estão as opções de medicamentos para tratar o eczema.

1. Drogas corticosteróides

Os médicos geralmente prescrevem medicamentos corticosteroides para reduzir a coceira e a inflamação da pele causadas pelo eczema. Os medicamentos disponíveis na forma de pomadas, cremes, comprimidos e pílulas geralmente são administrados de acordo com a gravidade do eczema.

Quem sofre de eczema geralmente precisa usar corticosteroides 1-2 vezes ao dia durante várias semanas até que os sintomas desapareçam. Se a pele não apresentar melhora, você pode precisar de uma pomada de corticosteroide mais forte.

Seu médico também pode recomendar o uso de doses mais altas de corticosteroides se o eczema causar sintomas graves, como pele irritada, vermelha ou molhada. Este medicamento forte está disponível apenas por prescrição e deve ser tomado conforme as instruções.

Embora eficaz, este medicamento não se destina a longo prazo. De acordo com um estudo publicado no Indian Dermatology Online Journal, as pomadas de corticosteroides podem causar efeitos colaterais na forma de adelgaçamento e descoloração da pele em áreas que costumam ser aplicadas ao medicamento.

2. Antiinflamatórios NSAID

Os antiinflamatórios não esteróides (AINEs) podem ajudar a tratar os sintomas do eczema, reduzindo a inflamação na pele problemática. Este medicamento está geralmente disponível na forma de uma pomada que é aplicada duas vezes ao dia durante várias semanas até que os sintomas melhorem.

Exemplos de AINEs são crisaborole, tacrolimus e pimecrolimus. O crisaborol atua inibindo o processo inflamatório na pele, enquanto o tacrolimus e o pimecrolimus previnem a liberação de calcineurina, que desempenha um papel na inflamação.

Se você deseja usar antiinflamatórios AINE em crianças menores de dois anos, deve primeiro consultar o seu médico. O motivo é que os medicamentos AINEs podem causar efeitos colaterais na pele sensível das crianças.

3. Hidratante para a pele

Um dos sintomas típicos do eczema é a pele seca. Os hidratantes podem não atuar tão diretamente na origem do problema como os medicamentos, mas podem ajudar a evitar que a pele fique seca ou rachada devido ao eczema.

No entanto, você deve primeiro discutir o tipo de hidratante adequado para sua pele com seu médico. Isso é importante, especialmente se você tem alergia a certos produtos químicos que têm o potencial de desencadear dermatite de contato.

Escolha um hidratante com alto teor de óleo, mas não contenha muitos produtos químicos ou fragrâncias. Use regularmente pelo menos duas vezes ao dia para que a pele fique sempre hidratada e protegida.

4. Antibióticos e antifúngicos

Coçar a pele com coceira pode fazer com que o eczema infeccione gradualmente. Se sua pele estiver rachada, aberta ou mostrando sinais de infecção de pele, seu médico provavelmente irá prescrever antibióticos.

Os antibióticos usados ​​para tratar o eczema são geralmente na forma de cremes, pomadas, comprimidos ou cápsulas. Infecções menores podem ser tratadas com cremes ou pomadas, enquanto infecções mais graves podem exigir antibióticos orais.

Em alguns casos, infecções fúngicas do rosto também podem causar eczema. Se o eczema em seu rosto for causado por um fungo, a forma de tratar a doença é usar um medicamento antifúngico na forma de creme ou pomada.

5. Drogas imunossupressoras

A causa exata do eczema não é conhecida, mas muitos especialistas acreditam que ela esteja relacionada à genética e ao funcionamento do sistema imunológico. Pessoas com eczema podem ter um sistema imunológico hiperativo que os torna propensos a inflamações.

Se houver suspeita de que a causa do eczema se deve a uma resposta exagerada do sistema imunológico, seu médico pode prescrever medicamentos imunossupressores. Os imunossupressores são drogas que atuam controlando ou suprimindo a função do sistema imunológico.

