Benefícios de manter peixes bons para a saúde

Não é mais segredo que cuidar de animais traz benefícios à saúde. Para a maioria das pessoas, eles podem preferir ter um cão ou gato porque podem interagir com eles. Além desses dois animais, verifica-se que os peixes também são bastante populares. Então, quais benefícios são oferecidos em manter peixes?

Benefícios de manter peixes

Os peixes são animais de estimação bastante populares porque têm escamas de cores vivas e são muito fáceis de cuidar. Na verdade, para quem sofre de alergia a animais, o peixe é a melhor alternativa.

Para aqueles que desejam começar a criar peixes, devem primeiro identificar quais são os benefícios desses animais aquáticos para a saúde.

1. Reduzindo os níveis de estresse

Um dos benefícios da criação de peixes, principalmente ornamentais, é a redução dos níveis de estresse. Isso foi comprovado por meio de pesquisas publicadas em PLoS one .

Geralmente, a maioria dos estudos tem mostrado os benefícios da interação e do contato físico entre humanos e animais, como cães e gatos.

Portanto, os pesquisadores tentaram descobrir se há alguma particularidade na criação de peixes, considerando que não envolve nenhum contato físico.

Nesta pesquisa, foi realizada uma busca sistemática. Todas as formas de interação com peixes são consideradas. Desde manter peixes em aquários particulares, ver peixes em aquários públicos, até assisti-los em vídeo.

Após 19 estudos realizados, seis deles mostraram que ver peixes em um aquário ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade. Isso pode ser visto quando alguns participantes são convidados a ver peixes, tanto no vídeo quanto no aquário.

A frequência cardíaca e a pressão arterial, que são referências para os níveis de estresse, diminuíram. Portanto, os pesquisadores concluíram que os benefícios de manter peixes podem ajudar a reduzir os níveis de estresse de seus proprietários.

2. Ajuda a controlar a diabetes

Você sabia que criar peixes pode ajudar alguns adolescentes a controlar o diabetes? Reportando do News in Health, um estudo mostra que cuidar de peixes pode ajudar adolescentes com diabetes a controlar sua doença.

Um grupo de adolescentes com diabetes tipo 1 foi solicitado a alimentar e verificar o conteúdo de água de um aquário contendo peixes. Em seguida, os participantes também fizeram manutenções de rotina, como a troca da caixa d'água todas as semanas.

Ao mesmo tempo, os pais dos adolescentes também foram convidados a prestar atenção aos níveis de açúcar no sangue. Como resultado, adolescentes que cuidam diligentemente de seus peixes tendem a ser mais disciplinados na verificação de sua própria glicose no sangue do que adolescentes que não criam peixes.

Os benefícios de manter este peixe são bons o suficiente para que os adolescentes se examinem rotineiramente de forma independente ao cuidar dos animais de estimação.

3. Ajuda a acalmar a mente

Além de reduzir o estresse, os benefícios da criação de peixes também podem ajudá-lo a relaxar a mente. Um dos sons ambientais que a maioria das pessoas considera bastante calmantes é o som de água corrente. Existem outros tipos de música que relaxam a mente, como o som das ondas do mar, tempestades e o som dos rios.

A especialidade do som da água corrente é o que faz algumas pessoas realmente gostarem de pescar no rio. Não porque pescam, mas porque podem desfrutar dos sons e da beleza da natureza ao seu redor.

Enquanto isso, aqueles que mantêm peixes em um aquário podem preferir trazer um efeito calmante para sua casa. A razão é que, depois que o aquário é decorado com pedras e plantas, observar os peixes nadando também reduz os níveis de estresse e ansiedade.

Além disso, o som das bolhas borbulhantes do tanque, a cor dos peixes e o fundo do aquário também contribuem para o efeito terapêutico. Não é surpreendente que os aquários de peixes sejam frequentemente vistos na sala de espera do consultório médico para que o paciente fique mais calmo antes de entrar no consultório.

4. Bom para o desenvolvimento infantil

Manter peixes em um aquário não é benéfico apenas para a saúde dos adultos, mas também para o desenvolvimento das crianças. Além de reduzir a ansiedade e acalmar as crianças, os peixes também ajudam as crianças a aprender a ter responsabilidade, natureza e criatividade.

Além do mais, os peixes são animais livres de alergia, bons para as crianças, para que elas aprendam a ser responsáveis. De supervisionar a ajudar na alimentação e outros cuidados.

A imaginação das crianças também pode ser desenvolvida quando elas participam na construção de um 'playground' de peixes e na colocação de plantas no aquário. Quando completam com sucesso a tarefa de criar peixes, a confiança das crianças aumenta.

Os benefícios de criar peixes também ajudam as crianças a aprimorar suas habilidades sociais, pois os peixes podem se tornar um novo tópico de conversa entre seus amigos.

Dicas para manter os peixes bem

Embora manter peixes não cause alergias como cães e gatos, esses animais aquáticos podem, na verdade, causar uma série de doenças. Começando pela transmissão de bactérias salmonela a Streptococcus iniae, que pode infectar a pele.

Portanto, para que você possa maximizar os benefícios de manter os peixes, há várias coisas que precisam ser feitas para evitar doenças.

  • Descubra quais tipos de peixes são compatíveis com outros membros da família.
  • Não deixe crianças menores de 5 anos cuidarem sozinhas dos peixes.
  • Sempre lave as mãos com sabão antes e depois da alimentação.
  • Use luvas ao alimentar peixes se suas mãos estiverem feridas.
  • Evite limpar aquários perto de pessoas com sistema imunológico fraco.

Os benefícios oferecidos pela criação de peixes são realmente bons para a saúde. Porém, não se esqueça de manter a higiene pessoal para não se infectar com doenças que podem ser transmitidas por animais, OK!