A caxumba ou parotidite é uma doença infecciosa causada por um vírus que ataca as glândulas salivares ou a saliva. Essa condição faz com que as glândulas localizadas sob as bochechas inchem. Além de causar dor, você também pode ter dificuldade para falar, engolir ou mastigar. Felizmente, existem muitas maneiras de tratar a caxumba, desde tomar analgésicos até remédios naturais em casa.
Várias opções de medicamentos para caxumba
A caxumba é uma infecção viral altamente contagiosa. O vírus que causa a infecção é um paramixovírus. Esta infecção viral causa inflamação e inchaço na glândula parótida que produz saliva.
Na verdade, até agora não existe um antivírus especial para matar o vírus que causa a caxumba. Vários tratamentos existentes, tanto medicamentos contra caxumba para crianças quanto adultos, são mais voltados para o alívio dos sintomas e aumentar a imunidade.
No entanto, o tratamento deve ser feito até que a infecção viral desapareça completamente e o corpo esteja saudável novamente.
Além disso, observe que os antibióticos não são eficazes na cura da caxumba. O motivo é que os antibióticos atuam no combate às infecções bacterianas, e não aos vírus.
Em geral, o tratamento da parotidite em adultos pode ser feito de forma independente em casa. Aqui estão algumas maneiras de curar caxumba que você pode tentar:
1. Tome medicação para dor
Primeiro, você pode aliviar os sintomas da caxumba tomando analgésicos. Este analgésico atua reduzindo a dor e a febre que ocorrem devido ao inchaço nas glândulas salivares.
Os analgésicos que você pode tomar como remédio para caxumba são o paracetamol, o ibuprofeno e a aspirina. Você pode comprar este medicamento para caxumba sem receita em uma farmácia ou supermercado.
Mesmo sem a supervisão de um médico, certifique-se de ler as instruções de uso do medicamento listadas na embalagem. O motivo é que a dose do medicamento para caxumba na farmácia pode ser diferente com base na idade do paciente.
Se uma dose mais forte de analgésico for necessária para tratar os sintomas da caxumba, você precisará obter uma receita do seu médico.
É importante ter muito cuidado ao dar aspirina a pessoas com caxumba, crianças ou adolescentes. O motivo, o uso de aspirina em crianças está associado à síndrome de Reye, que pode ameaçar a saúde das crianças.
Portanto, certifique-se de não dar aspirina para tratar caxumba em crianças.
2. Beba muita água
O sintoma mais comum da caxumba é o inchaço na parte inferior da bochecha, acompanhado de dor ou rigidez na parte posterior da mandíbula.
Não é de surpreender que muitas pessoas com caxumba perdem o apetite porque têm dificuldade para mastigar e engolir os alimentos. Inclusive para beber água.
Se isso não for verificado, as pessoas com caxumba estão sujeitas à desidratação. A ingestão adequada de água ajudará a lançar o sistema metabólico do seu corpo. Dessa forma, o sistema imunológico pode ser mais forte contra infecções virais.
Não existe uma bebida tabu que você deva evitar para tratar a caxumba. No entanto, os especialistas recomendam beber mais água para tratar a caxumba do que bebidas açucaradas ou com gás.
A razão é que a maioria das bebidas ou sucos embalados pode estimular a produção de saliva, o que realmente faz a dor devido ao inchaço da caxumba piorar.
3. Descanse o suficiente
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) aconselham as pessoas com caxumba a descansar em casa por pelo menos cinco dias após a glândula parótida começar a inchar.
Descansar o suficiente também desempenha um papel importante no fortalecimento do sistema imunológico. Durante o descanso, também é aconselhável não sair de casa ou trabalhar por algum tempo.
Como lidar com a caxumba repouso na cama Também visa prevenir a transmissão do vírus a outras pessoas. A razão é que o vírus que causa a caxumba será muito contagioso até uma semana após o aparecimento dos sintomas, especialmente após 2 dias do aparecimento dos primeiros sintomas. Durante este período, é muito fácil transmitir o vírus a outras pessoas.
A propagação do vírus que causa a caxumba pode ser transmitida de pessoas infectadas para pessoas saudáveis por meio do contato direto, gotículas ou respingos de saliva, vômito e urina.