Com esta droga, seu sistema imunológico não está mais reagindo de forma exagerada, de modo que os sintomas do eczema também podem ser reduzidos. Para o registro, pessoas com sistema imunológico enfraquecido devem consultar um médico antes de usar este medicamento.

6. inibidores de calcineurina

Os corticosteróides não devem ser usados ​​como tratamento de eczema a longo prazo. Se você ainda precisar de medicação, seu médico provavelmente lhe dará medicamentos alternativos, como: inibidor de calcineurina.

A calcineurina é uma substância química necessária no processo inflamatório, inclusive quando o eczema reaparece. inibidores de calcineurina Ele age inibindo a liberação de calcineurina, de modo que a inflamação é reduzida e os sintomas melhoram.

7. Dupilumab

O American Food and Drug Administration (FDA) aprovou recentemente um novo medicamento para eczema chamado dupilumab. Os medicamentos feitos de anticorpos são indicados para pessoas com eczema grave que não reagem a outros tratamentos.

Estudos anteriores demonstraram que o dupilumabe é relativamente seguro, desde que usado de acordo com as instruções. No entanto, esse medicamento é muito caro e ainda precisa ser mais estudado para ver sua eficácia em longo prazo.

Tratamento de eczema por meio de terapia

Fonte: Serviço Médico da Força Aérea

Às vezes, a medicação por si só não é suficiente para tratar o eczema rapidamente. Se necessário, o médico também pode sugerir outras terapias para auxiliar na cura. Aqui estão algumas terapias comuns.

1. Fototerapia

A fototerapia é destinada a pessoas que sofrem de eczema que não melhoram após o uso de medicamentos tópicos ou apresentam recaídas repetidas mesmo após o tratamento. Este método envolve a emissão de quantidades controladas de luz ultravioleta na pele.

A fonte de luz na fototerapia é a luz ultravioleta B (UVB). Também existe uma forma de fototerapia que utiliza os raios UVA artificiais e os raios UVB de ondas curtas. Esse método pode ser acompanhado do uso de medicamentos ou apenas terapia.

Embora eficaz, a fototerapia não deve ser realizada em longo prazo, pois pode causar envelhecimento precoce da pele e aumentar o risco de câncer de pele. Certifique-se de consultar seu médico antes de optar por este procedimento.

2. Atadura úmida

Aplicar um curativo úmido com medicação corticosteroide pode tratar sintomas graves de eczema. Esse procedimento geralmente é realizado em um hospital por uma enfermeira, mas você também pode aprendê-lo durante uma consulta com seu médico.

3. Aconselhamento e terapia comportamental

Aconselhamento, terapia comportamental e terapia de relaxamento podem ajudar quem sofre de eczema que tem dificuldade em quebrar o hábito de se coçar. Esta terapia também é benéfica para quem sofre de eczema que se sente envergonhado ou frustrado com sua condição de pele.

Cuidados com a pele em casa durante o uso de medicação para eczema

Durante o tratamento, há várias mudanças no estilo de vida que você pode fazer em casa para manter a pele saudável e promover a cura. Aqui estão alguns deles.

  1. Evite qualquer coisa que provoque irritação na pele, como não usar roupas de lã ou náilon.
  2. Apare regularmente as unhas para reduzir o risco de ferimentos na pele causados ​​por arranhões frequentes.
  3. Evite a exposição direta ao sol, especialmente em áreas problemáticas da pele.
  4. Use um protetor solar especial para eczema com FPS ao sair.
  5. Não tome banho por muito tempo e com freqüência para que a pele não fique seca e sujeita a irritações.
  6. Controle o estresse aumentando as atividades divertidas para manter a mente saudável. O estresse pode realmente piorar os sintomas do eczema.

Os sintomas do eczema são muito perturbadores, mesmo que você passe por várias maneiras de tratar a doença. Felizmente, há uma variedade de medicamentos que podem ajudá-lo a controlar seus sintomas.

Se tomar medicamentos não funcionar, você pode consultar um dermatologista para escolher outro tipo de terapia. Certifique-se de compreender os benefícios e efeitos colaterais de cada terapia ou método de tratamento que você escolher.