A metanfetamina, também conhecida como metanfetamina ou metanfetamina cristal, é um narcótico altamente viciante. É branco, inodoro, amargo e cristalino. Os resultados da pesquisa da BNN mostram que o shabu é a segunda droga mais consumida por pessoas na Indonésia.
Reportagens da Kompas, casos de uso de drogas e drogas ilegais na Indonésia em 2015 atingiram quase 6 milhões de pessoas. Além disso, segundo dados da Agência Nacional de Entorpecentes (BNN), estima-se que 50 pessoas morram todos os dias devido ao uso de drogas.
Entre os vários efeitos da metanfetamina no corpo, essa droga também pode causar problemas cardíacos, incluindo batimento cardíaco acelerado, batimento cardíaco irregular e aumento da pressão arterial. Se estiver em fase de overdose, a metanfetamina causará convulsões, aumento da temperatura corporal e morte. No entanto, os viciados em metanfetamina que de repente param de usar metanfetamina, seja porque não têm acesso à metanfetamina ou porque querem parar, geralmente também passarão por uma fase chamada sakau ou sakaw.
Leia também: 4 tipos de drogas mais populares na Indonésia e seus efeitos no corpo
Quais são os sintomas da dependência de drogas?
Sakau metanfetamina é um sintoma corporal que ocorre como resultado da interrupção repentina do uso de metanfetamina, ou como resultado de uma redução drástica na dose de metanfetamina de uma só vez. Os sintomas da dependência de drogas podem ser tão fortes quanto os de um viciado. Como outros tipos de drogas, os usuários de metanfetamina terão dois tipos de sintomas: emocionais e físicos.
Pessoas viciadas em metanfetamina geralmente experimentam os seguintes sintomas emocionais:
- O apetite está aumentando
- Depressão (geralmente resistente a medicamentos associados)
- Mudanças de humor (irritabilidade, comportamento perigoso)
- Dificuldade de concentração
- Desejo de metanfetamina
- paranóico
- Psicose (com tendência à esquizofrenia)
- alucinação
- Preocupar
- Nervoso
- Dormir muito tempo e, muitas vezes, muito profundamente é difícil de acordar, ciclo de sono perturbado
- Tendências suicidas
- Retirar (isolamento)
- Emoções planas e inatividade
- Insight insatisfatório e processo de avaliação insatisfatório
Embora os sintomas físicos que frequentemente ocorrem em pessoas que usam metanfetamina sejam:
- Pele pálida e enrugada
- Aparência física desorganizada
- Câmera lenta
- Fraco contato visual
- Falando muito bem
- Dor de cabeça
- Fadiga extrema
- Dores no corpo
Os sintomas da metanfetamina são geralmente moderados a graves e podem ser fatais se não forem tratados.
Geralmente, os sintomas da dependência de metanfetamina começam 1-2 dias após a última dose e duram até três meses. A duração do processo de retirada irá variar dependendo de quanto e da frequência com que eles usam a droga.
Pessoas que são viciadas em metanfetamina não conseguem se sentir felizes
Quando os viciados em metanfetamina param de usar, os níveis de dopamina e receptores de dopamina disponíveis no cérebro cairão dramaticamente. Isso significa que os viciados em metanfetamina que apresentam sintomas de abstinência ficarão presos em um estado de anedonia, também conhecido como a incapacidade de sentir prazer.
LEIA TAMBÉM: Quando você deve suspeitar que seus adolescentes estão usando drogas?
A anedonia fará com que o indivíduo viva como um zumbi. Coisas gerais que podem fazer uma pessoa se sentir feliz não terão nenhum impacto sobre os usuários de shabu que são viciados em metanfetamina e estão apenas em reabilitação. Além disso, pode levar pelo menos dois anos para ficar limpo até que a função da dopamina que foi danificada pela metanfetamina possa voltar a funcionar normalmente.
Essa condição de anedonia pode fazer com que ex-usuários de drogas shabu que ainda lutam contra a depressão tenham uma recaída. O conteúdo químico da metanfetamina causará o retorno de picos de dopamina no cérebro que podem ajudá-lo a se recuperar de uma vida como um morto-vivo.
Como lidar com shabu
Embora os sintomas possam desaparecer várias semanas após os últimos sintomas de abstinência, os pacientes podem ter sérias dificuldades para tentar lidar com os sintomas de psicose sem a ajuda de outras pessoas.
O vício e os sintomas da metanfetamina são classificados como muito difíceis de superar, especialmente por meio de terapia independente. A melhor maneira de obter uma recuperação completa é se apresentar a um hospital ou reabilitação para uma desintoxicação de metanfetamina, onde ele passará por um plano de tratamento abrangente.
A terapia de reabilitação será diferente dependendo de cada indivíduo. No entanto, se os sintomas de dependência de drogas forem considerados graves o suficiente, pode haver outras medidas de tratamento, como:
- Tratamento da psicose com medicamentos antipsicóticos
- Tratamento da depressão com duração superior a duas semanas com antidepressivos
- Tratamento de transtornos de ansiedade com sedativos não benzodiazepínicos
- Tratamento da mania com duração superior a duas semanas com medicamentos antimaníacos (lítio)
- Comprimidos para dormir por 1-2 semanas
- Controle total das tendências suicidas.
Todos os processos de reabilitação devem ser monitorados por um profissional médico.
LEIA TAMBÉM: Os tipos de drogas mais mortais do mundo