O termo "cobre" geralmente é associado a cabos e eletrônicos. Na verdade, o cobre também é um mineral importante para o corpo. Existem vários benefícios que você pode obter atendendo às suas necessidades diárias de cobre. Quais são alguns exemplos?
Benefícios do cobre para a saúde
O cobre tem um papel importante na saúde dos glóbulos vermelhos (eritrócitos), imunidade, nervos e várias outras funções do corpo. É por isso que o cobre pode ser encontrado em todos os tecidos do corpo, incluindo fígado, cérebro, coração e músculos esqueléticos.
Confira abaixo os vários usos dos minerais de cobre para o corpo.
1. Ajuda na produção de colágeno
Seu corpo precisa de cobre para produzir colágeno e elastina. Ambos são proteínas importantes que constituem o tecido conjuntivo, a pele, as unhas e o cabelo. Sem a ingestão adequada de cobre, o corpo não pode reparar o tecido conjuntivo danificado.
Danos ao tecido conjuntivo ao longo do tempo podem causar distúrbios nas articulações. Além disso, a pele pode estar mais sujeita ao envelhecimento prematuro porque não possui colágeno suficiente para manter sua estrutura e resistência.
2. Reduza o risco de osteoporose
O cobre oferece grandes benefícios para a saúde óssea. Numerosos estudos demonstraram que a deficiência grave de cobre está associada a menor densidade óssea e maior risco de osteoporose.
De acordo com um estudo com mulheres saudáveis com idades entre 45-56 anos, tomar suplementos de cobre de 3 miligramas por dia pode manter a densidade óssea. Mesmo assim, os achados em relação à função do cobre ainda são diversos, então isso precisa ser investigado mais profundamente.
3. Manter a saúde do coração
A ingestão adequada de cobre ajuda a manter a saúde cardíaca de várias maneiras. Este mineral mantém os níveis de colesterol sob controle, previne arritmias (distúrbios do ritmo cardíaco) e reduz a pressão arterial elevada.
Os especialistas também descobriram que os pacientes com insuficiência cardíaca podem ser ajudados com suplementos de cobre. No entanto, você deve consultar um médico para obter a dose certa de suplementos minerais.
4. Ajuda a tratar doenças neurológicas
Em 2016, vários pesquisadores observaram cobre nas células nervosas. Eles descobriram que o cobre é como um botão interruptor que pode inibir ou acelerar a transmissão de sinais elétricos entre as células nervosas.
As propriedades do cobre podem trazer benefícios no tratamento de doenças neurológicas. Usando o cobre como marcador, eles podem encontrar a parte problemática do nervo para que o tratamento se torne mais eficaz.
5. Fortalecer o sistema imunológico
Pessoas com deficiência de cobre correm o risco de desenvolver uma doença chamada neutropenia. Esta é uma condição em que o número de leucócitos do tipo neutrófilo é menor do que o número normal. Na verdade, sua função é muito importante no combate às infecções.
A neutropenia pode tornar uma pessoa mais suscetível a doenças infecciosas. Portanto, você precisa obter a ingestão de cobre de acordo com o número de necessidades nutricionais. Você pode obter esses nutrientes de sua dieta diária ou de suplementos, se necessário.
6. Reduz o risco de câncer
Os resultados das pesquisas relacionadas aos benefícios do cobre na prevenção do câncer mostram resultados mistos. Um estudo mostra que esse mineral é quase tão eficaz quanto a cisplatina, um dos medicamentos usados na quimioterapia.
No tratamento do câncer de cólon, o efeito do cobre é até três vezes mais eficaz do que a cisplatina. No entanto, a ingestão de grandes quantidades de cobre também não é recomendada porque outros estudos mostraram um risco aumentado de câncer.
7. Reduz o risco de dores nas articulações
Os ensaios em animais demonstraram que, ao manter os níveis normais de cobre no sangue, o risco de artrite pode ser reduzido. Isso ocorre porque o cobre tem propriedades antiinflamatórias que reduzem a inflamação no corpo.
Esta também é a razão pela qual muitas pessoas usam luvas, pulseiras ou outros acessórios feitos de cobre. Infelizmente, não há estudos mostrando que esse método pode prevenir a artrite.
O risco de consumir cobre em excesso
Embora o cobre tenha benefícios para a saúde, a ingestão excessiva corre o risco de causar envenenamento. O envenenamento por cobre pode ser caracterizado por:
- jogar fora,
- icterícia,
- Dor muscular,
- diarréia,
- dano ao coração,
- insuficiência cardíaca e
- falência renal.
Além disso, o envenenamento por cobre também pode levar à doença de Wilson. Essa condição ocorre quando o fígado não consegue remover o excesso de cobre do corpo. Como resultado, esses minerais se acumulam no cérebro, fígado e olhos.
Você pode atender às suas necessidades de cobre com segurança por meio de uma dieta balanceada. Se você acha que precisa de suplementos de cobre, converse com seu médico para obter a dose certa.