4. Observe sua ingestão de alimentos
Escolher a ingestão alimentar certa pode ser um dos remédios naturais mais eficazes para a caxumba.
Além disso, uma boa e controlada ingestão de alimentos também pode ajudar a reduzir o risco de complicações e acelerar o processo de cura dessa doença. Portanto, não subestime a escolha do alimento enquanto estiver com caxumba.
Se comer alimentos duros torna difícil engolir e eventualmente perde o apetite, experimente comer outros alimentos mais macios. Sopa, iogurte, purê de batata cozida, mingau de arroz, arroz integral ou ovos mexidos e outros alimentos que não sejam difíceis de mastigar e engolir podem ser a escolha certa.
Durante o tratamento da caxumba, evite, tanto quanto possível, comer alimentos ácidos, como frutas cítricas (laranjas, limões, limas, toranjas, etc.) e vinagre. O motivo é que os alimentos ácidos podem aumentar a produção de saliva.
A produção excessiva de saliva na boca pode piorar os sintomas da caxumba. Também é aconselhável evitar alimentos picantes e alimentos oleosos.
5. Coloque uma compressa fria no pescoço inchado
Outro remédio natural para caxumba que você pode experimentar em casa é uma compressa fria. Em muitos casos, esse método tem se mostrado eficaz para ajudar a reduzir o inchaço e a dor.
Além disso, as compressas frias também podem aliviar a inflamação, ao mesmo tempo que proporcionam conforto à área do pescoço dolorido.
A baixa temperatura pode ajudar a estreitar os vasos sanguíneos e diminuir o fluxo de sangue para o local da dor da caxumba.
Essa diminuição no fluxo sanguíneo causa uma diminuição nas substâncias estimuladoras da inflamação que se movem para a área da caxumba. Como resultado, pode reduzir o inchaço e a dor na área.
Certifique-se de não aplicar gelo diretamente na pele ao aplicar uma compressa fria. A razão é que esse método pode realmente causar ulcerações e danos aos tecidos e ao sistema nervoso da pele.
A melhor solução, tente embrulhar os cubos de gelo primeiro com um pano fino ou pano antes de aplicá-los na pele. Você também pode molhar uma toalha em uma bacia com água fria e gelo, torça-a antes de aplicá-la na pele.
Para superar a caxumba que causa complicações, os métodos acima podem não ser capazes de fornecer um efeito de cura ideal. Em muitos casos, as complicações da caxumba requerem tratamento adicional. Você pode ser aconselhado por um médico a se submeter a uma hospitalização.
Quando ir ao médico?
A maioria dos pacientes se recupera completamente em poucas semanas. Geralmente, as pessoas que contraem caxumba se recuperam em até 10 dias após a infecção. Mesmo assim, essa doença requer tratamento adequado.
O uso de medicamentos para caxumba, como analgésicos, pode reduzir os sintomas devido ao inchaço que ocorre nas glândulas salivares. Além disso, tratamentos caseiros simples, como os mencionados acima, também podem ajudar o corpo a se curar mais rapidamente de infecções.
Sem o tratamento adequado para caxumba, uma infecção nas glândulas salivares pode se espalhar e causar complicações, como invalidez permanente ou morte. Felizmente, as complicações da caxumba são raras.
Por isso, se os sintomas da caxumba não melhorarem mesmo depois de fazer o tratamento em casa, não hesite em consultar um médico. Posteriormente, o médico prescreverá medicamentos para caxumba de acordo com os sintomas experimentados.
O diagnóstico precoce e o tratamento imediato podem ajudar a aliviar os sintomas, evitar complicações, prevenir a transmissão do vírus a outras pessoas e acelerar o processo de cicatrização.
Você ou alguém próximo a você deve ser levado ao médico imediatamente se sentir os seguintes sintomas:
- Rigidez no pescoço
- Insuportavelmente sonolento
- Dor de cabeça muito forte
- Tendo uma convulsão
- Desmaiar
- Dor de estômago pode indicar problemas pancreáticos em homens ou problemas ovarianos em mulheres
- Febre alta com inchaço dos testículos
Os sintomas mencionados acima geralmente aparecem quando a infecção viral se espalhou para outros tecidos do corpo. Procure atendimento médico imediato para reduzir o risco.
Lutem contra o COVID-19 juntos!
Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!