Muitos indonésios realizam jejum mutih no contexto de rituais religiosos. Em contraste com o jejum do Ramadã, esse jejum basicamente evita certos alimentos. Na verdade, o que é o jejum branco? Existem benefícios e efeitos colaterais?
O que é o jejum branco?
O jejum mutih é um princípio alimentar que apenas permite que uma pessoa consuma arroz branco e água, sem acompanhamentos.
Todo mundo faz isso rápido por um determinado período de tempo e varia. São 3 dias e alguns até 40 dias, dependendo da intenção e do propósito do próprio jejum.
Os javaneses passam por esse jejum como um ritual para se aproximar do Todo-Poderoso ou com o objetivo de que seus desejos sejam realizados.
Mais ou menos, o jejum branco que você faz é o mesmo que uma dieta rica em carboidratos. No entanto, esse tipo de jejum é bom para a saúde do corpo?
Os benefícios do jejum branco para a saúde
Na verdade, não há pesquisa que realmente prove os benefícios para a saúde que você pode obter com o jejum branco.
No entanto, o jejum branco é o mesmo que comer alimentos ricos em carboidratos. A alta ingestão de carboidratos pode acelerar os processos metabólicos do corpo e fornecer a principal fonte de combustível do corpo.
Simplificando, o jejum branco pode produzir energia rápida para a atividade física em um curto período de tempo.
Algumas vezes, alguns nutricionistas recomendam uma ingestão de alto teor de carboidratos e baixo teor de gordura em certos casos. O efeito no corpo depende muito do tipo de carboidratos consumidos.
No caso do jejum branco, você só come arroz branco, que é um tipo de carboidrato simples, também conhecido como carboidrato vazio.
Os pesquisadores demonstraram que comer uma dieta contendo carboidratos pode levar à perda de peso no início da vida. Uma dieta rica em carboidratos também é geralmente segura em um curto período de tempo.
O jejum branco apresenta algum risco à saúde?
Dois estudos no México publicados em 2002 pelo Journal of the National Cancer Institute declararam que uma dieta rica em carboidratos pode aumentar o risco de câncer de mama e de pâncreas.
Se você seguir uma dieta rica em carboidratos sem a supervisão estrita de um nutricionista, isso pode causar obesidade e outras doenças crônicas.
Além disso, a pesquisa de uma equipe da Escola de Saúde Pública de Harvard também mostra que comer muito arroz branco pode aumentar o risco de doença tipo 2 de açúcar no sangue.
No estudo, foi visto que os participantes que comeram 3-4 porções de arroz branco por dia em uma tigela grande tinham 1,5 vezes mais probabilidade de sofrer de doença de açúcar no sangue do que os participantes que comeram menos arroz.
Isso provavelmente se deve ao índice glicêmico do arroz branco. O índice glicêmico é um sistema de pontuação para medir a rapidez com que os alimentos afetam seus níveis de açúcar.
O arroz branco está incluído no grupo de alimentos com alto índice glicêmico. Isso significa que o arroz branco será decomposto rapidamente pelo corpo, causando um rápido aumento do açúcar no sangue.
Sem mencionar que os carboidratos simples como o arroz branco, que se decompõem rapidamente, podem fazer com que você tenha fome mais rápido. Quando você não come nenhum prato além de arroz, para mantê-lo satisfeito, você tende a comer mais arroz branco.
Esta é uma maneira saudável e segura de fazer isso
Considerando os benefícios e riscos para a saúde de uma dieta rica em carboidratos, como o jejum branco, é uma boa ideia continuar a tomar vitaminas ou suplementos.
O jejum branco é relativamente seguro de fazer ocasionalmente, mas não é recomendado fazê-lo por mais de um mês ou mesmo se tornar um estilo de vida rotineiro. Você só precisa fazer isso por alguns dias.
Além de estar desnutrido, seu corpo ficará mais suscetível a doenças decorrentes do excesso de carboidratos e açúcar.
É bom algum tempo depois do "jejum", você deve substituí-lo comendo vegetais, frutas, nozes, carnes com baixo teor de gordura e grãos inteiros.
Assim, pelo menos a boa forma do seu corpo é mantida e sua nutrição também é satisfeita.