Se você prestar atenção e perceber, o formato do nariz de todos ao seu redor deve ter características especiais, que obviamente diferem umas das outras. Alguns têm nariz grande, nariz mais afiado, ligeiramente saliente para cima, ou pugs. Acontece que a variação do formato do nariz pode determinar o estado de saúde do corpo humano. Confira a explicação da relação entre o formato do nariz e a saúde corporal na análise a seguir.
A função do nariz além de beijar
O nariz humano não é apenas uma protuberância de carne e cartilagem na parte frontal do rosto. Além de fazer parte do sistema respiratório por onde o ar entra e sai, o nariz também desempenha um papel em outras funções corporais importantes, como os sentidos do paladar e da audição.
Sem seu nariz, seu corpo não será capaz de saborear os alimentos adequadamente. O que sentimos na língua é, na verdade, uma combinação da cooperação de vários sentidos humanos. Um deles é o sentido do olfato.
Quando você come algo, seu nariz sente o cheiro da comida e envia informações à sua boca. Este processo é chamado referências cheiro. É por isso que, quando você está resfriado ou resfriado, o olfato também afeta as papilas gustativas, tornando o sabor dos alimentos insípido.
Acredite ou não, o nariz também tem uma função na função auditiva. Na anatomia do nariz humano, há uma nasofaringe nasal ladeada pela tuba auditiva em ambos os lados. Este tubo conecta a nasofaringe do nariz ao ouvido médio.
A nasofaringe enche o ouvido médio de ar, equilibrando a pressão do ar no ouvido com o ar ao redor do corpo. Este processo é uma parte importante de uma boa audição.
A relação entre o formato do nariz e problemas de saúde
O tamanho e a forma do nariz humano podem variar, dependendo da genética e de possíveis lesões.
No entanto, também existem certos formatos de nariz que podem determinar seu estado de saúde. Aqui estão os diferentes tipos de nariz e quais condições de saúde podem estar subjacentes a eles:
1. Nariz arrebitado
O apelido de um nariz pequeno é ligeiramente rechonchudo com uma curva inclinada, e a ponta do nariz é ligeiramente alta, mostrando as narinas.
Porém, você sabia? Este formato de nariz também pode ser um sinal de três doenças genéticas raras, a saber: anemia de torcedor negro, aplasia pura de eritrócitos, e displasia otospondilomegaepifisária (OSMED).
Sofredor aplasia pura de eritrócitos tem uma medula óssea que é incapaz de produzir glóbulos vermelhos suficientes. Enquanto isso, OSMED é uma condição de crescimento ósseo anormal que causa perda auditiva, formato anormal do crânio e alterações nas características de outras características faciais.
2. Nariz de sela
Também conhecido como nariz em sela, é uma condição em que a estrutura do nariz se perde, enfraquecendo o septo nasal, fazendo com que o nariz como um todo afunde para dentro.
As anormalidades no nariz podem estar localizadas na ponte do nariz, na cartilagem ou na ponte do nariz. O septo nasal, a parede macia que reveste as duas narinas, pode ser danificado e empurrado para a esquerda ou direita, ou o nariz pode crescer para os lados.
Essa condição também é chamada de desvio do septo nasal ou desvio do septo. Esse desvio pode causar problemas respiratórios e desconforto porque uma ou ambas as câmaras nasais são menores do que deveriam ser, resultando em nariz entupido.
O nariz em sela pode ser causado por uma variedade de coisas, que incluem:
- história de septoplastia (cirurgia de nariz)
- cirurgia plástica de nariz falhada
- uso de drogas
- certas condições médicas (nanismo, sífilis hereditária, trauma nasal)
- distose cleidocraniana (uma doença genética que faz com que a ponte nasal dos pacientes seja baixa e curta)
3. Nariz de batata
também conhecido como nariz de goiaba, ou o termo médico rinofima. Rinofima é uma doença rara da pele em que o nariz é em forma de bulbo, grande, vermelho, espesso, oleoso e acidentado.
A causa exata dessa condição é desconhecida, embora tenha sido associada ao consumo excessivo de álcool. Vários estudos mostraram que a rinofima pode ocorrer tanto em alcoólatras como em não bebedores. Essa condição é mais comum em homens.
Rinofima também está associada à rosácea. A rosácea é uma inflamação da pele que causa vermelhidão na face, especialmente nas bochechas e nariz. Pequenos caroços vermelhos e cheios de pus também podem aparecer em seu rosto à medida que a doença progride.
Rinofima geralmente aparece nos estágios finais da rosácea e se desenvolve lentamente ao longo de vários anos. Um sinal comum de rinofima é a centralização da massa no meio até a ponta do nariz, o que causa desvio das características faciais na maioria dos casos.
4. Nariz grande
Nariz grande é comum em muitas pessoas ao redor do mundo. No entanto, se um nariz grande for seguido por mãos e pés que também aumentam de tamanho a ponto de anéis, joias ou sapatos não caberem mais, esse é um sintoma clássico de acromegalia.
A acromegalia também pode causar mudanças graduais no rosto, como mandíbula protuberante, língua e lábios espessados e aumento do espaço entre os dentes.
Além disso, a acromegalia também causa suor excessivo e odor corporal, deficiência visual e limitação dos movimentos articulares e dor.
A acromegalia é causada por um distúrbio hormonal na glândula pituitária que produz o hormônio do crescimento além dos limites normais. Quando isso acontece, seus ossos também aumentam de tamanho e, em seguida, ocorrem outras mudanças nas características físicas.
A acromegalia é geralmente encontrada em adultos. Em crianças, esse excesso de hormônio do crescimento é chamado de gigantismo, que faz com que cresçam grandes e anormalmente altos. A acromegalia se desenvolve lentamente, então os primeiros sintomas podem não aparecer por vários anos.
Relação entre formato do nariz, meio ambiente e saúde respiratória
Você pode estar se perguntando por que o nariz de cada pessoa tem um formato diferente. Por exemplo, europeus e americanos têm nariz afilado e grande, enquanto pessoas que vivem na Ásia e na África tendem a ter nariz largo e arrebitado.
Embora basicamente a forma do nariz de uma pessoa seja determinada geneticamente, também existem outros fatores que determinam, a saber, a capacidade dos humanos de se adaptarem às diferenças climáticas.
Você deve estar se perguntando qual é a relação entre as diferenças climáticas e o formato do nariz humano, afinal está relacionado à saúde.
Um estudo realizado por uma equipe de especialistas da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, conseguiu revelar o motivo pelo qual o formato do nariz humano é diferente em cada parte do mundo.
Pesquisa publicada em periódicos PLOS: Genética Isso explica que as pessoas que vivem na América ou na Europa têm narizes pontiagudos para que possam se adaptar ao ar muito frio e seco.
Com um nariz afilado e fino, o ar inalado não entra diretamente no sistema respiratório. O ar será retido no nariz por mais tempo para que a temperatura e a umidade possam ser ajustadas e aquecidas antes de ir para os pulmões.
Enquanto isso, os narizes asiáticos ou africanos tendem a ser mais curtos porque o ar não precisa ser segurado por muito tempo para aquecer.
A razão é que o ar nesses países é quente e úmido o suficiente para os pulmões. Devido à necessidade de sobreviver e se adaptar, o nariz humano em cada país tem um formato diferente.
Seja qual for o formato e o tamanho do seu nariz, certifique-se de cuidar bem dele. Um nariz saudável, limpo e bem cuidado o protegerá de vários outros problemas de saúde.