Resfriados em bebês o deixam nervoso e chora sem parar. Normalmente as mães tentam acalmá-las rapidamente, mas também há quem se confunda sobre como lidar com isso. Não há necessidade de se preocupar porque isso acontece com todos os bebês.
No entanto, como pai, é claro, você precisa saber quais são os sintomas que explicam por que um bebê pode pegar um resfriado e como lidar com isso.
Sintomas que explicam por que os resfriados ocorrem facilmente em bebês
O ar é muito fácil de entrar no sistema digestivo do seu filho. O ar e o gás produzidos pelo sistema digestivo deixam o estômago do bebê duro, inchado, frequentemente arrota e expele gases. Não é raro que os bebês se tornem agitados porque seu estômago se sente desconfortável.
Resfriados em bebês geralmente são acompanhados pelos seguintes sintomas.
1. Bebê chorando
Resfriados deixam o estômago do seu filho desconfortável. Os bebês tendem a chorar por horas a dias. Isso é comum em recém-nascidos com sistema digestivo imaturo. Se isso acontecer todos os dias e não melhorar, é uma boa ideia consultar um pediatra.
2. Os bebês são agitados
Se seu filho parece alegre quando convidado a brincar ou brincar, mas agora tende a ficar irritado e inquieto, isso pode ser um sintoma de resfriado. O gás preso no sistema digestivo o torna mais agitado.
3. O rosto dela está vermelho
Resfriados em seu filho também são marcados pelo rosto do bebê ficando vermelho quando ele chora. Além disso, o bebê também pode chorar gritando como se estivesse com dor.
4. Não dormir o suficiente e sem apetite
Porque a dor surge a qualquer momento, deixando o bebê constantemente inquieto e chorando. Isso faz com que o tempo de sono também seja perturbado. Em bebês que pegam um resfriado, seu apetite é reduzido.
5. Inquieto e desconfortável
Você pode ver a mudança de atitude que o bebê está experimentando. Ele mostra desconforto se contorcendo, arqueando as costas ou se encolhendo de dor. Além disso, suas pernas sobem até o peito, especialmente quando ele está agitado.
Causas de resfriados em seu filho
Quando um bebê expele gases, isso é acompanhado por uma sensação de alívio depois. No entanto, as condições são diferentes quando o bebê está resfriado. O gás aprisionado ocorre quando a criança ainda não tem um sistema digestivo maduro e o ar é engolido enquanto ela está amamentando.
Aqui estão as razões pelas quais os resfriados podem ocorrer em bebês.
1. Engolir muito vento
Resfriados em bebês são causados porque ele mama de maneira inadequada. A posição da boca do bebê não fica presa ao mamilo e à aréola, de forma que, ao sugar o leite, o ar entra em seu corpo.
2. Chorando muito
Chorar com muita frequência faz com que o vento chegue ao estômago do bebê. Pode ser difícil dizer se o bebê está chorando porque há gases em seu estômago ou o choro o faz pegar um resfriado. É melhor acalmar o bebê o mais rápido possível quando ele começar a chorar.
3. Não compatível com leite ou alimentos sólidos
Outra possibilidade, resfriados em bebês causados por incompatibilidade de sólidos ou leite em pó. De modo que o sistema digestivo do bebê fica perturbado, produz muito gás e faz com que o estômago inche.
4. O sistema digestivo é imaturo
O sistema digestivo imaturo de um bebê ainda está aprendendo a digerir os alimentos. Com o tempo, o sistema digestivo do seu bebê se adaptará à digestão dos alimentos. Os bebês expelem gases com mais frequência do que os adultos.
Vá com calma, é assim que lidar com resfriados em bebês
Depois de conhecer os sintomas e as causas, há várias maneiras de tratar resfriados em bebês. Experimente seguir os passos abaixo como uma solução para aliviar os sintomas quando seu filho pegar um resfriado.
1. Mova os pés dele
Tente colocar o bebê em uma superfície plana e elevar seus pés. Balance as pernas em um movimento semelhante ao de pedalar uma bicicleta para ajudar a liberar os gases presos e a aliviar os sintomas de resfriados em seu filho.
2. Levante a posição da cabeça
Para eliminar os gases do estômago do bebê, você pode elevar a posição da cabeça um pouco acima do estômago para ajudar o bebê a arrotar. Além disso, o arroto também previne as cólicas do bebê.
3. Massageie o estômago
Você pode massagear seu estômago para lidar com resfriados. Massageie suavemente a barriga do bebê em um movimento no sentido horário ou anti-horário. Observe a reação do seu bebê para ver se a pressão da massagem que você está aplicando é muito forte ou insuficiente.
4. Faça bebê arrotar
Faça seu bebê arrotar esfregando suavemente ou dando tapinhas em suas costas. Este método pode superar resfriados e fazer o gás aprisionado sair do estômago.
5. Dê a fórmula proteína parcialmente hidrolisada
Existem alguns leites que afirmam reduzir os gases no estômago do bebê. Um deles é a fórmula de proteína parcialmente hidrolisada. Nesse leite, a proteína do leite de vaca está presente em uma forma que foi decomposta em componentes menores, tornando a digestão mais fácil para o estômago do bebê. Quando o leite é digerido corretamente, não há excesso de gás no estômago do bebê.
No entanto, é uma boa ideia que as mães continuem perguntando se é necessário incluir esse leite para resolver o problema dos gases aprisionados no sistema digestivo do bebê.
Tente seguir os cinco passos acima para reduzir os sintomas de resfriados em seu filho. No entanto, se os sintomas persistirem, não há nada de errado com a mãe, consulte imediatamente o pediatra.
Tonto depois de se tornar pai?
Junte-se à comunidade de pais e descubra histórias de outros pais. Você não está sozinho!