Explorando o mecanismo da respiração torácica e abdominal, qual é a diferença? |

Até agora, os humanos estão acostumados a respirar com técnicas de respiração peitoral. No entanto, os especialistas em saúde costumam recomendar a prática de técnicas de respiração abdominal porque podem otimizar a troca de oxigênio e dióxido de carbono no corpo. Mesmo assim, ainda existem muitas pessoas que têm dificuldade em distinguir o mecanismo da respiração torácica e abdominal.

Na verdade, saber a diferença entre os dois pode ajudá-lo a se acostumar a regular a respiração, especialmente ao fazer atividades extenuantes e lidar com falta de ar e doença pulmonar crônica (DPOC).

Venha, veja informações mais completas sobre o processo de respiração torácica e estomacal nesta análise!

Diferenças no mecanismo de respiração abdominal e torácica

A respiração torácica e abdominal tem uma diferença fundamental no mecanismo ou como funciona.

A diferença envolve a parte do corpo que é trabalhada e a técnica de respiração utilizada. Isso afeta o processo de respiração que ocorre, bem como seu benefício final para o corpo.

A seguir está uma explicação da diferença entre a respiração torácica e abdominal:

1. Músculos que funcionam

A principal diferença entre os mecanismos respiratórios torácicos e abdominais reside na parte dos músculos que atuam durante o processo respiratório (ocorre a troca de oxigênio e dióxido de carbono).

A respiração torácica é um processo que depende do movimento dos músculos entre as costelas. Enquanto a respiração abdominal envolve o músculo diafragma encontrado no tórax e nas cavidades abdominais.

Na respiração torácica, os músculos entre as costelas se expandem (contraem) quando você inspira (inspiração) e se contraem novamente (relaxam) quando você expira.

Durante a respiração abdominal, o músculo diafragma se contrai durante o processo de inspiração e relaxa ao expirar o ar.

2. Técnica de respiração

O mecanismo de respiração no tórax e abdômen também é influenciado pela técnica de respiração ou como inspirar e expirar. Isso está relacionado ao trabalho dos músculos que auxiliam no processo respiratório.

É importante saber que os músculos entre as costelas e o diafragma funcionam de maneiras opostas.

Ou seja, quando os músculos das costelas se contraem, o diafragma relaxa e vice-versa.

A seguir estão os processos ou técnicas para respiração torácica e abdominal:

Técnica de respiração torácica

Ao fazer a respiração torácica, você inspira pelo nariz enquanto permite que o ar encha a cavidade torácica até se expandir.

Durante esse processo de inspiração, o estômago fica em uma posição plana, indicando um músculo diafragma relaxado.

Em seguida, você expira lentamente pelo nariz até que o tórax que foi inflado novamente se esvazie.

Isso faz com que o diafragma se contraia e o estômago se expanda. Ao fazer a respiração torácica, não segure seu estômago enquanto inspira o ar pelo nariz.

Técnica de respiração abdominal

A respiração abdominal é feita inspirando-se o ar pelo nariz, segurando-o por um momento e expirando pela boca.

Ao inspirar pelo nariz, feche a boca para manter o tórax reto e permitir que o diafragma se contraia.

Isso é indicado pela posição do estômago que está inclinado para a frente ou se expandindo. Certifique-se de sentir o ar entrar e encher seu estômago.

Depois disso, expire lentamente pela boca.

Respirando pelo nariz ou pela boca, qual é a diferença?

3. Processo de respiração

As técnicas de respiração abdominal e torácica afetarão o mecanismo de funcionamento dos músculos e órgãos envolvidos na respiração.

Essa respiração envolve o processo de inspiração (entrada de ar) e expiração (saída de ar).

Respiração torácica

O processo de inspiração na respiração torácica faz com que os músculos na parte interna das costelas se levantem, de modo que a cavidade torácica se dilata.

À medida que o ar entra nas vias respiratórias, a pressão nos pulmões diminui e o tórax se expande. Isso torna mais fácil para o oxigênio entrar e encher os pulmões.

No processo de expiração, os músculos das costelas se contraem, de modo que a cavidade torácica encolhe e as costelas voltam à posição original.

A pressão nos pulmões aumentará para facilitar a expulsão do dióxido de carbono.

Respiração abdominal

Outro caso com respiração abdominal. Durante o processo de inspiração, a cavidade torácica se expande, mas os músculos fora da caixa torácica se contraem, de modo que o diafragma também se expande.

De acordo com a Cleveland Clinic, isso torna mais fácil para o oxigênio entrar diretamente no estômago.

Quando ocorre a troca de ar e o dióxido de carbono está pronto para ser expelido, o diafragma relaxa, seguido pela contração dos músculos das costelas externas e da cavidade torácica.

4. Benefícios da respiração no peito e estômago para o corpo

A diferença no processo de respiração no tórax e no abdômen, é claro, também terá um efeito diferente no corpo.

Ao lançar a Harvard Health, as técnicas de respiração abdominal que incluem o movimento do músculo diafragma podem fornecer um suprimento maior de oxigênio do que a respiração torácica.

Isso ocorre porque o músculo diafragma, que se contrai quando você inspira, oferece mais espaço para a cavidade torácica se expandir. Dessa forma, os pulmões podem ser preenchidos com mais oxigênio.

Esse mecanismo pode reduzir a pressão arterial e a freqüência cardíaca, de modo que o corpo fica mais relaxado. Os benefícios da respiração torácica também reduzem o estresse e a ansiedade.

A respiração torácica também é um método eficaz de respiração para pessoas com distúrbios respiratórios, como asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

A razão é que os pulmões danificados não podem mais armazenar oxigênio de maneira ideal porque estão estreitados ou cheios de água.

Portanto, a respiração que depende apenas dos músculos do peito, na verdade, limita o suprimento de oxigênio e retém o oxigênio nos pulmões devido a um diafragma desinsuflado.

Isso torna mais difícil para pessoas com distúrbios respiratórios levar oxigênio para a parte inferior do corpo, de modo que os sintomas de falta de ar pioram.

Respiração em caixa, uma técnica de respiração que você pode experimentar quando estiver estressado

Respirar com técnicas adequadas de respiração, como a respiração abdominal, pode trazer mais benefícios à saúde do corpo.

Depois de reconhecer a diferença entre a respiração torácica e estomacal, será mais fácil tentar respirar usando o diafragma.

Para se acostumar com isso, você pode fazer exercícios de respiração abdominal meditando regularmente.