O perigo do HIV / AIDS causa 20 tipos de complicações no corpo

HIV / AIDS é uma doença crônica que enfraquece o sistema imunológico do corpo. A própria infecção que causa o HIV e a AIDS é muito suscetível de ser transmitida de uma pessoa para outra. Bem, o perigo do HIV e da AIDS não está apenas na facilidade de transmissão. Para quem sofre, as complicações do HIV e da AIDS a longo prazo podem aumentar o risco de várias doenças graves.

Os perigos do HIV e AIDS no sistema imunológico

O HIV (vírus da imunodeficiência humana) é um tipo de vírus que ataca e destrói as células CD4, também conhecidas como células T.

As células CD4 são um tipo de glóbulo branco que é uma parte importante do sistema imunológico humano. A principal função das células CD4 é combater infecções causadas por vários tipos de microrganismos prejudiciais (bactérias, vírus, parasitas, fungos e assim por diante).

Pode-se dizer que uma pessoa está infectada pelo HIV quando a quantidade de vírus (carga viral) atinge 100.000 cópias ou mais por 1 ml de amostra de sangue.

Em uma pessoa saudável, o intervalo normal para uma contagem de células CD4 é em torno de 500-1.500. Sem tratamento, a infecção crônica pelo HIV ao longo do tempo pode levar a complicações como AIDS quando o número de Células T ou células CD4 caem abaixo de 200.

Complicações do HIV e AIDS na forma de infecção

Um dos graves perigos que espreitam as pessoas com HIV e AIDS (PVHA) são os vários tipos de infecções chamadas infecções oportunistas.

Chamado de oportunista porque vários tipos de micróbios que causam infecções (incluindo bactérias, fungos, parasitas e outros vírus) parecem tirar proveito de quando o sistema imunológico do corpo está fraco.

A razão é que, em circunstâncias normais, os germes que causam doenças podem ser facilmente resistidos pelo sistema imunológico. No entanto, como o número de células CD4 é mínimo, o corpo terá dificuldade em erradicar a infecção. Em alguns casos, as infecções oportunistas podem começar a ocorrer quando a contagem de células CD4 está em torno de 500.

As complicações do HIV / AIDS não podem ser combatidas facilmente, de modo que o estado de saúde do paciente está diminuindo rapidamente.

Aqui estão alguns tipos de infecções que as pessoas com HIV e AIDS estão propensas a:

1. Candidíase

A candidíase é uma complicação do HIV / AIDS na forma de uma infecção fúngica que causa uma camada espessa e branca na pele, unhas e membranas mucosas como boca, vagina ou pênis e esôfago.

O perigo da candidíase como complicação do HIV e AIDS é que essa infecção pode se espalhar rapidamente para outros órgãos do corpo se não for tratada.

2. Infecções fúngicas dos pulmões

Vários tipos de infecções pulmonares podem ser um dos perigos comuns do HIV / AIDS. Veja a coccidioidomicose, por exemplo. Esta infecção fúngica que ataca os pulmões pode aparecer quando as pessoas que vivem com HIV respiram ar contendo esporos de fungos em climas quentes e secos.

Outro tipo de infecção pulmonar que pode ser uma complicação do HIV / AIDS é a criptococose. A criptococose pode levar à pneumonia. A infecção pode então se espalhar para o cérebro e causar inchaço. A infecção por criptococose também pode afetar os ossos, a pele e o trato urinário.

O perigo do HIV / AIDS nos pulmões também pode desencadear infecções fúngicas Histoplasma capsulatum e PPneumonia por Neumocystis carinii (PCP). Esses dois tipos de infecção podem desencadear complicações na forma de pneumonia em pessoas com HIV / AIDS.

Pessoas com HIV têm oito vezes mais probabilidade de serem hospitalizadas por complicações de pneumonia do que pessoas saudáveis. Portanto, as pessoas com HIV e AIDS devem receber vacinas antipneumonia para prevenir outros perigos mais ameaçadores.

3. Tuberculose

A tuberculose é um tipo de infecção pulmonar causada por uma família de bactérias Complexo Mycobacterium avium. Existem dois tipos de bactérias mascaradas nesta família, a saber: Mycobacterium avium e Mycobacterium intracellulare .

