No passado, a proteína whey ou conhecida como shakes de proteína (proteína do leite) era consumida por pessoas que queriam construir massa muscular. Agora, essa fonte de proteína já passou a ser consumida por uma dieta saudável para perda de peso. É eficaz?
O que é proteína do leite?
O leite proteico é um suplemento protéico geralmente consumido por atletas para atender às necessidades protéicas. Shakes de proteína geralmente vêm de soro de leite , soja e proteínas de caseína.
Esses três ingredientes contêm aminoácidos essenciais para apoiar os processos metabólicos do corpo. Conteúdo em shakes de proteína Ele também desempenha um papel na estabilização da pressão arterial e ajuda a produzir outras proteínas.
Além de ser usado para aumentar a massa muscular, esse tipo de leite traz outros benefícios, entre eles:
- apoiar o crescimento adolescente
- acelerar o processo de recuperação de lesões e
- adequado para vegetarianos.
Os benefícios do leite proteico para um programa de dieta
Agora, shakes de proteína bastante popular para pessoas que querem fazer uma dieta e perder peso. Não admira que tantos fabricantes shakes de proteína que afirmam que seus produtos podem ajudá-lo a perder peso.
Então, é verdade que a proteína do leite é usada com eficácia em um programa de dieta saudável? Abaixo estão alguns dos benefícios shakes de proteína para perder peso você precisa saber.
1. Reduza a fome e o apetite
Uma das razões pelas quais muitas pessoas pensam que a proteína do leite é boa para a dieta é reduzir a fome e o apetite. O motivo é que atender às necessidades de proteína é uma maneira de obter essas duas coisas.
De acordo com vários estudos de Jornal da Academia de Nutrição e Dietética , o consumo de proteínas pode aumentar a sensação de saciedade. Portanto, pessoas com ingestão adequada de proteínas podem ter menos vontade de comer.
Alguns deles também podem optar por obter essas necessidades de macronutrientes por meio da proteína do leite.
2. Ajuda a melhorar os processos metabólicos
Você sabia que uma dieta rica em proteínas pode realmente aumentar os processos metabólicos do corpo? Isso foi comprovado por meio de uma análise da revista Nutrição e Metabolismo .
Os especialistas relatam que uma dieta rica em proteínas pode ajudar a impulsionar o metabolismo de várias maneiras:
- reduz a secreção dos hormônios grelina e
- aumentar o efeito térmico dos alimentos.
Ambos contribuem para um aumento nos processos metabólicos. Como resultado, o corpo pode queimar mais calorias.
Enquanto isso, algumas pessoas que estão em uma dieta rica em proteínas também incluem: shakes de proteína como um substituto para a comida. Tem como objetivo reduzir a ingestão diária de calorias, o que certamente pode ajudar a reduzir o peso.
3. Ajuda a queimar gordura no estômago
A gordura da barriga que faz você parecer distendido é irritante, não é? Felizmente, você pode usar leite proteico para reduzir a gordura da barriga durante uma dieta.
Os especialistas concordam que uma dieta rica em proteínas pode ajudar o corpo a perder mais gordura, especialmente a gordura da barriga. Este achado foi demonstrado diretamente através do estudo de The Journal of Nutrition .
Os pesquisadores relataram que os participantes que receberam 56 gramas adicionais de proteína de soro de leite por dia perderam 2,3 kg. No entanto, eles não sabiam que haviam mudado sua dieta por 23 semanas.
Lembre-se de que a queima de gordura da barriga não depende apenas da proteína do leite. Você também precisa equilibrar isso com exercícios e outros menus de alimentos saudáveis.
4. Construir massa muscular
A proteína é conhecida como um nutriente que é facilmente digerido pelo corpo. Na verdade, o corpo leva várias horas para digerir os shakes de proteína. Isso ocorre porque o conteúdo de proteína de soro de leite contém um valor biológico de 104.
Além disso, a proteína whey é conhecida como anabólica, o que significa que pode ajudar a construir massa muscular. A razão é que outras formas dessa proteína podem aumentar os níveis de aminoácidos usados para o processo de síntese protéica muscular.
É por isso que, shakes de proteína frequentemente tomado antes, durante ou durante o exercício. Graças ao seu processo de digestão rápido, as necessidades diárias de proteína para os músculos graças à proteína do leite são facilmente satisfeitas.
5. Previna o ganho de peso após a perda de peso
Alto teor de proteína em shakes de proteína Acontece que pode ajudar a evitar que o corpo ganhe peso. Graças ao efeito da proteína no metabolismo, apetite, massa muscular, leite proteico pode fazer isso.
De acordo com um estudo de Fisiologia e comportamento , os participantes que receberam alta ingestão de proteínas experimentaram mais perda de peso.
Na verdade, eles também conseguiram manter seu peso em comparação com os participantes que receberam menos proteína. Mesmo assim, prevenir o ganho de peso novamente após uma dieta bem-sucedida só pode funcionar quando combinado com exercícios.
Dicas para escolher proteína do leite para dieta
Acredita-se que a proteína do leite seja capaz de ajudar os programas de dieta a perder peso. No entanto, você não pode simplesmente escolher shakes de proteína .
Abaixo estão algumas dicas para escolher a proteína do leite com base na função que você está procurando, citadas na Cleveland Clinic.
1. Construir músculos
Se você quer construir músculos, escolha shakes de proteína com alto valor biológico. Este valor é usado para medir o quão bem o corpo pode absorver e utilizar proteínas. Você pode escolher a proteína de soro de leite pelos benefícios desta proteína do leite.
2. Perder peso
Para quem quer perder peso, escolha shakes de proteína sem adição de açúcar ou dextrinas (adoçantes artificiais de amido). Tente evitar proteínas do leite que contêm aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs).
Isso ocorre porque essa forma de aminoácido pode promover o crescimento muscular, o que pode levar ao ganho de peso.
3. Dieta vegana
Leite protéico para aqueles que estão em uma dieta vegana está disponível. Você pode evitar shakes de proteína contendo leite ou proteína de soro de leite. Em vez disso, consuma shakes de proteína vegetais-soja, ervilhas ou linho.
4. Reduzindo o açúcar em pacientes diabéticos
Se você tem diabetes, tente usar leite proteico sem adição de açúcar. Você pode perceber a diferença evitando proteínas em pó com açúcares que se enquadram em um dos três primeiros ingredientes.
Além disso, experimente consumir leite proteico com baixo teor de carboidratos para reduzir o açúcar no sangue em pessoas com diabetes.
O risco de beber leite com muita proteína
A proteína é um nutriente que contém muitas calorias. Se você comer muito, seu corpo terá dificuldade em queimar gordura para perder peso.
Na verdade, seu programa de dieta será difícil de ter sucesso ao beber shakes de proteína além de uma dieta regular e nenhum exercício.
Geralmente, os adultos precisam de 46 a 56 gramas de proteína por dia, dependendo do peso e das condições de saúde. Contanto que você tenha uma dieta saudável, a proteína adicional, seja do leite proteico ou de outros alimentos, não é necessária.
Lembre-se de que a chave principal para perder peso é queimar mais calorias do que consome. Escolha alimentos saudáveis, como frutas, vegetais e proteínas magras. Não se esqueça de incluir a atividade física em sua rotina.
Se você tiver mais perguntas sobre proteínas do leite para a dieta, pergunte ao seu médico ou nutricionista a solução certa.