Na verdade, quase todos os portadores de HIV já têm a bactéria da tuberculose em seus corpos, embora não sejam necessariamente ativas. As bactérias da tuberculose em pessoas que vivem com HIV tornam-se ativas mais rapidamente e são difíceis de tratar do que em pessoas saudáveis.

É por isso que cada PVHA deve fazer um teste de TB o mais cedo possível para descobrir o quão grande é o risco.

4. Infecções parasitárias do trato digestivo

À medida que o sistema imunológico enfraquece, os parasitas também podem infectar e atacar o trato digestivo. Alguns exemplos de infecções parasitárias que podem representar um perigo para as pessoas que vivem com HIV / AIDS são a criptosporidiose e a isosporíase.

Esses dois tipos de infecções são causados ​​pela ingestão de alimentos e / ou bebidas contaminados com o parasita. A criptosporidiose é causada por um parasita Cryptosporidium que ataca o intestino, enquanto a isosporíase é causada por protozoários Isospor belli .

Tanto a criptosporidiose quanto a isosporíase causam febre, vômito e diarreia intensa. Em pessoas com HIV / AIDS, as complicações desta doença podem levar à perda drástica de peso. A razão é que esses organismos infectam as células que revestem o intestino delgado, fazendo com que o corpo seja incapaz de absorver os nutrientes de maneira adequada.

5. Herpes simplex (HSV)

Ter HIV / AIDS pode aumentar o risco de desenvolver outras doenças sexualmente transmissíveis, como herpes, que são igualmente perigosas para sua saúde.

Herpes é uma doença sexualmente transmissível causada pelo vírus herpes simplex (HSV). Em pessoas com HIV e AIDS, as complicações do herpes não são apenas a formação de verrugas genitais, mas também o risco de pneumonia e câncer cervical.

6. Leucoencefalopatia multifocal progressiva (PML)

A PML é uma infecção viral rara que pode ser perigosa para o HIV e a AIDS. A PML ataca o sistema nervoso central no cérebro, caracterizada pela formação de lesões extensas devido à infecção pelo papovavírus.

As complicações dos perigos do HIV / AIDS podem causar cegueira, transtornos mentais e paralisia.

7. Septicemia por Salmonella

Salmonella é uma infecção que pode ser adquirida através da ingestão de alimentos contaminados com a bactéria Salmonella typhi (Salmonella tp). A infecção por salmonela pode causar sintomas como náuseas, vômitos e diarreia.

Em pessoas com HIV e AIDS, o perigo dessa infecção pode evoluir para uma forma mais grave chamada septicemia por salmonela.

A septicemia é uma condição na qual uma pessoa sofre envenenamento do sangue devido a grandes quantidades de bactérias que entram na corrente sanguínea. Quando é muito grave, a bactéria Salmonella no sangue pode infectar todo o corpo de uma só vez.

O choque da septicemia por salmonela pode ser fatal.

8. Toxoplasmose

A toxoplasmose é uma complicação do HIV / AIDS causada por um parasita chamado Toxoplasma gondii.

A toxoplasmose é perigosa para pessoas com HIV e AIDS porque é muito fácil de se desenvolver em um corpo com um sistema imunológico fraco.

O parasita pode infectar não apenas os olhos e os pulmões de pessoas com HIV, mas também pode ser perigoso para o coração, o fígado e o cérebro.

As complicações do HIV e da AIDS na forma de infecção por Toxoplasma que ataca o olho causam manchas branco-amareladas ou cinza claro no corpo claro do olho (humor vítreo) que interfere na visão.

Quando a infecção pelo parasita do toxoplasma atinge o cérebro, a toxoplasmose pode causar convulsões.

Além de dejetos animais, esse parasita do toxoplasma também pode vir do consumo de carne vermelha e porco malpassado.

O perigo do HIV e AIDS na forma de câncer

Não apenas infecção. Cada pessoa com HIV e AIDS (PVHA) também deve estar ciente dos perigos do câncer que se escondem em sua saúde.

De acordo com um estudo de 2016 da revista PLOS ONE, as pessoas com HIV são particularmente suscetíveis a desenvolver câncer porque baixos níveis de células CD4 podem reduzir a capacidade do corpo de lutar contra a formação de células cancerosas em primeiro lugar.

Aqui estão alguns tipos de câncer que são complicações do HIV e da AIDS.

1. Sarcoma de Kaposi

O sarcoma de Kaposi é um tipo de câncer que se desenvolve a partir dos tecidos ao redor dos vasos sanguíneos, vasos linfáticos, tecidos sob a pele, tecidos ao longo da boca, nariz e garganta ou em outros órgãos do corpo.

O sarcoma de Kaposi é geralmente usado pelos médicos como um marcador de que o seu HIV entrou no estágio três.

2. Linfoma

Pessoas com HIV e AIDS correm o risco de desenvolver câncer de linfoma.

O linfoma é uma forma de câncer do sangue que afeta os gânglios linfáticos. O perigo desse câncer pode afetar qualquer parte do corpo das pessoas com HIV / AIDS que possua nódulos linfáticos, como na medula óssea, amígdalas e também no trato digestivo.

Como o sarcoma de Kaposi, os médicos podem usar o desenvolvimento do linfoma como uma forma de diagnosticar o estágio 3 do HIV.

3. Câncer cervical

O câncer cervical é uma complicação do HIV / AIDS que geralmente começa com uma infecção crônica oportunista por HPV. O câncer cervical ocorre e se desenvolve no colo do útero.

4. Câncer anal

De acordo com um estudo de 2012 da revista Clinical Infectious Disease, o câncer anal é uma das complicações do HIV e da AIDS, cujo risco de doença tende a ser maior em homens com HIV e AIDS que fazem sexo com homens (gays).

Complicações e perigos do HIV / AIDS nos olhos

Sete em cada 10 pessoas infectadas com HIV / AIDS (PVHA) terão complicações do HIV em seus olhos. Isso significa que quase 80 por cento das pessoas com HIV / AIDS experimentam um perigo que prejudica sua visão. Os distúrbios visuais devido ao HIV / AIDS podem variar de leves, como visão turva, até aqueles que levam à cegueira, como hemorragias retinais.

No início, as complicações do HIV no olho podem não apresentar sintomas significativos. No entanto, quando a infecção por HIV atinge um estágio avançado, os sintomas podem incluir:

  • Visão turva ou visão dupla. Você também começa a não conseguir distinguir as cores com clareza.
  • Pontos visíveis em seu campo de visão
  • Olhos lacrimejantes ou vermelhos
  • Seus olhos são mais sensíveis à luz
  • Olhos doendo, doloridos

É por isso que, se você for positivo para HIV / AIDS, é importante examinar seus olhos regularmente para evitar esse perigo.

Além das infecções por hemorragia retiniana, as seguintes complicações do HIV podem atacar os olhos se você não receber tratamento imediatamente.

1. Sarcoma de Kaposi

O sarcoma de Kaposi (KS) é um tumor cutâneo vermelho-arroxeado que cresce na parte interna e ao redor das pálpebras. O perigo do HIV AIDS, que causa esse tumor, é caracterizado pela inflamação, mas não causa dor. Esta complicação do HIV é causada pela infecção pelo vírus herpes 8 (HHV8).

Com o advento dos medicamentos para o HIV, como os antirretrovirais (ART), o risco de sarcoma de Kaposi em pessoas que vivem com o HIV diminuiu significativamente. No entanto, o sarcoma de Kaposi será mais perigoso em pessoas com HIV e AIDS com contagens baixas de células CD4, especialmente se a terapia não for continuada.

2. Retinite

A retinite é uma inflamação grave da retina, frequentemente causada por citomegalovírus (retinite por CMV). O perigo desta infecção ocular pode atacar 20-30 por cento das pessoas com HIV e AIDS que têm contagens de células T muito baixas.

Essa infecção se desenvolve rapidamente, em apenas algumas semanas. A retinite também pode ser causada pelo vírus que causa a sífilis (retinite por sífilis).

Sem intervenção médica, a infecção pode se espalhar e causar hemorragias retinais que podem levar à cegueira permanente. A retinite pode infectar um lado do olho ou ambos.

O perigo do HIV AIDS na forma de retinite não pode ser curado, mas o tratamento com o antiviral valganciclovir é considerado eficaz para retardar a progressão do citomegalovírus.

3. Olho de herpes (ceratite por herpes simplex)

O herpes ocular é causado pelo vírus HSV-1 que ataca as pálpebras, córnea, retina e conjuntiva (a camada fina que protege a parte branca do olho). O tipo de herpes ocular que costuma representar perigo para o HIV / AIDS é a ceratite epitelial. Nesta cepa, o vírus é ativo na camada epitelial mais fina da córnea.

O vírus herpes simplex pode afetar a camada mais profunda da córnea, conhecida como estroma. O perigo do HIV AIDS, como o herpes ocular, é chamado de ceratite estromal. Este tipo de herpes ocular é mais grave do que a ceratite epitelial porque pode causar lesões graves na córnea e até causar cegueira.

Os perigos do HIV AIDS, como o herpes ocular, não são transmitidos por meio de atividades sexuais de risco. Esta infecção é mais suscetível de se espalhar pelo contato direto com a pele ou saliva infectada com HSV-1.

4. Ceratite

Além de ser causada pela infecção pelo vírus do herpes, a ceratite (inflamação da córnea) também pode ser causada pelo vírus da varicela zoster (VZV) e por fungos candidíase que frequentemente se tornam infecções oportunistas. Mesmo assim, o perigo do HIV / AIDS também pode ser causado por outros parasitas.

Os sintomas de ceratite incluem olhos vermelhos doloridos, coceira, visão turva e sensibilidade à luz. A ceratite pode infectar apenas um ou dois olhos por vez. As complicações dos perigos do HIV AIDS podem levar à cegueira.

O tratamento da ceratite dependerá da infecção subjacente. A ceratite causada por vírus pode ser prescrita com aciclovir, enquanto as infecções por candidíase podem ser tratadas com medicamentos antifúngicos.

5. Iridociclite

A iridociclite é a inflamação da íris, que pode estar associada a vários parasitas oportunistas que causam infecções. Exemplos são citolomegavírus (CMV), vírus herpes simplex (HSV), toxoplasmose, sífilis, tuberculose e vírus varicela zoster (VZV).

O perigo mais sério de iridociclite tende a ser encontrado em pessoas com HIV / AIDS que apresentam contagens de células CD4 muito baixas.

A iridociclite também pode ser um efeito colateral de medicamentos como a rifabutina (usada no tratamento da tuberculose) e o cidofovir (usado para tratar casos graves de CMV).

Esta infecção pode ocorrer em um ou ambos os olhos, com sintomas que podem incluir olhos vermelhos, sensibilidade excessiva à luz (fotofobia) e pupilas estreitas.

Tal como acontece com outras infecções oculares, a iridociclite pode melhorar gradualmente com a terapia anti-retroviral associada ao tratamento da infecção subjacente.

Outras complicações possíveis do HIV e AIDS

AUXILIA (Síndrome da Imuno-deficiência Adquirida) é um conjunto de doenças crônicas que aparecem quando o estágio da infecção pelo HIV é muito grave. Normalmente, essa condição é caracterizada pelo aparecimento de outras doenças crônicas, como câncer e várias infecções.

Nesta fase, uma pessoa com AIDS pode ter:

1. Síndrome de desgaste

A síndrome de emaciação é um conjunto de sintomas que tornam difícil para as pessoas com HIV ganhar peso devido à perda de peso, diarreia severa e fraqueza crônica.

Atualmente, as complicações da síndrome de wasting não são mais um flagelo de perigo para as pessoas com HIV porque os regimes de tratamento do HIV mostraram reduzir o número de casos. No entanto, essa complicação ainda afeta muitas pessoas que têm AIDS.

2. Problemas neurológicos

A AIDS pode causar perigo na forma de distúrbios neurológicos, embora não infecte as células nervosas. As complicações da AIDS que afetam os nervos podem tornar as pessoas facilmente confusas, esquecidas, deprimidas, inquietas e com dificuldade para andar.

Uma das complicações neurológicas mais comuns do HIV / AIDS é a demência, que causa mudanças de comportamento e diminuição da função mental.

3. Doença renal

Nefropatia associada ao HIV (HIVAN) é a inflamação dos minúsculos filtros dos rins. Este filtro serve para remover o excesso de fluido e resíduos da corrente sanguínea e passá-los para a urina. O risco de complicações e perigos do HIVAN é maior em pessoas negras que vivem com HIV e AIDS.